Blog de Viagens-Europa

10 Locais Património Mundial da UNESCO a Visitar na Europa

10 Locais Património Mundial da UNESCO a Visitar na Europa

Património natural, histórico, artístico…  São vários os locais que, segundo a classificação UNESCO, têm um valor inestimável para a humanidade. Fique a conhecer alguns destes lugares situados na Europa e inspire-se numa viagem que é também uma experiência cultural sem igual.

 

1. Bélgica - Bruges (centro histórico)

A cidade de Bruges, situada no noroeste da Bélgica, parece saída de um conto de fadas. É uma pequena cidade, rodeada de canais, com uma arquitetura única e com novos lugares por descobrir a cada esquina. O centro histórico de Bruges é considerado património mundial da UNESCO, pois é representativo da cultura, arquitetura e organização da vida durante o período medieval. Além de ser um importante testemunho deste período histórico, a cidade mantém a arquitetura em excelente estado de preservação tornando-se uma visita obrigatória e única pela beleza que encerra.

2. Croácia - Dubrovnik (cidade antiga)

Não é por acaso conhecida como a “pérola do Adriático”, Dubrovnik na Croácia é uma cidade única, repleta de lugares por descobrir, com uma arquitetura única e uma envolvência natural fascinante. A cidade antiga de Dubrovnik é considerada Património Mundial da UNESCO, pois todos os edifícios, a muralha, o mosteiro e os fortes refletem a arquitetura do estilo gótico e barroco e a importância da cidade enquanto porto comercial ao longo dos séculos.

3. Espanha - Sagrada Familia (Barcelona)

Se está à procura de um destino descontraído, com vista para o mar, programas culturais, arte e lugares originais por descobrir, Barcelona é a cidade que tem de visitar. Com cerca de 7 locais considerados património mundial da UNESCO, a Sagrada Família é um dos que não pode mesmo perder. Idealizada por Gaudi e a atração cultural mais visitada da cidade, é uma das suas obras mais ambiciosas… começou a ser construída há mais de 100 anos e ainda se encontra em construção!

4. Grécia - Acrópole (Atenas)

A cidade de Atenas é uma visita obrigatória se gostaria de descobrir mais sobre a grande civilização grega. Conhecida por muitos como a capital histórica da Europa, Atenas é um museu a céu aberto. Além da localização privilegiada que permite umas férias culturais aliadas a descanso a litoral, não deixe de visitar a acrópole de Atenas, Património Mundial da Humanidade e de valor universal. Imponente e de grande beleza, a acrópole espanta e deslumbra quem a visita.

5. Islândia - Parque Nacional de Thingvellir

A Islândia é um destino surpreendente na Europa. Nos arredores de Reykjavik, fica o parque nacional de Thingvellir, uma área protegida pela sua riqueza natural (desde lagos, espécies de fauna e flora únicas e paisagens rochosas incríveis). Este parque é ainda considerado património da humanidade pela UNESCO, pelo seu valor histórico. Nestes complexos rochosos aconteciam assembleias a céu aberto, cujos vestígios permanecem ainda no local. Um lugar único, de grande beleza natural e repleto de significado histórico.

6. Itália - Roma (centro histórico)

Um dos países do mundo com mais classificações de património da UNESCO é Itália. Este é o reflexo da grande potência que Itália foi durante muitos anos, deixando património histórico e cultural inigualável. O Centro histórico de Roma é um destes lugares, com vários monumentos, todos eles inseridos na classificação: desde o Panteão, o Coliseu, o Fórum Romano e as praças que são obras de arte a céu aberto, por si só!

7. Inglaterra - Palácio e Abadia de Westminster (Londres)

Rumo a Inglaterra, são vários os monumentos classificados como património Mundial. Londres é uma cidade repleta de atrações por descobrir (desde lugares históricos às mais conceituadas galerias de arte contemporânea). Incontornáveis são o Palácio e Abadia de Westminster, ícones por excelência da cidade, o Palácio é onde se encontra a House of Parliament e é um edifício de arquitetura gótica e estrutura intrincada (consta que tem mais de mil salas, cerca de 100 lances de escadas e mais de 5km de corredores!). A abadia de Westminster é outro dos ícones de Londres que merece uma visita, pela arquitetura, pela grandiosidade e pela história.

8. Escócia - Edimburgo (cidade velha e nova)

Edimburgo é uma cidade de contrastes: a junção entre a cidade histórica medieval, com as suas ruas apertadas, arquitetura medieval e monumentos e a cidade neo-clássica, toda planeada de acordo com os ideais urbanísticos vigentes na Europa durante o século XVIII. Aproveite para descobrir algumas das muitas atrações de Edimburgo, tais como o castelo, a Catedral St. Giles, entre outros.

O contraste entre a cidade velha e a cidade nova dão um carácter único à cidade e permitem ficar a conhecer mais sobre a história de Edimburgo e da própria Escócia.

9. Suíça - Berna (cidade antiga)

Situada à beira dos Alpes suíços, no topo de uma montanha, a cidade de Berna é um lugar mágico por descobrir. Considerada um dos melhores exemplos da arquitetura medieval de vários períodos, mas mantendo um traço urbanístico coerente e muito próprio. Esta cidade e o centro histórico parecem saídos de um conto de fadas. Visite a Catedral de São Vicente - uma das maiores do país.

10. França - Pont du Gard (aqueduto romano)

No Sul de França, além de belas paisagens naturais, poderá também visitar o aqueduto romano de Pont du Gard. Este destino é reconhecido com grande espanto, pois a estrutura do aqueduto é imponente e trata-se realmente de uma obra de arte pela grande maestria e técnica que envolveu a sua criação.

 

Se gosta de viagens culturais e de ficar a conhecer melhor lugares de património histórico, cultural e artístico, não deixe de se inspirar com as nossas sugestões de viagem e partir à descoberta de um destino novo. Para organizar uma viagem com objetivos específicos, poderá recorrer ao apoio da Ecotravel, e nós ajudaremos com um programa personalizado. 

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.