Sol e Praia: 3 Paraísos à Beira-mar Plantados. Portugal Tours

Blog de Viagens-Europa

ferias-3-paraisos-a-beira-mar

Sol e Praia: 3 Paraísos à Beira-Mar Plantados

Com uma costa invejável, Portugal está repleto de praias belas e de reconhecimento internacional. Por vezes, e ao contrário do que se possa pensar, o paraíso mora aqui bem perto. É só preciso arranjar tempo para descobrir os lugares idílicos perdidos pelo nosso país.

Nós encontrámos e explorámos três lugares portugueses, uns mais tradicionais que outros, que são considerados alguns dos mais maravilhosos do mundo. Frequentados por portugueses anónimos, turistas internacionais ou celebridades além-fronteiras que procuram calma e descontração, estas são as três zonas balneares mais luxuosas de Portugal.


Estoril

Outrora refúgio de exílio da realeza e da nobreza que fugia do republicanismo europeu, Estoril continua a aliar a sua reputação histórica à atração natural que tão encantadoramente possui. A costa do Estoril pertence a Cascais e, situando-se muito próxima de Lisboa, goza de uma situação geográfica bastante privilegiada. Aqui o sol brilha quase todo o ano e é um convite muito apelativo para quem gosta de golfe ou uma simples caminhada num cenário ainda tradicional e arrebatador. Terra de sublime gastronomia, povo hospitaleiro e simpático e clima aprazível, faz jus ao slogan aqui eternizado “um lugar, mil sensações”.

A estrada marginal que serpenteia pela costa permiti-nos admirar uma paisagem idílica de perfeita sintonia com o mar. Pessoas anónimas ou figuras ilustres rumam anualmente a estas praias que são, há muito, consideradas das melhores do país. De algumas conhecem-se as suas propriedades curativas, com elevadas concentrações de iodo. Outras são mais favoráveis à prática de Surf, onde até pode encontrar acérrimas competições de kitesurf ou windsurf. Há, ainda, praias com piscinas naturais e a zona balnear mais conhecida desta Costa: a praia do Tamariz, mesmo em frente ao famoso Casino do Estoril – o maior da Europa – e guardada por construções de luxo, palácios voluptuosos e requintados hotéis.


Setúbal

A apenas meia hora da capital portuguesa encontramos a bonita cidade de Setúbal. Renascendo a pouco e pouco, esta cidade abre-se cada vez mais aos turistas, que aqui encontram um autêntico refúgio paradisíaco. Região de gente fortemente ligada ao mar e à pesca, o colorido das centenas de embarcações ancoradas ao longo da zona ribeirinha destaca-se num cenário tradicional. Da arte da azulejaria à dança dos golfinhos, das igrejas Barrocas à Reserva Natural do Sado, da natureza pura e autóctone à cultura que se respira em cada canto, da maravilhosa gastronomia ao seu típico mercado, a cidade de setúbal surpreende.

E aliado a toda esta riqueza há mais um facto que nos ajuda a facilmente perceber como esta região se tornou um dos lugares prediletos de portugueses e estrangeiros: as suas praias, a grande maioria inseridas no encantador Parque Natural da Serra da Arrábida, que proporcionam momentos de puro prazer e equilíbrio entre o azul brilhante do mar e o verde intenso da serra.
São zonas balneares tranquilas, de mar sereno e águas transparentes, de areia branca e muito fina. Apesar de captarem cada vez mais turistas, são ainda consideradas praias silenciosas, algumas até de difícil acesso.

Todas conseguem apaixonar quem por aqui passa, mas foi a sua amável Praia de Galapinhos que foi considerada a melhor praia da Europa para o famoso site de viagens “European Best Destinations”. Outra opção é partir num ferry ou catamaran com destino à incrível Península de Tróia, uma maravilhosa faixa de areia entre o mar e o estuário do Sado. Esta península tem cerca de 17 km de cumprimento e, apesar de estar a mudar, ainda é uma zona resguardada das pressões turísticas.


Vilamoura

Rumando mais a Sul, encontramos aquela que é, talvez, a zona balnear mais luxuosa de Portugal. Vilamoura: o maior desenvolvimento turístico português e, provavelmente, de toda a Europa. De facto, e ao contrário de muitas estâncias do Algarve que tiveram origem em aldeias piscatórias, a sofisticada costa entre Faro e Lagos foi propositadamente construída segundo os parâmetros dos veraneantes mais exigentes, tornando-se numa sucessão de vivendas e hotéis.

Mas o que há de mais peculiar neste crescimento é que o mesmo não impediu a preservação da herança ambiental da zona. Todos os complexos e infraestruturas de alta qualidade construídas mantiveram um desenvolvimento harmonioso, sustentado e sustentável, sendo a principal imagem de marca de Vilamoura no início do novo milénio.

O ponto central de Vilamoura é a sua grande marina, repleta de barcos e iates luxuosos vindos de todo o mundo, rodeada por um passeio com lojas de marca, cafés, bares e restaurantes que exalam um ambiente chique e cosmopolita. Para além disso, os campos de golfe são, igualmente, uma atração, muitos deles com fairways que abrangem paisagens espetaculares de pinhais, lagos com aves migratórias e vistas sobre o mar do topo de falésias.

E como não podia deixar de ser, as suas praias de extenso areal dourado e fino e com sua indiscutível beleza natural repleta de altas dunas e azul brilhante do mar, proporcionam momentos deleitosos. Aqui o clima ameno é sentido quase todo o ano, o sol brilha intensamente quase todos os dias e as suas águas aquecidas pelas correntes do Mar Mediterrâneo surpreendem.

E se já está a planear as suas férias de Verão, saiba que as escapadinhas românticas são uma tendência crescente entre os portugueses. A praia é sempre uma boa solução quando o lema é “descontrair” e “aproveitar o sol”. Mas se este ano prefere um destino português diferente e “na moda” siga a nossa dica para uma escapadinha fantástica: o Douro vai brilhar!

Catarina Portela

Catarina Portela

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.