Blog de Viagens-Europa

O Melhor Carnaval é na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira como local ideal para celebrar o Carnaval

Se quer aproveitar as férias de Carnaval para passar uns momentos divertidos e felizes, enquanto relaxa ao mesmo tempo, a Madeira é o destino ideal para umas férias de sonho: deixe-se deslumbrar pelas paisagens naturais desta ilha, com fauna e flora exóticas, o mar como pano de fundo e todos os eventos ricos em cores e animação que aqui acontecem.

 

As melhores tradições do Carnaval da Madeira

Descubra algumas das mais interessantes tradições do Carnaval da Madeira, que não vai querer perder:

O famoso cortejo alegórico do Carnaval na Madeira

O Cortejo Alegórico de Carnaval realiza-se sempre no sábado que antecede a terça feira de Carnaval. Este ano será no dia 22 de fevereiro e este é o evento mais emblemático das tradições de Carnaval na ilha.

Depois de treinar no resto do ano, são várias as apresentações de mais de mil participantes nesta festa: desde carros alegóricos, bailarinos e grupos de samba. As ruas do Funchal enchem-se de cor e de música para uma grande festa de Carnaval.

Carnaval Trapalhão

Na terça-feira de Carnaval, realiza-se um cortejo popular que ficou conhecido como o Carnaval Trapalhão. Esta é uma tradição que vem de um costume espontâneo das pessoas mascaradas pela ocasião irem desfilar pelas ruas. Hoje em dia, além dos vários habitantes e visitantes da ilha, é também momento de sátira política e social, já que a criatividade não tem limites e há quem aproveite o momento para caricaturar a realidade nacional.

Alguns pontos de interesse a não perder

Depois de aproveitar os festejos de Carnaval, não deixe de visitar alguns dos pontos mais bonitos da Madeira:

Melhores paisagens e miradouros

São vários os miradouros que não vai querer perder na ilha da madeira. O Pico dos Barcelos é conhecido por permitir uma vista panorâmica sobre a cidade do Funchal. Outros pontos a não perder incluem o Cabo Girão – o mais alto promontório da Europa –, de onde é possível testemunhar a beleza e a força da natureza.

Se quer observar uma belíssima queda de água, o Miradouro Véu da Noiva é outro ponto de beleza natural a não perder. 

E por fim, parta à descoberta de um dos mais bonitos miradouros da ilha, o Pico do Areeiro, que, situado a mais de 1800m de altitude, proporciona vistas incríveis sobre quase toda a extensão da ilha.

Passeio pelas levadas

Se gosta de passeios pedestres e estar perto da natureza, parta à descoberta das levadas, que são canais construídos nas montanhas de irrigação natural que levavam a água do norte ao sul da ilha. Estes percursos são ainda uma excelente oportunidade de conhecer de perto as suas paisagens mais incríveis, a sua vegetação exótica e alguns dos locais mais bonitos e inóspitos, acessíveis apenas a quem se põe a caminho.

Santana e as casas tradicionais

Um dos locais que tem mesmo de conhecer é Santana, onde ainda é possível observar as casas tradicionais da Madeira, construídas em telhados de colmo, com as suas cores vivas e configuração única. Também nesta localidade, poderá visitar o Parque Temático da Madeira, um local que merece uma visita, e onde vai encontrar gastronomia, artesanato, jardins e outras atrações tradicionais.

Jardim Botânico

Não deixe de conhecer o jardim botânico, onde vai ver e conhecer de perto algumas das espécies de fauna e flora da ilha – que incluem mais de 2500 plantas e várias espécies que, tendo vindo de vários continentes, existem na ilha em harmonia. Além de ser um passeio agradável, os jardins com arranjos florais são de grande beleza.

Livramento e descida de carros

Se gosta de emoções fortes, não pode deixar de aproveitar a viagem à Madeira para andar nos seus emblemáticos carros de cestos! São cerca de 2km de uma descida muito divertida e original.

Se ficou inspirado a partir à descoberta da Ilha da Madeira, recomendamos um circuito cultural único que inclui todos estes pontos e mais, combinando festividades de carnaval com um roteiro muito completo pela ilha. Marque já a sua próxima viagem!

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.