Blog de Viagens-Américas

5-cidades-imperdiveis-no-brasil

5 Cidades Históricas Imperdíveis no Brasil

Desde há 518 anos que os destinos de Portugal e do Brasil se encontram nos mais diversos aspetos, tanto a nível cultural, como sociológico. Mas o que realmente sabemos sobre a História e as belezas únicas que o nosso "país irmão" tem para oferecer a todos aqueles que o visitam?

Muitos podem pensar que o Brasil é, apenas, praias belíssimas e areia branca sem fim. Apesar de ser um paraíso para quem procura sol e mar, as Terras de Vera Cruz têm, também, muitas estórias para contar. Desde locais elevados a Património da Humanidade pela UNESCO, a pequenas cidades fundadas por portugueses ou bandeirantes, um roteiro pelo mais autêntico Brasil vai encanta-lo. E, na verdade, conhecer estes pequenos locais turisticamente menos popularizados, ajuda a descobrirmos grande parte da História colonial portuguesa.

Assim, fomos à procura de 5 lugares brasileiros inspiradores que não costumam constar nos roteiros da maioria dos portugueses. E todas estas cidades têm em comum a grande influência do nosso povo, tanto na sua fundação, como na arquitetura de estilo imperial.

 

São Salvador da Bahia

Comece a sua viagem pelo Brasil em São Salvador da Bahia. Sim, pode parecer estranho, mas esta cidade baiana é um excelente ponto de partida. Conhecida pela sua Gastronomia, arquitetura e música, consegue surpreender até o mais exigente viajante.

Entre um Acarajé e outro (iguaria típica, de origem africana, feita à base de feijão-fradinho), aproveite para visitar o centro histórico de Salvador, que remonta à época do Brasil colonial e é pontuado por edifícios de cores garridas. A baía de Todos-os-Santos, a segunda maior do mundo, também vale uma visita e e aconselhamos um belo passeio ao final de tarde, testemunhando um dos melhores pôr-do-sol do mundo. Por fim, não se esqueça de usufruir de um magnífico passeio de barco e rumar até à Ilha dos Frades. Aqui, para além e praias lindíssimas, admire ainda a Igreja Nossa Senhora do Loreto, plantada no topo do morro.

 

Belo Horizonte

Um pouco mais a sul do mapa encontramos o bonito estado de Minas Gerais e a sua capital, Belo Horizonte, também conhecida como "Cidade-Jardim". Só o seu nome inspira uma visita, não acha?

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, esta cidade foi fundada no século XVII e tem uma forte presença de emigrantes, sendo possível encontrar influências dos índios Maxakalí, Krenak, Aranã e Xacriabá. Belo Horizonte é um dos grandes famosos polos da música eletrónica a nível mundial e é a "casa" do célebre Museu da Pampulha de arte contemporânea, do estádio do Mineirão onde também se realizam espetáculos, e da Igreja de São Francisco de Assis, do conhecido arquiteto Oscar Niemeyer.

 

Ouro Preto

Ainda em Minas Gerais, pode aproveitar para passar pela encantadora cidade de poderá Ouro Preto. Tendo já sido palco de algumas famosas telenovelas brasileiras, este município foi fundado por bandeirantes (exploradores do interior brasileiro) e deve o seu nome à exploração do ouro. Aliás, especula-se que, deste local, tenham ido para Portugal cerca de 800 toneladas de ouro em pleno século XVIII.

Ouro Preto foi a primeira localidade brasileira a ser considerada Património Mundial pela Unesco. Num passeio por este magnífico lugar não pode perder a Igreja de São Francisco de Assis (da autoria do Mestre Ataíde, mais conhecida como “Aleijadinho”, o maior nome da pintura colonial brasileira), o Teatro Municipal de Ouro Preto (o mais antigo teatro em funcionamento na América latina) ou o Museu das Reduções (obra semelhante ao nosso “Portugal dos Pequeninos”).

 

Tiradentes

Vizinho da frenética Ouro Preto, onde a azáfama turística vinda dos quatro cantos do mundo não para, o quotidiano em Tirandentes é bem mais lento, sossegado, conseguindo que cada momento seja apreciado deleitosamente.  A charmosa cidade mineira é famosa pela sua História, Gastronomia, Artesanato, Cultura… e por permitir uns dias de descanso.

Aqui, tudo de desenrola no seu centro histórico e poderá visitar a Matriz de Santo António, a segunda igreja em ouro do país e com um órgão considerado um dos quinze mais importantes do mundo, passeie pelo Largo das Forras e testemunhe a pacata vida das ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos. Nesta terra, cada museu, igreja ou capela oferece uma história diferente, contada por guias ou locais que recebem os turistas de braços abertos.

 

São João del Rei

Continuando a falar sobre cidades históricas brasileiras que deverá visitar nas suas próximas férias pelo Brasil, São João del Rei é uma excelente dica. Esta é uma das maiores cidades setecentistas mineiras e um dos principais rios que passa por esta cidade tem um nome muito peculiar: Rio das Mortes.

Uma das figuras ilustres a nascer em São João Del Rei foi o presidente eleito, mas que morreu antes de tomar posse, Tancredo Neves, que tem um Memorial em seu nome e uma Fundação. Aqui também deverá visitar a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar (decorada com talha dourada, apresenta arte colonial brasileira) ou o Fortim dos Emboabas (que serviu de esconderijo para portugueses e brasileiros na guerra dos Emboabas).

E, claro, antes de acabar as suas férias no Brasil, não deixe de visitar a "Cidade Maravilhosa" do Rio de Janeiro. É verdade que o Carnaval já acabou, mas a magia do Rio de Janeiro existe durante todo o ano. Mergulhar nas ruas de Copacabana, passear pelo Calçadão, assistir a uma partida no Maracanã ou subir os 709 metros do Cristo Redentor que abraça todos aqueles que queiram viver o verdadeiro espírito carioca, são apenas algumas das atividades que o vão impressionar.

Se as cidades históricas do Brasil o inspiram, então participe no nosso roteiro Brasil: Cidades Históricas. Num percurso de 13 dias, com Guia e Grupo Português, e em regime de Tudo Incluído, viaje pela mais autêntica História do nosso “país irmão”. Faça as malas e parta à descoberta!

Filipa Godinho

Filipa Godinho

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.