10 Destinos Verdadeiramente Imperdíveis no Norte de Portugal

Blog de Viagens-Europa

destinos-imperdiveis-norte-portugal

10 destinos verdadeiramente imperdíveis no Norte de Portugal

O Norte de Portugal é uma região deslumbrante, senhora de paisagens de uma beleza incomparável e recheada dos mais impressionantes tesouros históricos. De facto, foi aqui que nasceu a nossa nação, no século XII, graças a D. Afonso Henrique e à heroica reconquista cristã que levou a cabo. Não será, pois, de estranhar que, entre uma frondosa vegetação, impressionantes relevos geográficos, uma afamada hospitalidade e apetitosa oferta gastronómica, se possa ainda entrar em contacto com inúmeros vestígios de um passado glorioso e com uma profunda riqueza cultural.

Tendo presente a ampla variedade de escolha, e no sentido de o ajudar a selecionar os destinos que melhor representam a alma e coração desta encantadora zona do país, decidimos elaborar uma pequena lista que irá fazer as delícias de qualquer viajante. Siga-nos e descubra 10 destinos absolutamente imperdíveis do Norte de Portugal.


Vale do Douro

Mundialmente famoso por ser o berço do delicioso Vinho do Porto e de vários outros vinhos de inquestionável qualidade, o Douro deslumbra ainda quem o visita pela sua esplendorosa beleza natural, extensa e pitoresca oferta cultural e vestígios históricos que remontam a épocas tão longínquas como o Paleolítico.

O seu Rio Douro é palco de incríveis passeios de barco (link para artigo sobre cruzeiros no Douro da Mafalda no outgoing) e a sua paisagem é tão impressionante que foi considerada Património Mundial da Humanidade. Absolutamente imperdível!

A Região do Douro, com a sua típica e deliciosa gastronomia e gentes acolhedoras, é um dos destinos europeus mais emergentes da última década, tendo vencido renomados prémios e menções honrosas por todo o mundo. Aproveite e desfrute de umas excelentes férias nos nossos lugares durienses favoritos (link para artigo “destinos favoritos no douro”).


Porto e Foz do Douro

Inquestionável capital do Norte de Portugal, a Cidade Invicta tem vindo a conquistar o seu espaço nos roteiros turísticos, sendo atualmente considerada como um dos mais apetecíveis destinos a nível mundial. O segredo do seu sucesso parece residir numa explosiva combinação de intensa beleza natural e arquitetónica, um invejável acervo histórico e cultural, uma fervilhante vida noturna, a muito elogiada hospitalidade nortenha e, por fim, uma alma simultaneamente cosmopolita e tradicional.

Mas como já tanto se falou do Porto, neste nosso Top 10 destacamos a Foz do Douro, conhecida por ser uma das zonas interclassista, uma das mais caras da cidade, situa-se na zona Ocidental portuense.

Este é um local privilegiado, onde o belíssimo Rio Douro encontra o oceano e possibilita bonitas paisagens, embelezada com o seu passeio marítimo, bonitas e cosmopolitas esplanadas, bares e jardins, sendo um local movimentado, tanto de dia, como de noite.
Num passeio pela imponente Foz do Douro poderá apreciar a beleza natural do encontro do rio com o imenso mar, bem como alguma riqueza patrimonial: a capela-farol de S. Miguel-o-Anjo, na Cantareira, o palácio e Igreja, no Forte de São João Baptista da Foz, e a Igreja Matriz.


Braga

A cidade de Braga é a mais antiga cidade de Portugal e faz parte da lista das cidades cristãs mais antigas do mundo. Com mais de dois séculos, a Roma de Portugal oferece a quem a visita um encantador centro histórico, que conjuga inúmeras igrejas e monumentos com palpitantes espaços comerciais, casas do século XVIII, museus e belos jardins.

Esta é uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a história e a religião possuem papéis importantes e vivem lado a lado com a indústria tecnológica e o desenvolvimento das necessidades humanas. No entanto, o seu apelo reside, também, em dois magníficos e imperdíveis santuários, considerados pequenos paraísos terrestres: o Bom Jesus do Monte e o Sameiro. Bela, charmosa e autêntica, Braga é um destino que não pode mesmo deixar de conhecer.


Guimarães

Trata-se do berço da nossa nação, do local onde nasceu o país. Por si só, esse facto já lhe assegura um lugar na nossa lista de locais imperdíveis no Norte de Portugal. No entanto, Guimarães é muito mais do que isso, com o seu apetecível centro histórico e sedutora oferta cultural, artística e gastronómica. Para além das suas ruas estreitas e espantosas, o seu castelo é obrigatório. Não só pelo orgulho português emanado pelas duas muralhas, como também se considera ser um dos mais belos castelos do nosso país (link para o artigo dos castelos de Portugal).

Não perca esta hipótese de ficar a conhecer melhor não só as raízes do povo português, mas também a sua alma atual.


Viana do Castelo

Considerada uma das mais belas cidades de Portugal, Viana do Castelo é famosa pelo seu encantador centro histórico, pelo imponente santuário de Santa Luzia e pelas muitas praias que encontra nos arredores. Aqui, turistas e locais podem desfrutar de uma qualidade de vida invejável, quer pela segurança existente, quer pela tranquilidade do dia-a-dia urbano.

Como típica cidade do Norte, Viana possuí um rico património natural, monumental, histórico e excelentes equipamentos culturais, desportivos e sociais. A presença do rio, do monte e do mar conferem à cidade dotes paisagísticos de excelência que encantam quem por lá passa.

Sendo, ainda, a capital do folclore português e do artesanato (com especial relevo para a louça e os bordados), a deslumbrante Princesa do Minho/Lima é, sem sombra de dúvida, um destino incontornável para quem visita o Norte de Portugal.


Valença do Minho

Numa posição dominante sobre o Rio Minho, Valença é uma atraente cidade de fronteira localizada bem no Norte do país, sendo este maravilhoso rio uma delimitação natural com a cidade espanhola de Tui. Esta pequena cidade tem origens muito remotas: as gravuras rupestres que se podem observar em determinados lugares de certas freguesias são prova irrefutável de uma ocupação longínqua no tempo.

O seu maior atrativo turístico é a imponente fortaleza, sendo considerada uma das principais fortificações europeias de âmbito militar, com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, localizada no topo de dois outeiros junto às margens do Rio Minho e à divisa com o nosso país vizinho. Erguida no início do século XIII, sempre se constituiu como uma importante defesa perante os ataques espanhóis.

Valença é, também, famosa por ser a porta de saída de Portugal para aqueles que fazem o caminho português em direção a Santiago de Compostela e a sua Gastronomia é divina: de entre os pratos mais típicos desta região está o cabrito-montês assado no forno e a sopa seca à sobremesa.


Vila Real

Vila Real é a capital da província de Trás-os-Montes e uma cidade com vários séculos de história, tendo ficada conhecida como “A Corte de Trás-os-Montes”. Esta é uma cidade onde se cruzam igrejas e conventos de várias épocas e estilos. Por aqui passou o famoso arquiteto Nicolau Nasoni, deixando a sua obra visível no solar que é um dos mais belos exemplos de arquitetura barroca em Portugal, a Casa de Mateus.

Depois de descobrir as potencialidades de uma cidade que é capital de uma das mais importantes províncias vinícolas do país, não é preciso muito para nos apercebermos da belíssima e genuína simplicidade da região. Localidade do interior, mas bastante cosmopolita e culturalmente rica, Vila Real é o destino perfeito para umas férias tranquilas e de perfeita harmonia com a Natureza.


Barcelos

Situada um pouco a norte do Porto, a cidade de Barcelos é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Braga. É conhecida pelas suas cerâmicas artesanais, especialmente pelo Galo de Barcelos – um colorido galo considerado um ícone nacional e muitas vezes usado como símbolo do país.

Barcelos é uma cidade rica em tradições, lendas e artesanato, sendo mesmo considerada a capital do artesanato em Portugal. Neste pequeno e muito bonito lugar existem onze monumentos nacionais, oito imóveis de interesse público e cinco monumentos em vias de classificação. Uma viagem, certamente, incrível!


Parque Nacional da Peneda Gerês

Aquele que é o único parque nacional do país, oferece também uma das mais espetaculares e inesquecíveis paisagens de Portugal. Prepare-se para uma animada visita entre as mais imponentes montanhas, pitorescos vales, sinuosos rios, cristalinas lagoas e um amplo espectro de vida animal. Ideal para os amantes da Natureza e para os mais aventureiros.


Ponte de Lima

Com um incomparável charme medieval, uma beleza natural verdadeiramente única e um reconhecido valor histórico e cultural, Ponte de Lima tinha mesmo de integrar a nossa listagem dos mais encantadores destinos do Norte de Portugal. Aliás, já a tínhamos considerado, até, um dos melhores locais para surpresas românticas (link para o artigo locais ideais para surpresas românticas) e, por isso, não podia ficar de fora desta imperiosa lista. A beleza, aqui, é tão pitoresca e natural que o perigo é só um: o de querer ficar para sempre nesta pequena vila absolutamente deliciosa!

Ponte de Lima, aquela que é considerada a mais autêntica e genuína região do nosso país, aquela que melhor preserva as suas tradições e que domina como nenhuma outra a arte de bem receber, termina, assim, a nossa rigorosa lista dos melhores locais para visitar no Norte de Portugal.

 

Ficou convencido? Então selecione um dos nossos pacotes turísticos ou coloque-se nas mãos da nossa equipa de experiente profissionais (link: about us) e prepare-se para dias de diversão que ficarão para sempre na sua memória. Boa escolha e boa viagem!

Catarina Portela

Catarina Portela

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.