Deixe-se Surpreender pela Gastronomia do Peru. Blog de Viagens

Blog de Viagens-Américas

gastronomia-do-peru

Deixe-se Surpreender pela Gastronomia do Peru!

O Peru, antiga "casa" do Império Inca, é um país com muitos segredos por revelar. As suas gentes, os seus monumentos, as suas cores e os sabores que fazem parte da sua Gastronomia são os principais atrativos para passar as suas próximas férias neste incrível país da América do Sul, que tem como monumentos mais conhecidos Machu Pichu e as ruínas de Sacschuamán.

Ao viajar pelo Peru, vai deparar-se com uma geografia muito distinta, com os Andes, a selva amazónica e o Oceano Pacífico a marcarem este território. As diferentes fotografias deste país, e as culturas que aqui se encontraram, influenciaram a Gastronomia peruana, que encanta até o mais treinado dos paladares.

O Peru é um dos mais apreciados destinos culinários a nível mundial e a sua Gastronomia está num dos seus melhores momentos: sempre a inovar e sem nunca esquecer as suas raízes, misturando cores e produtos alimentares próprios e muito saborosos (um dos principais é a batata, havendo mais de 2500 variedades). A Cozinha peruana baseia-se fortemente na antiga tradição das suas culturas ancestrais, revelando a harmónica mistura de civilizações que por aqui passaram. Assim surgiu a cozinha Novoandina, resultado do interesse dos gastrónomos em resgatar o passado e assumi-lo nos seus novos e requintado pratos, repletos de ingredientes locais.

Os principais ingredientes utilizados na Gastronomia peruana são: o peixe, os frutos do mar, a batata, o milho e as pimentas. A riqueza destes ingredientes permite múltiplas combinações, o que possibilita que os peruanos comam todos os dias do ano um prato diferente. Curioso, não?

O Peru e os seus conceituados “Chefs” são bastante reconhecidos a nível internacional e, ao visitar este país, não pode deixar de descobrir os seus inúmeros restaurantes que apresentam cozinhas das mais diferentes latitudes e preços para todos os bolsos. Lima e Arequipa, que se situa no sul do país, são as duas capitais gastronómicas mais prestigiadas, e o Maido e o Nanka, na capital, e o Zig Zag Restaurant são três restaurantes que não vai querer perder.

Na Gastronomia peruana, que é influenciada pelos sabores asiáticos, espanhóis e italianos, muitos são os pratos que merecem destaque. O conhecido ceviche, de inspiração asiática, pode muito bem ser o prato peruano mais conhecido, havendo cevicherias em várias capitais mundiais. Contudo, este não é o único prato peruano que promete encantar o seu palato.

O anticucho de coração (prato de inspiração africana), os talharines verdes ou vermelhos (de origem italiana), a causa (feita com papa amarilla), o lomo saltado (que não é nada mais do que carne bem temperada com arroz e batatas fritas), o Rocoto Relleno (uma entrada composta por pimentão recheado com carne, cebola, ovo e queijo), o Cuy (um dos pratos favoritos dos turistas) e o Ají de galinha (frango desfiado e com um molho feito de ají e servido com batatas fritas) são alguns dos pratos que vão surpreender até o mais exigente foodie.

E porque os nossos sentidos culinários também contam para a experiência, o Peru é um país que o vai, certamente, surpreender. Desde a Gastronomia, à sua Cultura e às suas gentes, não perca a oportunidade de conhecer um dos países mais misteriosos e complexos da América do Sul. Junte-se ao nosso Circuito Peru Mágico de 12 dias e embarque numa verdadeira viagem de sonho!

Filipa Godinho

Filipa Godinho

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.