Blog de Viagens-Europa

parque-natural-douro-internacional

Douro Internacional: o Melhor Destino de Natureza

O Parque Natural do Douro Internacional abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, no troço fronteiriço do Rio Douro. Nele poderá encontrar as mais variadas espécies de aves em risco de extinção, vislumbrar as esculpidas escarpas e descobrir a história dos nossos ancestrais no Museu do Vale do Côa.


O Parque Natural do Douro

Tendo sido criado em 1998, este é um dos parques naturais mais recentes de Portugal. Considerado Património Mundial pela UNESCO, o Parque Natural do Douro Internacional acompanha a fronteira do Rio Douro entre Portugal e Espanha, incluindo ainda o Rio Águeda – afluente do Rio Douro – no seu esplendor.

Se é um amante da natureza este é um parque a visitar: repleto das mais magníficas escarpas, miradouros e paisagens de cortar a respiração, aqui poderá perder-se entre o verde das montanhas e o reluzente azul do rio enquanto descobre a curiosa fauna que compõe a vida do parque.


O Que Visitar

Se a câmara fotográfica faz sempre parte da sua bagagem, então não pode perder a Cascata da Faia Alta em Mogadouro, a Fraga do Puio em Miranda do Douro e o Castelo de Castelo Rodrigo em Figueira de Castelo Rodrigo. Descubra toda esta região pelos trilhos já existentes ou aventure-se num percurso Off-Road, desde a Aldeia de Constantim até Freixo de Espada à Cinta.

As épocas mais aconselhadas para visitar esta região serão sempre a Primavera e o Outono, talvez devido ao calor imenso que se faz sentir no Verão ou ao intenso frio do Inverno que não nos permite apreciar toda a beleza local. Mas não se engane, há roteiros, provas e atividades para o incentivar a visitar o Parque Natural do Douro durante todo o ano!


Caminhadas de Primavera

Na Primavera aconselhamos a descobrir as giestas, os rosmaninhos e as estevas que, entre todas as espécies da flora em flor, se destacam e revestem os campos do Douro de cor e vida. Esta é também uma fantástica época para percorrer as arribas do Douro e do Águeda. Se estiver atento conseguirá ainda observar algumas das várias aves de rapina que aqui nidificam, como o Abutre do Egipto e o Grifo (espécies em risco de extinção).


Escapadinhas de Verão

O Verão apela a uma escapadinha de fim de semana no Douro! Com o tempo seco e calorento que o Parque apresenta, nada melhor que um Cruzeiro no Douro para dar inicio à sua fuga de Verão. De noite, aproveite o silêncio e tranquilidade da região e reserve um quarto num dos alojamentos locais. Sem as nuvens a impedir a luz, esta é a melhor altura para apreciar as melhores paisagens dos miradouros e partir à descoberta das constelações ao anoitecer.


Passeios de Outono

O Outono convida a uma descoberta gastronómica e, acredite, não se irá arrepender. Desde a famosa posta mirandesa até às saborosas alheiras, cogumelos e bola doce, este é um território repleto de iguarias que o farão, com certeza, regressar. E se sempre se sentiu curioso pelas terras de Miranda, poderá percorrer as terras locais nas costas de um burro, acompanhado pelo som da gaita-de-foles. E comece já a praticar o seu mirandês!


Passeios de Inverno

Com o frio a cobrir a região, é hora das amendoeiras em flor. Este milagre da natureza enche as paisagens de cor e contrasta com o lindo laranja que o Outono não esconde. No Inverno a paragem obrigatória no parque são as cascatas, os sons das quedas de água pelas encostas e arribas que criam um ambiente mágico e que dão vida ao Parque Natural do Douro Internacional.

 

E assim, com tanto para fazer e descobrir, já planeou as suas escapadinhas ao magnífico Douro?

Mafalda Ribeiro

Mafalda Ribeiro

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.