5 Destinos Gastronómicos na Europa que vão ser Populares em 2018!

Blog de Viagens-Europa

destinos-gastronomicos-na-europa

5 destinos gastronómicos na Europa que vão ser um sucesso em 2018

Cada país tem os seus próprios cheiros e sabores. Por isso mesmo, explorar a Gastronomia local é sempre uma boa forma de descobrir a sua cultura. Aliás, estudos têm apontado que mais de metade dos turistas internacionais avaliam o seu próximo destino pelas propostas de comida e bebida que aí encontrarão.

E não é de estranhar que a comida seja uma das maiores atrações de uma viagem. Saborear o que de mais genuíno há em determinada Cozinha, é uma das experiências mais autênticas que se pode ter e uma excelente forma de se integrar (ainda que momentaneamente) na comunidade que se visita.

Assim, se quer um bom ponto de partida para se aventurar no famoso Turismo Gastronómico, descubra os cinco destinos europeus que vão ser um sucesso em 2018 pelas suas propostas gastronómicas!


Itália

Itália é um país com uma cultura riquíssima a nível artístico, natural e gastronómico. O posicionamento do país junto ao mar e a sua influência árabe, espanhola e de outros povos deram origem a tradições e pratos que colocam Itália no radar gastronómico mundial.

Desde a tradicional pasta fresca ou pizza, às maravilhosas sobremesas como o tiramisu ou o zabaione, estas são apenas algumas das iguarias que não vai querer perder. Além das trattorias onde poderá provar pratos típicos como lasanha, tortellini, risotos e pizzas, existem restaurantes que reinventam estes pratos italianos, dando-lhes novas texturas, sabores e ingredientes. Um exemplo é o Lazio, em Roma, ou o restaurante premiado Ostería Francescana, situado em Modena – uma verdadeira capital gastronómica mundialmente reconhecida pela produção de parmesão e vinagre balsâmico.

Outra das grandes tentações italianas é o gelatto. Em qualquer altura do ano, nas várias cidades italianas, existem excelentes gelatarias artesanais, que seguem receitas de família. Se estiver em Veneza não deixe de ir à tradicional Mela Verde, considerado por muitos o melhor gelado de Veneza.

E se gostar de experimentar novas técnicas na sua própria Cozinha, poderá ainda optar por descobrir como se cozinha um prato italiano com os locais. Em Bolonha, no Le Sfogline, poderá aprender a fazer pasta fresca com nonnas italianas, uma experiência diferente e única. Buon Appetitto!


Grécia

A Grécia é um país cuja gastronomia se baseia na dieta mediterrânea, privilegiando os ingredientes frescos e naturais, sendo por isso uma culinária rica e muito saudável. Entre a terra e o mar, os produtos gregos têm grande qualidade, com destaque para o peixe, o azeite, o mel e os lacticínios. Além da influência de vários países que povoaram o território grego durante séculos, as diversas ilhas têm uma cultura própria, o que se reflete na culinária de cada região.

Em Creta, prove as tradicionais mezedes, entradas acompanhadas de bebidas alcoólicas. Geralmente são feitas de massa salgada, com recheio de queijo e espinafres, fruta, ovos e azeitonas, acompanhando com o raki, uma bebida espirituosa feita de uva e anis.

Em Atenas, experimente a moussaka (um prato de forno feito com beringela, batatas, cordeiro e iogurte), salmonetes fritos e salada grega com queijo feta e azeitonas kalamata. Não deixe, ainda, de visitar um dos vários bares de iogurte existentes, onde poderá degustar o famoso iogurte grego com mel e frutos secos.

Alguns dos pratos mais emblemáticos da gastronomia grega são os dolmades (folha de videira recheada com carne picada), o tzatziki (iogurte aromatizado com ervas e alho) ou a souvlakia (bruschettas de cordeiro e especiarias).


França

Mundialmente reconhecida, a gastronomia francesa continua a ser uma das mais reconhecidas da Europa, procurada por chefes de todo o mundo.

Para além dos reconhecidos queijos, vinhos, pão e pastelaria, a culinária francesa sempre se destacou pela forma requintada e criativa de como os alimentos são preparados.

Alguns dos pratos tipicamente franceses são o Coq au vin (frango cozinhado em vinho e cogumelos), o Croque Monsieur (uma tosta com queijo derretido), a Quiche Lorraine (uma quiche com queijo e fiambre), sobremesas como os Crepes Suzette (crepes com laranja e licor), bem como uma grande variedade de alta pastelaria.

Se estiver em Paris, não deixe de visitar uma das gloriosas brasseries, que o vão fazer viajar para a época dourada e ficar deslumbrado não só com os pratos sofisticados, mas sobretudo com os vários elementos de arte nova que quase fazem lembrar uma viagem no tempo.

Nas várias cidades e regiões francesas, poderá ainda apreciar os diversos mercados ao ar livre. Se estiver em Provence, não deixe de visitar estas feiras, onde poderá conhecer produtos locais e as famosas ervas aromáticas.

Lyon é considerada uma das capitais gastronómicas de França, conhecidos pelos bouchons: restaurantes que unem a cozinha popular à culinária burguesa. Ainda hoje pode descobrir estes espaços, desfrutando de uma cozinha autêntica e muito caseira.
E se for apreciador de vinhos, percorra uma das mais de 4000 quintas vinícolas de Bordéus, onde poderá conhecer mais sobre os vinhos franceses, provar este e outros produtos regionais e passear pelas vinhas da região.


Espanha

Em Espanha quando partilhamos uma refeição podemos também dizer que vamos “tapear”. A cultura das tapas – pequenas doses de petiscos diversos – é uma excelente forma de apreciar a gastronomia espanhola e conhecer melhor a sua variedade.
Iguarias como a paella, tortilha espanhola, presunto ibérico e pimentos padrón são reconhecidos em todo o mundo.

Barcelona é uma das capitais gastronómicas europeias. Chefs mundialmente conhecidos como Ferran Adriá tiveram aqui os seus restaurantes. A proximidade do mar faz com que a cidade catalã seja um local excelente para provar marisco e peixe de grande qualidade. Não deixe de visitar La Boquería, o mais antigo mercado da cidade, onde poderá provar vários produtos locais.

Há quem diga, ainda, que San Sebastían é a cidade preferida dos foodies do mundo inteiro: é que esta cidade tem o maior número de estrelas Michelin per capita do Mundo! Alguns dos melhores restaurantes, tais como o Mugaritz, situam-se nesta cidade basca. A qualidade dos produtos e a tradição gastronómica de San Sebastían têm feito vários chefes de renome fixar-se neste local.


Inglaterra

O Reino Unido é um país com uma gastronomia rica, marcada pela sua história e cultura, que se traduz na influência de outros povos. Para começar o dia com energia, prove um Full English Breakfast, constituído por chá preto, ovos, salsichas, bacon, cogumelos, tomate e os famosos Heinz beans (feijões cozidos em molho de tomate adocicado).

Ao final da tarde, visite uma das emblemáticas casas de chá do countryside inglês, e aprecie o famoso chá das cinco, pedindo um chá tipicamente inglês como o Earl Grey aromatizado e um scone com doce caseiro.

A capital londrina é um local onde vários chefs emblemáticos, como Gordon Ramsay ou Jamie Olivier, apresentam os seus restaurantes de comida gourmet e de grande requinte.

Nas variadas regiões de Inglaterra, vai encontrar diversos pubs ingleses tradicionais, onde poderá ainda provar cervejas regionais fabricadas artesanalmente, desde ales a bitters, bem como cidras artesanais variadas.

Alguns dos pratos ingleses mais emblemáticos são as jacket potatoes (batatas assadas no forno com variados recheios e queijo derretido), as empadas de carne e o bife de fiambre com ananás. As sobremesas são marcadas pelo uso de frutas doces, pudins ou tartes merengadas.

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.