Aumento do Interesse em Destinos Algarvios | Portugal Tours

Blog de Viagens-Europa

aumento-interesse-destinos-algarvios

Aumento do Interesse em Destinos Algarvios

Segundo o prestigiado website de reservas Hoteis.com, em abril, as cidades algarvias estiveram em destaque, considerando a procura dos portugueses. Já todos sabemos que o Algarve tem sido dos principais destinos de eleição de estrangeiros para as suas férias de Verão, mas também agora os portugueses tendem a “viajar para fora cá dentro”, elegendo o sul do país como o destino da sua viagem.

Do Top 20 dos destinos europeus cuja procura mais cresceu, 13 são portugueses, entre eles seis cidades algarvias. Armação de Pêra, em 2º lugar, registou um aumento de 355% nas pesquisas e, em 6º lugar, surge Albufeira com 220% de aumento. Mais abaixo encontra-se Vilamoura com 205%, Tavira com 165%, Portimão com 130% e Quarteira com 110%.

Assim, e de forma a ajudá-lo a planificar melhor as suas férias no Algarve, destacamos algumas localidades que não poderão ficar de fora do seu roteiro algarvio de Verão.


Albufeira: a capital turística do Algarve

Localizada no centro do Algarve, Albufeira é sede de concelho e pertence ao Distrito Administrativo de Faro. Esta é uma encantadora cidade de pescadores, de casas brancas e com a sua praia abrigada.

Atualmente Albufeira é, sem margem de dúvida, um dos principais centros turísticos do país. Geograficamente, a região dispõe de uma costa de 30 km, distribuídos por 23 praias de areia fina e a água cristalina. A nível nacional, esta é uma das zonas de maior concentração de bandeiras azuis (símbolo europeu da qualidade das praias).

Paralelamente ao desenvolvimento do Turismo nesta região do país, foram criados outros serviços importantes e que contribuem para a captação de cada vez mais turistas: a restauração e os bares expandiram-se um pouco por todo o concelho e a sua animação noturna é, hoje em dia, das mais badaladas em todo o país.

E dentro da cidade, os melhores miradouros são os mirantes do Rossio e o Bem Parece. Existem, ainda, muitas grutas e túneis a explorar, como a Cerro do Malpique, o Lajem do Cónego, a Cova do Xorino, entre outros locais.


Portimão: tranquilidade, praia e belos areais

Situado no barlavento algarvio, Portimão distingue-se pela sua oferta turística, pelo seu pulsar e dinamismo e por uma diversidade de atividades que fazem com que o seu dia-a-dia seja vivido de forma intensa e marcado por um ritmo que se mantém ao longo do ano.
Apesar de contar com uma longa história como porto piscatório (os romanos já utilizavam a sua baía natural), atualmente Portimão é visto como um centro turístico, apresentando uma ampla oferta em hotéis, restaurantes e um comércio muito animado.

Tornou-se um destino de férias popular e de excelência muito por culpa da sua famosa e bela Praia da Rocha, uma série de belos areais dourados, pequenas baías e rochedos caprichosos.

Portimão é, também, ideal para aqueles que apreciam a pesca de peixes de grande porte ou outros desportos náuticos, como o jet ski, a vela, o windsurf ou o mergulho. No fundo, só boas razões para uma visita demorada a esta região!


Loulé: cidade desconhecida e atraente

Esta pacata e belíssima cidade é a sede do maior e mais populoso município algarvio, sendo o lugar onde podemos encontrar os locais mais cobiçados de Portugal, como Quarteira e Vilamoura, autênticos centros turísticos de veraneio.

Loulé é muito conhecida pelas festas que muito animam os turistas e locais, sendo o mais popular o célebre e pitoresco Carnaval. Aliás, o seu incomparável desfile carnavalesco é conhecido nacional e internacionalmente.

Possuindo orgulhosas origens mouras, encontram-se preciosos vestígios desta época em vários monumentos emblemáticos e construções espalhadas pela cidade. O seu coração fica, imediatamente, a sul da famosa Praça da República e inclui o agitado e peculiar mercado da cúpula cor-de-rosa.


Tavira: a quem ninguém fica indiferente

Pertencendo ao distrito de Faro, este município é limitado pelo município de Alcoutim a nordeste, por Castro Marim e parte ocidental de Vila Real de Santo António a leste, por Olhão a sudoeste, por São Brás de Alportel e Loulé a oeste, e pelo Oceano Atlântico a sul.
É uma cidade repleta de igrejas históricas e de belas mansões com varandas rendilhadas, erguendo-se ao longo das duas margens do rio Gilão, ligados por uma ponte de origem romana.

Tavira possui praias maravilhosas - como a praia da Ilha de Tavira - e incríveis espaços protegidos, oferecendo ainda fantásticos passeios pelo Parque Natural da Ria Formosa. Por estes lados, poderá usufruir da tranquilidade das suas paisagens, da majestosa sensação de pisar areia fina e dourada, banhando-se na água quente do seu mar. E a aliar a todas estas experiências, não deixe de experimentar a vasta gama de atividades desportivas, mais ou menos radicais, que aqui ganham o seu expoente máximo.

Para além de tudo isto, Tavira apresenta-se como o destino turístico ideal para se deliciar com a maravilhosa Gastronomia portuguesa, sendo os pratos de peixe a grande especialidade de todo o sul de Portugal.


Lagos: a antiga capital do Algarve

Situada numa das maiores baías do Algarve, Lagos é uma cidade atraente e movimentada. Com uma inacreditável quantidade de praias, bares, hotéis e restaurantes que dispõe, não é de admirar que seja das cidades mais escolhidas para as férias de turistas vindos dos quatro cantos do mundo.

Esta cidade, que em tempos já foi capital do Algarve, possui um centro composto por bonitas casas dos séculos XVIII e XIX. Terra de gente muito ligada ao mar, hoje em dia ainda continua a viver da pesca, ajudando a preservar um carácter muito próprio, alheio às demandas da rigorosa indústria turística.

A nova marina a leste da cidade constituiu o primeiro ancoradouro seguro, na costa sul do país, para as embarcações vindas do Atlântico. Por isso mesmo, um passeio por aqui torna-se obrigatório. Para além disso, os seus monumentos e a beleza das suas ruas, ladeadas de casas muito pitorescas, fazem as delícias de todos os transeuntes.

E as praias ao redor de Lagos são consideradas das mais belas do Algarve, como a internacionalmente aclamada Praia de Dona Ana.

Lagos tem, ainda, diversas atividades culturais, onde muitas tradições locais são celebradas. E a sua vida noturna é cada vez mais um forte ponto de referência em todo o país, com as suas festas mais populares a cada ano que passa.


Sagres: a beleza gritante do extremo sul de Portugal

A popularidade de Sagres contrasta com uma pacata vila pitoresca, com gente do mar, dedicada às artes da pesca. Situando-se na Vila do Bispo, está rodeada por praias fantásticas, e muitas vezes desertas.

Anualmente, muito turistas de todo o mundo procuram-nas, sobretudo, pelas suas características favoráveis à prática do surf, com águas límpidas e puras. Para além disso, o desporto náutico, a pesca desportiva e a botânica ganham, também, especial relevo nesta região. E aliado a este cenário idílico, a tranquilidade tão típica, as belas paisagens verdes e intocáveis e toda as infraestruturas turísticas fazem qualquer um sentir-se em pleno paraíso.

Outro aspeto incontornável de Sagres é, indubitavelmente, a sua imponente Fortaleza, mandada construir pelo Infante Dom Henrique. Datando do século XV, a grandeza deste monumento histórico permite-nos observar uma gigantesca rosa-dos-ventos no seu interior.

A proximidade ao Cabo de São Vicente recorda-nos, igualmente, que estamos bem no extremo do sul de Portugal, onde as águas são mais ríspidas, cortantes e frias.

Sagres está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, permitindo ao visitante encontrar uma povoação pouco descaracterizada pelo turismo abundante da restante região do Algarve.

E por entre as suas ruas e ruelas de um branco ofuscante, encontramos comércio tradicional, onde não podemos deixar de degustar os bons petiscos que a gastronomia local nos oferece.


Silves: desconhecido refúgio em frente ao mar

Silves é a região mais a sul de Portugal Continental, sendo uma cidade algarvia com um ambiente amavelmente agradável. Esta é uma das mais antigas localidades do Algarve, do qual já chegou a ser orgulhosa capital.

Devido ao seu clima ameno durante todo o ano, Silves é uma das melhores regiões turísticas de toda a Europa, apesar de ser (ainda) desconhecida, até para a maioria dos portugueses.

Sendo atravessada pelo elegante Rio Arade, este sofre o efeito da maré, fazendo com que o nível da água suba e desça diariamente, criando, a certas horas do dia, um espelho de água incrível em frente à cidade.

O seu concelho estende-se desde a serra até ao mar e é possível apreciar um contraste enorme na paisagem, se o atravessarmos por completo.

Silves é o segundo maior concelho do Algarve e um dos mais importantes cartões de visita da região sul de Portugal, não só pela sua história, mas, também, pela cultura das suas gentes e apetências sociais e económicas, das quais não fica de fora a promissora indústria do Turismo.

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.