Portugal: Locais para Autênticas Surpresas Românticas. Portugal Blog

Blog de Viagens-Europa

lugares-para-surpresas-romanticas

Portugal: Lugares para Autênticas Surpresas Românticas

Portugal é um país repleto de romantismo. As paisagens, as serras, os monumentos, a própria cultura… Tudo conspira a favor de uma boa escapadinha romântica.

O objetivo é surpreender, claro. E se, por acaso, estiver já sem ideais para o local ideal para celebrar a próxima data comemorativa com a sua cara metade, nós damos-lhe uma ajudinha. Primeiro sugerimos, “vá para fora, cá dentro”. Depois, apresentamos-lhe a nossa lista dos melhores locais para surpresas românticas.


Ao encontro de Sintra

Sintra tinha de constar do topo do nosso Top 5. Sintra, que inspirou poetas e reis, continua a manter a sua aura romântica e misteriosa. Sintra, que vale sempre a pena conhecer, tem mais encanto se por lá passear com a sua cara metade.

Situada bem perto de Lisboa, é considerada um ex-libris de beleza natural. Delimitada pelo Oceano Atlântico (a sul) e pela costa do Estoril (a oeste), Sintra estende-se desde o estuário do Tejo até ao limite norte do concelho de Mafra. É aqui que se localiza o ponto mais ocidental da Europa continental, o famosíssimo Cabo da Roca.

Quem visita Sintra fica rendido a tamanha beleza de história e monumentos - considerados pela UNESCO como Património da Humanidade. Aqui relaxe e contemple, e até conseguirá sentir o espírito e o mistério que a envolve.

A Serra de Sintra é um local que, ao longo da História, sempre fez as delícias dos turistas e dos seus habitantes, já que consegue conjugar uma beleza autêntica e quase intocada com monumentos imponentes e seculares. Aqui, terão encontrado inspiração alguns dos mais renomados escritores portugueses, como se consegue perceber pela obra “OS Maias”, de Eça de Queirós, ou até pelo célebre “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões.


Colares, passando na Rota dos Vinhos Portugueses

Ainda passando por Sintra, e se é um orgulhoso fã dos bons vinhos portugueses, então há um lugar bastante desconhecido e grandemente notável em Portugal que conseguirá surpreender em qualquer escapadinha romântica – Colares.

Instalada nas faldas da serra de Sintra, na zona sudoeste do município de Sintra e costa atlântica, esta bela povoação está virada para o mar, por cima de um vale verde, a Várzea de Colares.

Uma avenida frondosa, ladeada de pinheiros e nogueiras, sobe até à população e dá-nos as boas-vindas. Por estes lados, a população encontra-se nas vertentes inferiores da serra, rodeada de jardins e vinhas. Que cenário esplendoroso!

Aqui ainda se produzem pequenas quantidades do delicioso Vinho de Colares, mas aos vintages correntes falta-lhes o carácter e o envelhecimento do Colares clássico, sendo que os produtores enfrentam uma luta financeira para sobreviver. Mas vale tanto a pena prová-los! Aliás, a título de curiosidade, as vinhas mais antigas foram as únicas, em toda a Europa, que sobreviveram à desastrosa epidemia trazida no século XIX da América.

Ignorada pela maioria dos portugueses, esta povoação recebê-los-á de braços abertos e oferece passeios únicos, de mão dada com a cultura mais genuína de Portugal.


Aveiro, a pequena Veneza de Portugal

O distrito de Aveiro tem a particularidade de conseguir conjugar em qualquer passeio o antigo e o mais moderno de Portugal. É, pois, um destino com uma essência única e uma riqueza difícil de igualar. Além-fronteiras, todos conhecem a sua belíssima cidade como a “Veneza Portuguesa”.

Situado na sub-região do Baixo Vouga, o distrito de Aveiro é dono de uma paisagem variada com os típicos Barcos Moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais, uma arquitetura deslumbrante de pequenas e coloridas casas do século XIX, o farol mais antigo de Portugal, edifícios em tons de pastel de estilo Arte Nova.

A cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, um cenário ideal para as suas férias românticas. Neste distrito ainda poderá descobrir Ílhavo, uma cidade à beira-mar que ostenta o património marítimo de Aveiro e onde está sediada a famosa fábrica de porcelana da Vista Alegre. E para adocicar mais o seu passeio romântico, não se esqueça de provar um dos seus maiores símbolos, os famosos “ovos-moles”.


Parque da Cidade, um pouco de paz no meio da confusão de cidade

O Parque da Cidade do Porto é o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares de áreas verdes naturalizadas que se estendem até ao Oceano Atlântico, conferindo-lhe este facto, uma particularidade rara a nível mundial. É o autêntico pulmão da cidade, um lugar onde se respira tranquilidade e muito ar puro.

Se a cidade do Porto é o seu destino de eleição para uma escapadinha romântica, não se esqueça de passar neste parque, plantado mesmo à beira mar. Inaugurado em 1993, foi finalizado só em 2002, com a construção da Frente Marítima, tendo sido projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal.

Na sua conceção paisagística utilizam-se muitas das técnicas tradicionais da construção rural, o que confere ao parque uma expressão intemporal, naturalista e uma estrutura com grande poder de sobrevivência.

A presença da pedra proveniente de demolições de edifícios e de outras estruturas assume uma característica preponderante deste parque, onde a construção de muros de suporte de terras, estadias, charcos drenantes para a retenção de águas das chuvas, descarregadores de superfície dos lagos, tanques, abrigos, bordaduras de caminhos e pavimentos, criam uma ideia rural e campestre. Aliás, ainda em 2000, foi selecionado pela Ordem dos Engenheiros com uma das “100 obras mais notáveis construídas do século XX em Portugal”.

Aqui, vai certamente surpreender a sua cara metade. Prepara-lhe esta surpresa e passeiem calmamente por um dos locais mais relaxantes do Norte do nosso país.


Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal

Pertencendo ao bonito distrito de Viana do Castelo, Ponte de Lima é considerada a vila mais antiga de Portugal, com carta de foral de 1125 passada por D. Teresa. Só pela história tão antiga desta localidade, o passeio já será diferente e indubitavelmente prazeroso.
A norte, este município é limitado por Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira. Um autêntico paraíso localizado bem no norte de Portugal, quase na fronteira com o país vizinho.

A vila de Ponte de Lima caracteriza-se, essencialmente, por ser uma zona de forte impacto turístico, um concelho com um vasto acervo patrimonial, arquitetónico, arqueológico e paisagístico, um importante nó de comunicações rodoviárias. Por aqui, encontrará restaurantes, monumentos, praças, museus, jardins e parques que farão a sua visita a Ponte Lima transformar-se numa experiência elegantemente extraordinária. Com as suas raízes antigas a manterem-se firmes, atravesse a ponte e vai pensar que viajou ao passado, qual máquina do tempo da atualidade.

Poderá (e deverá!) visitar o Jardim Botânico, a sua vistosa e notável ponte medieval que cruza o Rio Lima, assim como uma igreja e um Arco milenar. Certamente, uma visita romântica a não perder!

Catarina Portela

Catarina Portela

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.