Blog de Viagens-Ásia

As melhores dicas e curiosidades sobre o Ano Novo Chinês

À Descoberta do Ano Novo Chinês: Dicas e Curiosidades

O Ano Novo Chinês é uma celebração anual que festeja a passagem do ano, e cuja data é variável por se basear no calendário lunar. Esta grande festa de 15 dias, vivida intensamente na China, é um fruto de tradições milenares, culturais e religiosas, superstição e simbolismo. É por isso uma altura fascinante para ficar a conhecer melhor o país e viver uma experiência cultural única e inesquecível. Assim, se gostava de viajar para a China e viver o Ano Novo Chinês, descubra mais com as nossas dicas.

 

Datas da celebração do Ano Novo Chinês 2020

Este ano, a celebração do Ano Novo Chinês irá acontecer entre 25 de janeiro e 11 de fevereiro. A celebração dura vários dias e a sua concretização tem várias etapas, cada uma deve ser respeitada à risca. O Ano Novo Chinês é sobretudo um momento de renovação, sendo por isso uma grande festa, com decoração nas ruas, paradas, banquetes e festas familiares.

Signo Chinês 2020 e o significado

O animal do zodíaco Chinês do ano 2020 é o Rato e o elemento é o metal. De acordo com o horóscopo chinês, este será um ano de prosperidade nos negócios e grandes mudanças, bem como de conquistas profissionais.

Principais tradições do Ano Novo Chinês

O Ano Novo chinês é caracterizado por tradições e superstições, pois acredita-se que estas práticas trazem um ano novo melhor, com sorte, saúde, dinheiro e prosperidade.

Alguns dos costumes do povo chinês nesta altura particular do ano incluem arrumar e limpar a casa, cortar o cabelo, fechar contas e fazer oferendas e altares para os deuses da casa. É também altura de, no dia antes da passagem do ano, reunir a família no último jantar de um ciclo que se fecha para dar início a outro. Nas celebrações, lança-se fogo de artifício para espantar os espíritos maus e os principais desejos para o novo ano são escritos em papel de arroz e colocados à porta, com a restante decoração de ano novo, sempre vermelha - cor auspiciosa - e dourada - cor do ouro, que traz dinheiro.

Eventos a não perder

As celebrações do Ano Novo Chinês, também conhecidas como Festival da Primavera ou Semana Dourada, são muito variadas, mas há algumas que são icónicas e que não pode mesmo perder. A dança do leão, a dança do dragão e o festival das lanternas são eventos que ocorrem durante as celebrações do Ano Novo Chinês e que vai querer ver.

 

Melhores lugares para vivenciar o Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês é celebrado em todas as regiões da China, mas se quer vivenciar esta festa ao máximo e aproveitar para visitar pontos de interesse únicos, não perca:

Pequim

Pequim, por exemplo, é uma cidade onde se faz uma grande festa, nas ruas e em lugares emblemáticos, tais como a Ópera de Pequim.

Shangai

Shangai é outra das cidades emblemáticas para visitar aquando na China. Desde o festival das lanternas a uma celebração tipicamente budista num templo de monges, estes são momentos culturais que não vai querer perder, numa cidade repleta de património e tesouros por descobrir.

Hong Kong

Se quer visitar grandes centros urbanos, não pode perder Hong Kong, por exemplo. É conhecida por ser uma cidade altamente cosmopolita e uma das festas mais emblemáticas consiste num grande desfile que se faz com carros alegóricos e performances únicas.

Macau

Em Macau, que pode visitar dada a proximidade de Hong Kong, celebra-se com um grande espetáculo de fogo de artíficio e a famosa dança do dragão. Esta é uma cidade interessante pela diversidade cultural que apresenta, muito marcada pela presença dos portugueses.

 

Circuito cultural completo pela China

Se as celebrações do Ano Novo Chinês e a descoberta de uma nova cultura, de tradições únicas e festas de grande beleza e autenticidade, o inspiraram a marcar a sua próxima viagem pela China, saiba que pode fazer um roteiro cultural completo pela China. Todos os detalhes estão pensados para que possa desfrutar do que é mais importante e aproveitar ao máximo cada experiência.

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.