5 Curiosidades Sobre a Mesquita Azul de Istambul

Blog de Viagens-Europa

5 Curiosidades sobre a Mesquita Azul de Istambul

5 Curiosidades Sobre a Mesquita Azul de Istambul

A cidade de Istambul, local de união entre a Europa e a Ásia, é o lar de muitas maravilhas arquitetónicas que enriquecem o património cultural da Turquia. Uma dessas relíquias é a Mesquita Azul, a principal atração da cidade. 

Mais do que um tesouro arquitetónico, este monumento é um símbolo cultural de Istambul e um testemunho da fusão de diferentes tradições. Encomendada pelo Sultão Ahmed I, no início do século XVII, a mesquita demorou sete anos para ser concluída, numa área conhecida atualmente como Sultanahmet. 

Vamos conhecer alguns factos sobre a Mesquita Azul?

 

5 Curiosidades sobre a Mesquita Azul

 

  • Azul

O nome formal da Mesquita Azul é “Mesquita do Sultão Ahmed", em homenagem ao seu patrono. No entanto, é mais conhecida como a Mesquita Azul devido aos milhares (20 mil!) de azulejos Iznik azuis feitos à mão que adornam as suas paredes interiores. Estes azulejos dão à mesquita uma cor azul distinta e refletem a luz do sol de uma maneira única. 

 

  • 6 Minaretes

Os minaretes são as torres de uma mesquita, utilizadas para anunciar as chamadas de oração na religião muçulmana
A Mesquita Azul é a única em Istambul que possui seis minaretes (naquela época, o mais comum eram quatro). Na altura da sua inauguração, os muçulmanos não aprovaram, isto porque a Mesquita de Meca (a principal do islamismo), possuía seis minaretes também e, para eles, este diferencial simbolizava a sua importância.

Dita a lenda que tudo começou quando o sultão Ahmed pediu para que construíssem minaretes dourados (altın minareler, em turco) mas o arquiteto percebeu seis minaretes (altı minare) e no final o sultão teve de mandar construir um sétimo minarete na Mesquita de Meca. Tudo por uma letra!

 

Os 6 Minaretes da Mesquita AzulInterior da Mesquita Azul

 

  • Capela Imperial

A Mesquita Azul possui uma capela imperial com um espaço privado para oração localizado no canto sudeste da mesquita. Este espaço foi exclusivamente reservado para o sultão e a sua família, e foi decorado com mosaicos de ouro.

 

  • O Tapete de Orações mais Famoso do Mundo

A Mesquita Azul tem um dos tapetes de orações mais famosos do mundo. O tapete cobre a área central da mesquita e é feito de fina seda, com fios de ouro e prata.Reza a lenda que o tapete foi um presente de um sultão rico, e diz-se que atualmente vale milhões de dólares.

 

  • Fonte de Abluções

A Mesquita Azul tem uma fonte de abluções no seu pátio central, onde os muçulmanos realizam a purificação ritual antes de orar.
A fonte de abluções da mesquita, localizada no pátio, conta com mármore do período otomano e é adornada com 30 diferentes inscrições caligráficas. Esta fonte é um dos exemplos mais bonitos da arquitetura otomana no mundo.

 

Ficou com curiosidade em visitar esta magnífica mesquita? Não perca a oportunidade de a conhecer no nosso circuito de 10 dias pela Turquia

A Mesquita Azul serve como lugar de culto ativo, recebendo tanto a população local como os turistas. Atrai visitantes de todo o mundo, servindo como uma ponte de união entre apreciadores de arte, história e/ou espiritualidade. 

Se se considera um apaixonado por diferentes culturas e povos, saiba que pode contar connosco para o ajudar a explorar o nosso fantástico mundo! Até ao próximo destino!

 

 

Ana Lúcia Almeida

Ana Lúcia Almeida

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.