Blog de Viagens-África

As Melhores Dicas para um Inesquecível Safari em África

As Melhores Dicas para um Inesquecível Safari em África

Se sempre sonhou com um safari em África, porque não se aventura e tira este destino da sua bucket-list já este ano? Conheça as nossas dicas para um safari inesquecível, sugestões de alguns dos melhores parques a visitar, e alguns conselhos para que tenha a melhor experiência possível.

 

Escolher o destino

São vários os parques e destinos em África que pode escolher para um safari. Aqui tudo dependerá dos objetivos da viagem, dos animais que gostaria de observar, do tempo que tem disponível para o percurso e que tipo de parque gostaria de visitar. Algumas opções são:

 

Kruger Park, Joanesburgo

Este parque, que pode conhecer nesta viagem única, é uma das maiores reservas de África e conta com mais de 500 espécies de aves, 112 de répteis e 150 de mamíferos. Quem procura safaris neste parque vem sobretudo à procura de vislumbrar os famosos “Big Five”: Leões, Elefantes, Rinocerontes, Búfalos e Leopardos. Localizado na África do Sul, os arredores do parque oferecem também fácil acesso para outras atrações de interesse para quem o visita, e um Lodge onde poderá passar a noite - uma vantagem, uma vez que os safaris começam de manhã cedo.

Parque Nacional Maasai Mara, Quénia

Este parque nacional no Quénia, que pode conhecer neste roteiro, tem a maior população de leões de África e é sobretudo procurado com o objetivo de avistar a migração dos gnus. Neste parque, é possível fazer um safari e avistar os Big Five, e ainda desfrutar de todas as outras maravilhas naturais circundantes.

Parque Nacional de Chobe, Norte de Botswana

O Parque Nacional de Chobe, que poderá ficar a conhecer neste roteiro, tem a maior população de elefantes de África, e divide-se entre a parte ribeirinha e a área interior (savana). Assim, é recomendado fazer um safari de barco para explorar a primeira e um safari de jipe para a segunda. Este parque fica rodeado de uma natureza espetacular que pode aproveitar e visitar depois do safari.

Parque Nacional Manyara, Tanzânia

Neste parque situado na Tanzânia, que pode ficar a conhecer neste roteiro,  encontrará uma floresta tropical com fauna e flora exuberante e que é o lar de vários animais como babuínos, elefantes, aves, búfalos, zebras, girafas, gnus, entre outros. Este parque tem ainda um grande lago - de grande beleza - que atrai os animais que vêm à procura da água. Também nos arredores deste parque situa-se o Serengeti, onde é possível observar a migração dos gnus.

Definir um roteiro

É muito importante definir um roteiro, que dependerá dos seus objetivos de viagem. Caso apenas procure o safari e observação de animais, poderá procurar parques que ofereçam programas completos. Caso decida fazer o reconhecimento dos arredores e aproveitar a viagem para ficar a conhecer melhor a região, é importante ir com tudo definido de raiz.

 

Escolha da época do ano para a viagem

Dependendo da época do ano e da viagem que pretende realizar, é fundamental a escolha da altura do ano. Regra geral o Verão é muito quente para fazer o safari, mas terá talvez mais probabilidade de avistar animais. Dependendo do destino, é importante procurar saber qual a melhor altura do ano para o safari.

 

Planeamento e cuidados antes de viajar

Um safari em África é uma viagem que exige planeamento e alguns cuidados básicos. É recomendado fazer uma consulta do viajante e procurar saber quais as vacinações e medicação que deve levar consigo na viagem.

O que levar na mochila

Antes de sair para um safari é recomendado levar consigo repelente, escolher roupas de cores neutras (e facilmente confundíveis com a paisagem, para não espantar os animais), não colocar perfumes fortes e levar consigo a bolsinha de medicação de emergência indicada na consulta de viajante, bem como água e snacks leves.

 

Esperar o inesperado

É importante estar ciente de que um safari implica algum grau de incerteza acerca dos animais que vão ser avistados, do que vai exatamente acontecer ou de outros fatores externos. Assim, é importante não criar grandes expectativas e ser flexível caso algo não corra como esperado, ou caso seja necessário voltar antes de ter visto todos os animais que desejava.

 

Segurança acima de tudo

O mais importante é a segurança, e nesse sentido é bom fazer o safari com um guia experiente e seguir todas as indicações que ele der. Esteja atento a todas as regras de segurança e terá uma experiência segura e tranquila.

 

Contratar uma agência profissional

Se quer ir fazer um safari em África e ter uma experiência única, sem preocupações, com segurança e garantia de um bom serviço, pode ser boa ideia contratar uma agência com experiência em realizar estas viagens, e que vos pode oferecer um roteiro inesquecível com o safari e outras experiências culturais únicas. A EcoTravel é uma agência com experiência nestas viagens, e que oferece vários roteiros em diversos parques, com opções de safari muito completas.

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.