Gastronomia do Camboja e Vietname: Guia Essencial. Blog de Viagens

Blog de Viagens-Ásia

guia-gastronomia-camboja-e-vietname

Gastronomia do Camboja e Vietname: Guia Essencial

No Sudoeste Asiático, o Camboja e o Vietname são dois países que partilham muito mais do que a proximidade geográfica, uma história dramática e um povo simpático. A Cidade Imperial de Huế - fortaleza e antigo palácio situado na anterior capital do Vietname - e o templo budista de Angkor Wat - no Camboja - são dois dos monumentos a visitar numas férias por estes dois países.

O reino do Camboja é o 68° país mais populoso do mundo e faz fronteira com a Tailândia, Laos e com o Vietname. Este país, de maioria budista, foi "casa" do Império Khmer e divide a região Delta do Mekong com o Vietname, país com quem esteve em guerra durante longos e recentes anos. Mas estes tempos conturbados já pertencem ao passado e, hoje em dia, ambos os países vivem harmoniosamente, partilhando com orgulho uma História e Gastronomia que prometem encantar qualquer turista que viaje por estas terras da Indochina.

Foquemo-nos, por agora, nos segredos que deliciam o paladar dos mais rigorosos forasteiros.

A Gastronomia do Camboja, que ao contrário da dos seus vizinhos ainda é desconhecida, combina forte e magistralmente as características das culinárias tailandesas, vietnamita e chinesa. No entanto, também foi igualmente influenciada pela culinária francesa, já tanto o Camboja como o Vietname ficam localizados na região que anteriormente era conhecida como a Indochina Francesa. O prato resultante desta influência que mais se destaca é o Red Curry.

Mas o principal alimento do Camboja é o arroz e está, normalmente, presente em 3 refeições por dia. Costuma ser acompanhado por peixe, frutos do mar, carne, hortaliças ou frutas. A culinária cambojana utiliza, também, várias e deliciosas especiarias, como é o cravo da índia, a canela ou anis.

E por entre uma palete incrível de iguarias, o prato mais conhecido é o Kuvy Teav, uma sopa de massa de arroz feita com um caldo de carne de porco e vegetais, temperada com camarão seco. O Pra-Hok, que é uma pasta de peixe fermentada, e o Kape, uma pasta de camarão fermentada, são outros dos ingredientes utilizados na Gastronomia deste país. Para beber, pode optar por um Fruit Shake, que é um batido de fruta com gelo, leite condensado e açúcar, ou o iced coffee.

Já a Gastronomia vietnamita, que conta com mais de 500 pratos bem conhecidos, combina cinco elementos principal: picante (metal), azedo (madeira), amargo (fogo), salgado (água) e doce (terra). A culinária deste país mistura e brinca com os sabores e ingredientes, testando diferentes texturas para chegar a um prato rico para o mais exigente paladar.

A culinária deste país, conhecida por ser uma das mais saudáveis a nível mundial, é famosa pelo uso de ingredientes frescos, óleos e vegetais. Esta Gastronomia foi fortemente influenciada pelas presenças chinesa, no caso do arroz e massa, e francesa, uma vez já que também utilizam ingredientes tipicamente europeus, como é o tomate, os amendoins ou o café.

Os ingredientes mais utilizados na culinária vietnamita são o molho de peixe, a pasta de camarão, o molho de soja, sendo a comida do norte do Vietname tipicamente muito mais picante que a do sul.

Banh Mi (uma sandes recheada com porco, peixe, almôndegas, cenoura e ervas frescas), Bún Cha (massa de arroz com carne de vaca grelhada, pequenos crepes com carne de porco, amendoins, rebentos de feijão e hortelã) e Pho (noodles de arroz) são alguns dos pratos da culinária vietnamita que devem e podem ser provados no Quan Na Ngon, restaurante de Hanói (capital do Vietname) especializado em culinária local.

Nas suas próximas férias na Indochina, viaje pelo Camboja e pelo Vietname e, para além de ficar a conhecer dois países misteriosos e encantadores, deixe-se perder pelos deliciosos sabores gastronómicos destes países. 

Filipa Godinho

Filipa Godinho

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.