Escapadinhas Românticas de Verão: o Douro Vai Brilhar! Portugal Blog

Blog de Viagens-Europa

escapadinhas-de-verao-douro

Escapadinhas Românticas de Verão: o Douro vai Brilhar!

O Verão está a chegar e, com ele, as férias da maioria dos portugueses. De facto, o sol e o tempo quente são as caraterísticas que os portugueses mais têm vindo a valorizar quando decidem abstrair-se da stressante vida quotidiana para descansar.

E no mundo das viagens, as escapadinhas românticas são cada vez mais uma tendência. Não só conseguem desligar-nos e ajudar-nos a alhear das confusões do dia-a-dia, como servem para passarmos bons e inesquecíveis momentos a dois. E há destinos de sonho em Portugal que parecem ter sido criados propositadamente para estas ocasiões. Destinos à espera de serem descobertos. Destinos à espera de nos surpreender…

Assim, para aproveitar a companhia da cara metade num refúgio encantador e em conta, há um destino que vai estar muito em voga nas escolhas dos portugueses este Verão: o magnífico Vale do Douro.


Porquê o Douro?

O Douro está na moda. É um cliché mas é verdade. Turistas dos quatro cantos do mundo têm escolhido esta região do interior de Portugal para passar as suas férias, em qualquer altura do ano. São atraídos pela sua Natureza incrível, pelo seu famoso vinho, pela sua incontestável qualidade. Não é, por isso, surpreendente que cada vez mais portugueses sintam curiosidade de explorar a região que todos têm falado lá fora.

Dotado de uma exuberante beleza natural, talhado durante séculos pelo árduo trabalho do Homem, abençoado pelas suas doces vinhas, pelo famoso Rio e pelo seu incrível Vinho do Porto, o Vale do Douro consegue conquistar o coração do mais exigente viajante.

Passeie pelas suas aldeias ainda muito tradicionais, admire a sua paisagem de uma beleza gritante, procure em cada canto as suas vinhas e colinas que tendem vertiginosamente para o Rio Douro. Aí vai perceber porque tanto e tantos, por todo o mundo, não se esquecem deste vale perdido no interior rural de Portugal.


O que fazer no Douro?

Experiências… O Douro está repleto de experiências que vão despertar os seus quatro sentidos e que não pode perder nesta sua viagem romântica. Os cruzeiros que diariamente cruzam este rio são sempre recordações perfeitas. Pode escolher uma viagem num Barco Rabelo, uma viagem em veleiro ou optar por um dos barcos mais modernos. O destino? O que quiser. Qualquer viagem vai ser memorável e, o mais importante, é relaxar e apreciar.

Ir ao Douro significa, também, visitar pelo menos uma Quinta produtora de Vinhos. No Douro, qual paraíso de Baco, produz-se o Vinho do Porto, Vinhos do Douro e até Moscatel. Aproveite, assim, para conhecer um pouco mais da história do Douro e da produção dos vinhos da casa. Estas visitas terminam sempre com uma deliciosa prova de vinhos. E já que aqui está pode almoçar (ou jantar) na Quinta. Com uma incrível ementa, mais ou menos gourmet (dependendo da Quinta que escolher), vai conseguir provar o melhor da Gastronomia Duriense.

Também as viagens de comboio se apresentam como um bom programa romântico no Douro. Não nos podemos esquecer que a Região tem uma das linhas-de-ferro mais bonitas do país, sendo quase todo o percurso junto ao rio e passando por túneis cravados em grandes pedras e pontes icónicas. E no final do dia, é tempo de petiscar as delícias durienses, com uma degustação de produtos regionais que vai valer a pena.

E para quem prefere experiências mais alternativas, no Douro poderão fazer jet sky, um passeio de burro ou um jeep Tour que o levará a ver as maravilhosas Gravuras Rupestres de Foz Côa.


Quais os locais que não posso perder no Douro?

Poderíamos, sem qualquer receio de errar, responder: todos. No entanto, sabemos que numa escapadinha não é possível explorar o Douro por completo. Assim, apresentamos uma pequena lista daqueles sítios que consideramos imperdíveis numa escapadinha romântica pelo Douro.

A encantadora cidade da Régua merece, claro está, uma visita. Esta é considerada o verdadeiro coração do Douro, o motor de uma região inteira. Logo ao lado encontrará Lamego, onde sobressai o seu Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Erguido no cimo do monte, este Santuário oferece uma vista sublime sobre a cidade. A sua imponente escadaria tem 686 degraus, intercalados com patamares ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos.

Já os miradouros são uma autêntica ode à Natureza. É difícil escolher apenas um mas, se assim for, então aconselhamos o miradouro de Casal de Loivos. Situado no concelho de Alijó, daqui conseguir ver o Rio Douro a serpentear os montes do Pinhão, localidade dominante neste cenário idílico. Aliás, esta paisagem já foi até considerada uma das mais bonitas do mundo pelo canal de televisão britânico BBC. E mesmo ali à beira fica a aldeia de Favaios, que bem vale uma visita. Para além de paisagens únicas, marcas arqueológicas, casas brasonadas e com muitos monumentos ligados à Igreja é, também, o local onde é produzido o famoso Moscatel do Douro, um dos mais apreciados vinhos a nível mundial, muito doce e elegante.

Rume, ainda, até à vila do Pinhão que também deve constar do seu roteiro de viagem. Antigamente, esta localidade era um importante entreposto comercial, sendo tido um papel preponderante no transporte do Vinho do Porto até ao litoral. Nesta pequena povoação de gente calorosa destaca-se a imponente estação de caminhos de ferros, uma das mais bonitas do país.

E para algo um pouco mais radical e de contacto com a Natureza, a famosa cascata de Fisgas de Ermelo é uma boa opção. Situada em pleno Parque Natural do Alvão, esta é uma das maiores quedas de água em Portugal, sendo que o Rio Olo se precipita de uma altura de 200 metros, atravessando as rochas por entre fragas e penhascos. Ou siga para a Praia Fluvial de Porto de Rei e descanse. Este é um pequeno espaço muito calmo junto ao Rio Douro, localizado na freguesia de São João de Fontoura. Por aqui, poderá passar um dia radical ou simplesmente relaxar e dar um mergulho, até porque as boas temperaturas do Douro a isso o vão convidar.


Onde dormir no Douro?

Há cada vez mais opções de alojamento no Douro, que servem todos os gostos e (felizmente!) todas as carteiras. A opção mais comum são as Unidades Hoteleiras, sendo que estas podem ir dos Hotéis mais luxuosos e dedicados ao Enoturismo até aos mais económicos.

Outra preferência que tem cativado cada vez mais adeptos, principalmente turistas internacionais, é o alojamento na própria Quinta produtora de vinhos. Num estilo muito rural e acolhedor, muitas das Quintas espalhadas pelo Douro providenciam este serviço e, assim, poderá dormir rodeado da mais pura História e Tradição durienses.

Para além destas possibilidades, o Turismo Rural também será uma boa escolha. Inseridos em lugares estratégicos e em plena harmonia com Natureza, são o local ideal para um refúgio a dois, longe dos sítios normalmente mais turísticos.

Catarina Portela

Catarina Portela

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.