Blog de Viagens-Europa

lugares-mais-populares-instagram

Os 10 Lugares em Portugal mais Populares no Instagram em 2017

Em pleno século XXI, as redes sociais estão no centro da nossa vida. E quando falamos em viagem é fácil perceber porque o Instragram é a rede social de que todos falam. Centrada na fotografia e com filtros que transformam qualquer paisagem digna de cenário de um filme, é cada vez mais importante partilhar todos os locais por onde passamos, como se os quiséssemos tornar memoráveis no nosso coração e na mente dos nossos seguidores.

2017 foi um ano áureo para o Turismo em Portugal: muitos residentes optaram por viajar dentro do país e bateram-se recordes nos números de turistas estrangeiros. Todos eles munidos de máquina fotográfica, telemóvel e perfil no Instragram, prontos para uma partilha de Portugal para o mundo!

Assim, a Portugal Tours procurou os mais populares instragramers, reuniu as melhores fotografias e contabilizou o maior número de partilhas. A conclusão é fácil: Portugal é um dos países mais populares nesta rede social e um dos que mais likes totaliza. E, fazendo as contas, estes podem bem ser os destinos portugueses mais populares no Instragram em 2017:


Parque Nacional da Peneda-Gerês

Este imenso Parque Nacional escondido no Norte de Portugal é uma das maiores atrações naturais de Portugal, estendendo-se desde a Serra do Gerês, a sul, até à cordilheira da Penada e à fronteira espanhola.

Com um cenário selvagem e impressionante, os seus picos são varridos pelos ventos puros e vales de carvalhos, pinheiros e teixos. A sua rara e impressionante beleza paisagística surpreende até o mais exigente dos visitantes, e o seu valor ecológico e variedade de fauna e flora tornam este parque num dos lugares mais bem preservados em Portugal. Para além das matas, bosques e cascatas que se vão encontrando e embeleza (ainda mais) o percurso, as suas aldeias mantêm-se fiéis às raízes, prevalecendo típicas e com uma vida bastante bucólica e tradicional.

Aos imensos percursos terrestes que se podem fazer, alia-se as atividades (mais ou menos radicais que fazem deste destino um dos lugares favoritos de jovens, amantes da Natureza, aventureiros e exploradores.


Alfama

Sem surpresas, Alfama foi um dos lugares mais visitados em Portugal em 2017. Visitar Alfama é descobrir a arquitetura, os sons, as sensações mais típicas de uma Lisboa antiga. Mas, para além deste bairro bem tradicional impressionar os turistas, também consegue algumas das melhores fotografias que se podem tirar em Portugal.

Alfama é um bairro fascinante a qualquer altura do dia. Mas, também, quando cai a noite, as suas ruas encantam. Iluminadas, ganham ainda mais vida e, em cada canto, consegue-se ouvir as majestosas melodias do Fado. Impossível de transmitir esta atmosfera numa fotografia, ela consegue inspirar turistas e locais.

Este que é um dos bairros mais populares da nossa capital torna-se peculiar pelas suas ruas íngremes e imensas escadarias, por aqui, ainda é possível observar alguns vestígios das ocupações Romana e Árabe, duas das civilizações mais dominantes no passado de Lisboa.

Este é, definitivamente, um dos bairros mais caraterísticos de Lisboa e um dos lugares mais populares no Instagram.


Caminha

Situado em frente à Galiza, o concelho de Caminha ainda é desconhecido para muitos portugueses. Contudo, este ano começou a ser descoberto e a fazer as maravilhas dos turistas que pretendem sair dos trilhos mais turísticos e populares de Portugal e explorar lugares com menos multidões. Desta forma, em 2017, Caminha ganhou um lugar de destaque no Turismo em Portugal.

Aqui, a paisagem é diversificada e atrai todos os gostos: com vegetação exuberante nas margens dos rios Minho, Coura e Âncora, encostas verdejantes abrangendo várias freguesias e com vestígios históricos, não surpreende que tenha sido alvo de vários flashes ao longo do ano.

Já as suas magníficas praias, as suas paisagens de rara beleza, serras e rios que formam um verdadeiro “mosaico de paisagens”, não passaram despercebidas e tornaram-se um verdadeiro sucesso. Por aqui, deslumbrar-se-á com as paisagens naturais, os rios, as praias, a serra, o património, o artesanato, a cultura, a gastronomia e todas as típicas experiências que este concelho tem para oferecer.


Tomar

Tomar encanta e até já se tornou cenários de filmes. Permanecendo ainda desconhecida para a maioria dos portugueses, é lugar de passagem obrigatória para as milhares de excursões estrangeiras que percorrem o nosso país. Aqui, respira-se história, tradição e até a UNESCO elevou o seu Convento de Cristo a Património Mundial da Humanidade, facto que lhe confere uma posição turística muito favorável.

Esta cidade do distrito de Santarém é conhecida pelos seus fabulosos monumentos, dos quais se destaca o famoso Convento de Cristo e o Castelo de Tomar, fortemente ligados à época dos Cavaleiros Templários em Portugal, mas também pelas suas edificações históricas, relíquias arqueológicas e passeios pelos jardins ou ao longo do Rio Nabão.

Todos estes lugares e momentos são o pretexto prefeito para uma fotografia, assim como as suas feiras, romarias e eventos dos vinhos e gastronomia. Coloque uma das suas imagens da viagem a Tomar no Instagram e verá como fará sucesso!


Évora

A cidade de Évora é conhecida como a capital do Alto Alentejo e a Cidade-Museu de Portugal. Com uma atmosfera tradicional e bucólica, torna-se uma autêntica ode à vida bucólica do Alentejo e às experiências típicas de Portugal.

Visitar Évora é uma viagem pelas marcas de outros tempos: igrejas monumentais, praças históricas, casarios brancos, ruas medievais… Cidade com mais de dois milénios de história, o centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1986. E, nos arredores da cidade, a natureza abraça trigais e montes, albufeiras e riachos, paisagens solitárias de beleza sem igual.

Já as suas gentes hospitaleiras, o seu artesanato típico, a sua rica gastronomia, tradições, cheiros e sabores caraterizam tão bem esta bela região. Aqui encontrará um excecional património cultural, coexistindo, em harmonia, com os melhores padrões de qualidade de vida do país. Aqui, não hesite e posicione-se no melhor ângulo para a fotografia da sua vida!


Coimbra

A cidade de Coimbra possuí uma mística fascinante e muito própria. A eterna “Cidade dos Estudantes” continua a ser um dos destinos favoritos de turistas portugueses e estrangeiros, pela sua importância histórica e privilegiada posição geográfica, sendo considerada uma das cidades mais importantes do país.

Coimbra representa o berço do nascimento de alguns reis de Portugal, assim como o berço da primeira universidade de Portugal e uma das mais antigas da Europa, já eleita Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. E os seus monumentos, museus, igrejas, mosteiros e locais tão conhecidos como o Jardim Botânico, o Portugal dos Pequeninos e a Universidade de Coimbra, encantam miúdos e graúdos.

Esta cidade localizada no meio do nosso país tem, assim, atraído milhares de turistas dos quatro cantos do mundo e é uma das mais populares no Instragram.


Praça e Cais da Ribeira do Porto

Colorida, enigmática, de estilo celestial. Não admira que a famosa Ribeira do Porto seja um dos lugares de maior sucesso nesta rede social. Os turistas que por aqui andam são muitos, e ninguém resiste a conseguir o melhor ângulo para impressionar no Instagram.
Situada bem no centro histórico do Porto, a Praça da Ribeira, junto ao Cais com o mesmo nome, é uma das praças mais antigas da cidade (já era mencionada em cartas régias de 1389). As suas ruas estreitas e sinuosas, com vista para a maravilhosa cidade de Vila Nova de Gaia, as suas arcadas sombrias, casas típicas com fachadas coloridas de outros tempos, a sua arquitetura urbano-ribeirinha, rodeada de cafés e lojas, fazem desta área uma das principais zonas turísticas da cidade.

O Rio Douro, que calmo e cristalino passeia até ao mar, reflete a viva e colorida palete de cores das suas pequenas e típicas casas, e os barcos rabelos a decorar o cenário tornam esta paisagem ainda mais idílica. E a sua magnífica Ponte D. Luís enquadra como nenhum outro monumento qualquer fotografia. Tente encontrar um lugar, um ângulo que ainda ninguém tenha fotografia e junte-se aos milhões de utilizadores que, este ano, colocaram a Ribeira do Porto no Instragram.


Serra de Monchique

A Serra de Monchique é a serra mais alta do Algarve. Esta oferece aos turistas e seus visitantes um refúgio para os dias de maior calor desta região do sul de Portugal. Esta serra localiza-se na zona mais oeste do Algarve, num dos pontos mais proeminentes de Portugal.

Devido ao facto de a Serra estar relativamente próxima do mar, possui um clima subtropical ameno, com temperaturas que possibilitam a existência de uma flora rica e variada, onde o raríssimo carvalho-de-monchique e a bela adelfeira predominam. E graças à maior densidade do coberto vegetal, aqui ainda é possível observar diversas espécies de aves que são raras.

A Serra de Monchique é um local riquíssimo em ecossistemas naturais, que motiva a presença de turistas no interior da região algarvia. As fotografias de uma paisagem imensamente verde surpreendem e captam o olhar, com um horizonte belo e mágico, onde poderá apreciar alguns dos melhores pores-do-sol em existem em Portugal.


Nazaré

A Nazaré é uma típica vila de pescadores dos tempos modernos. Talvez por isso consiga captar tanto a atenção dos turistas que ficam admirados com a forte ligação que os portugueses ainda têm com o mar. Este lugar encantador é, então, um destino de eleição de veraneio – praia deslumbrante, o casario branco dos pescadores e os enormes penhascos sobre o mar são aspetos caraterísticos desta vila.

No sítio mais alto da vila – onde se pode chegar através de um belíssimo elevador – é possível apreciar o melhor miradouro da Nazaré, intrinsecamente ligado ao culto a Nossa Senhora da Nazaré. E se a sua tradição atrai, a sua deliciosa Gastronomia, os seus típicos barcos da faina e as suas paisagens com o Oceano Atlântico como pano de fundo, não são menos convidativos a uma visita.
E, nos últimos tempos, as suas ondas – tão fortemente desbravadas pelo famoso Garret McNamara e outros surfistas de renome – têm tido alvo de milhares de fotografias, tendo-se destacado como destino privilegiado para a prática do Surf.


Alvor

E da Nazaré passamos para outra vila piscatória muito conhecida e muito típica em Portugal. Localizada no concelho de Portimão, Alvor foi um dos destinos de eleição para o Instragram em 2017.

Conhecida pelas suas magníficas praias e pela sua bonita aldeia de pescadores, tem encantado todos os transeuntes que por lá passam, não resistindo, claro, a uma bela fotografia. E a Ria de Alvor, uma das áreas húmidas mais importantes do Sul do nosso país, é um santuário natural que merece todo o respeito e todos os nossos esforços de preservação. Esta área delicada de Portimão é usada por aves migratórias – a graça-real, a andorinha-do-mar, o falcão e a cegonha branca – como local de passagem e ponto de descanso e alimentação.

E apesar do crescimento turístico que se tem verificado, ainda é possível ver os pescadores trazer a sua pescaria diária para o antigo cais. Um lugar a não perder e, claro, que não se pode esquecer de fotografar e… partilhar!

 

Mas, para além destes 10 majestosos lugares que terão muito sucesso no seu Instragram, pode optar também por passear por alguns dos mais belos castelos de Portugal. Ficará a conhecer melhor a incrível História de Portugal, enquanto tirará, certamente, umas belíssimas fotografias.

Fátima Dias

Fátima Dias

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.