6 Lugares Notáveis para Visitar no Centro de Portugal | Portugal Tours

Blog de Viagens-Europa

6-lugares-centro-de-portugal

Os 6 Melhores Lugares para Visitar no Centro de Portugal

Entre gigantes montanhas, zonas costeiras de cortar a respiração e grandes lezírias repletas de História e tradição, o centro de Portugal pode muito bem ser considerada a região mais diversificada do nosso país.

Por isso mesmo, uma visita pelos seus mais belos lugares é obrigatória. Neste artigo, percorremos os 6 mais fantásticos lugares do centro do país, com a missão de inspirar a sua próxima viagem de sonho.


Guarda

Guarda é a cidade portuguesa de maior altitude de Portugal e uma das mais altas da Europa. Com temperaturas agrestes e beleza única e intocável, é lugar de visita obrigatória. Este distrito faz parte da província da Beira Alta e é limitado a norte pelo de Bragança, a sul pelo de Castelo Branco, a oeste pelos de Viseu e Coimbra e a leste pela Espanha.

Todo o território é muito montanhoso, formado por elevações de diversas altitudes. Na cidade encontram-se importantes edifícios, alguns dos quais de remota data, destacando-se a Sé – uma das mais sumptuosas catedrais portuguesas – onde se podem observar os estilos românico, gótico e manuelino. A Igreja da Misericórdia, muito ampla, com um imponente frontispício, cantarias interiores bem lavradas com esculturas e talhas primorosamente trabalhadas, também merece uma visita.

Esta bonita cidade é conhecida como a cidade dos 5 “F’s” – Forte (a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica), Farta (devido à riqueza do vale do Mondego), Fria (pela proximidade à Serra da Estrela), Fiel (porque o Alcaide-Mor Álvaro Gil Cabral recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85) e Formosa (pela sua beleza natural).
A boa situação geográfica do concelho e as boas acessibilidades fazem da Guarda um local de paragem e visita obrigatória.


Santarém

Santarém é a movimentada capital do Ribatejo e, sob o Tejo, tem um passado ilustre. Pertencendo à região de Lisboa e Vale do Tejo, este distrito é formado por vastas planícies verdejantes que se estendem pelo horizonte e são, muitas vezes, inundadas pelo Rio Tejo – daí a designação de “Lezíria”.

Sendo a capital do distrito, acolhe um conjunto de igrejas interessantes e o popular Jardim das Portas do Sol, rodeado pelas muralhas medievais da cidade, que oferecem vistas magníficas sobre as planícies e o Rio Tejo.

Apesar de ser chamada de "Capital do Gótico", Santarém é, hoje em dia, uma cidade com apenas um vislumbre de todo o património arquitetónico que já possuiu. Muito ligada às suas raízes e tradição, é, também, um importante centro tauromáquico, com uma moderna praça de touros.

Na pacata vila da Golegã realiza-se todos os anos, em novembro, a famosa feira equestre que atrai multidões de amantes dos cavalos. E no outono aqui decorre em o maior festival de gastronomia de Portugal, com muitas bancas que vendem comida das diferentes regiões do país.


Leiria

Cidade episcopal desde 1545, Leiria situa-se numa paisagem atraente e geograficamente perfeita. A cerca de 146 km de Lisboa e 72 km de Coimbra, a cidade de Leiria fica junto a um importante nó de estradas e autoestradas que facilita a distribuição e comunicação com o resto do país.

Esta terra gentil e belíssima é banhada pelos rios Lis e Lena e o seu castelo é o monumento mais notável. Protegido por grandes muralhas, guarda no interior o seu passado como fortaleza militar e palácio real.

Em Leiria, a Gastronomia é variada e com tradições reconhecidas. E na sua região, encontramos tesouros únicos como as Termas de Monte Real, de praias como a do Pedrógão, da Lagoa da Ervideira e da mata municipal de Marrazes. Daqui ficam, ainda, próximas as históricas cidades de Coimbra, Tomar, Torres Novas, Santarém, e alguns centros urbanos importantes.

Esta região vive, maioritariamente, do comércio, da agropecuária e da indústria, destacando-se o fabrico de objetos de cerâmica, plásticos, moldes e cimentos. A construção civil tem também um peso importante, assim como o Turismo. Mas como cidade costeira, tem igualmente um historial na arte da pesca.


Castelo Branco

Esta bela, antiga e movimentada cidade, dominada pelos vestígios de um castelo dos Templários, é a mais importante da Beira Baixa. Localiza-se bem no interior de Portugal, a cerca de 50 km da fronteira com Espanha.

Uma das suas maiores atrações é o extraordinário Jardim Episcopal, ao lado do antigo palácio do bispo. Criado no século XVIII pelo bispo João de Mendonça, está organizado num padrão formal, mas a sua originalidade reside na sua profusão de estátuas.

Castelo Branco é famoso pelas suas colchas de seda bordadas, de que também há alguns exemplares no museu. São colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como “bordado de Castelo Branco”, de inspiração oriental. São conhecidas pelas suas cores vivas e pelos elementos que retrata, normalmente relacionados com a natureza e destacando-se o frequente uso de árvores e pássaros.

Esta cidade é um autêntico museu ao ar livre, repleto de magníficos vestígios do passado de Portugal e berço de algumas das mais antigas tradições que caracterizam o nosso país.


Viseu

Viseu é a cidade da pintura de Grão Vasco, dos solares e igrejas, da gastronomia de sabores e aromas ancestrais, do Vinho do Dão. Sendo uma das localidades mais antigas de Portugal, a sua origem remonta à época castreja.

Por toda a Região encontramos um valioso património e uma valiosa cultura marcada por igrejas, solares, catedrais, ruas, jardins, locais históricos, pelourinhos, casas rústicas e aldeias marcadas pelo domínio romano.

Por aqui, poderá visitar o centro histórico e descobrir toda a sua História. Poderá explorar o Adro da Sé, uma das mais belas praças de Portugal com quatro majestosas edificações: a Varanda dos Cónegos e Torre de Menagem, a Sé Catedral, o Museu Grão Vasco e a Igreja da Misericórdia.

A cidade de Viseu possuí, ainda, uma Gastronomia tradicional deliciosa e variada, conjugada com os sabores do vinho Dão que tem corrido mundo. A vasta gama de sopas, pratos tradicionais, variedade de pão e as sobremesas de receitas caseiras, são características que transformam Viseu numa cidade de excelência para os turistas.


Alcobaça

“Quem passa por Alcobaça não passa sem cá voltar”. O ditado é bem antigo, mas continua bem atual. Segundo dizem, esta cidade é perfeita para viver, passear, visitar, conhecer e sentir. Pertencendo ao distrito de Leiria, fica a cerca de 100 km de Lisboa, sendo um dos pontos de passagem obrigatória para os turistas que aterram na capital de Portugal, em busca do património mais inesquecível de Portugal.

Em Alcobaça destacam-se vários pontos de interesse, quer a nível cultural, arquitetónico ou natural. Um dos principais atrativos é, sem qualquer dúvida, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, construído em 1153 por ordem de D. Afonso Henriques, tendo já sido classificado como Património Mundial pela UNESCO, em 1989.

Existem, também, umas bonitas ruínas do castelo, que juntamente com o de Leiria, Pombal e Óbidos, constituía em tempos uma linha avançada de fortificações que protegiam as primeiras cidades árabes desta zona: Lisboa e Santarém.

Alcobaça destaca-se, igualmente, pela sua louça, cerâmica, lenços de chita, frutas, compotas, vinhos e ginja de Alcobaça. E a nível de património há muito por onde escolher: o Mosteiro de Alcobaça, o Museu Nacional do Vinho, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e os percursos pedonais aprazíveis.

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.