Blog de Viagens-Europa

minho-vinho-e-lugares

Minho: a Região do Bom Vinho e seus Lugares mais Bonitos

O Minho é a região mais verde de Portugal graças à sua alta pluviosidade. Repleto de altas montanhas e densas florestas, onde o ar é puro e a paisagem quase intocável, parece que chegamos ao paraíso.

Mas para além da paisagem que tão grande e confortavelmente nos envolve, também o seu vinho nos desperta todos os nossos sentidos. Sendo a região do bom “Vinho Verde” – nome que advém da cor que pinta as suas áreas, é visitada por milhões de turistas anualmente que, curiosos, não se vão embora sem uma deliciosa prova dos seus mais saborosos néctares. 

A densamente povoada região rural apresenta paisagens fantásticas. Para leste fica o terreno rochoso da Serra do Gerês e o cenário espetacular do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Braga é a principal cidade da região. Perto, fica o seu magnífico santuário religioso do Bom Jesus do Monte. E na sua costa, Viana do Castelo é uma cidade elegante do século XIII. O centro de Guimarães é, igualmente, atrativo e qualquer das cidades mais pequenas ao longo dos rios do Cávado, Lima e Minho, merecem ser visitadas.

E por falar em Guimarães, outra das suas áreas mais célebres é a Montanha da Pena. Conhecida, também, como Monte de Santa Catarina, é um dos lugares de maior atração turística de Guimarães. Esta montanha proporciona ao visitante uma ampla oferta de espaços e serviços. Dispõe de parques, pensões, campo de minigolfe, centro equestre, picnic, restaurantes, cafetarias, bares, entre outros.

Possui numerosas trilhas e, desde o ponto mais alto, em dias de céu aberto chega-se a conseguir admirar o Oceano Atlântico. Uma das vistas obrigatórias é o Santuário de Nossa Senhora da Penha, sendo o centro de peregrinação muito importante, ao qual ocorrem muitos fiéis, principalmente na época de Verão. 

No fundo, tudo é surpreendentemente belo na incrível região do Minho. Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com o Douro Litoral, formava uma unidade geográfica ainda maior: o Entre Douro e Minho.

Atualmente, multidões rumam a este destino, com a missão de descobrir o que de mais genuíno e pitoresco aqui existem. E no final da viagem, só esperam uma nova oportunidade para voltar.

Helena Azevedo

Helena Azevedo

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.