Blog de Viagens-Europa

peregrinacao-peninsula-iberica

Incontornáveis Locais de Peregrinação na Península Ibérica

O Turismo Religioso (link para o artigo sobre o turismo religioso) tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, um pouco por todo o mundo. E, nesta área, a Península Ibérica é um dos lugares de eleição.

Em Portugal, Fátima é um dos símbolos do país. Não só a nível religioso, mas, também, cultural. Passagem obrigatória de milhões de turistas – uns mais crentes, outros menos devotos – certo é que o famoso Santuário de Nossa Senhora de Fátima emana uma aura mística e tranquila, que surpreende toda a gente.

Já em Espanha, Santiago de Compostela represente o fim do célebre Caminho de Santiago. Depois de dias e dias em peregrinação, ou simplesmente para visitar, é uma cidade que se enche de multidões em qualquer altura do ano. E as suas ruas medievais e que respiram história agradam a todos.

Siga-nos nesta viagem por dois dos mais emblemáticos locais de peregrinação em todo o mundo!


Fátima (Portugal)

Distinguida com inúmeras visitas papais e plena de incomparáveis monumentos religiosos, Fátima é um dos muitos destinos imperdíveis em Portugal.

Seria impossível falarmos de destinos turísticos religiosos sem fazer referência a Fátima. Graças à sua fama como centro de peregrinação e devoção católica, considerado um dos maiores do mundo, esta cidade transformou-se num dos locais mais visitados do país, atraindo a si uma média anual de seis milhões de pessoas.

O Santuário de Fátima, cuja fundação está diretamente ligada às aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917, começou por ser apenas uma pequena capela, erguida no local onde as mesmas ocorreram pela primeira vez. Atualmente, este espaço, situado na Cova de Santa Iria, tem o dobro da área da Praça de São Pedro, no Vaticano, e uma relevância inquestionável no que toca ao turismo religioso mundial.

Prova disso são não só as três rosas papais com que foi distinguido, mas também as visitas papais com as quais foi honrado.

Apesar de a cidade contar com inúmeras construções admiráveis e uma ampla rede de infraestruturas culturais e de apoio aos seus visitantes, existem alguns destinos absolutamente imperdíveis em Fátima. De seguida destacámos alguns deles:

  • Capela das Aparições: “Quero que façam aqui uma capela em minha honra.”, terá dito Nossa Senhora quando apareceu, sobre uma azinheira, aos três pastorinhos. E assim se fez: onde estava a pequena árvore, encontra-se agora a famosa imagem da Virgem, no interior da Capela das Aparições. Aqui poderá assistir diariamente a várias missas, em diversos idiomas, além de poder acender, mesmo ao lado, uma das muitas centenas de velas adquiridas pelos fiéis.
  • Basílica de Nossa Senhora do Rosário: Esta basílica, construída em estilo neo-barroco, está localizada no sítio em que os Pastorinhos estavam a brincar, fazendo uma parede de pedras, quando viram o clarão de luz que inicialmente pensaram ser uma trovoada. Além de vários elementos de grande beleza e simbolismo, aqui encontram-se os túmulos dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, e da sua prima Lúcia.
  • Basílica da Santíssima Trindade: Com capacidade para cerca de 8.000 pessoas, esta imponente obra de engenharia, considerada o quarto maior templo católico do mundo, veio responder a uma premente necessidade: a de receber o enorme número de fiéis de acorrem a Fátima anualmente. Esta Basílica foi dedicada à Santíssima Trindade e paga na totalidade com os donativos que os peregrinos foram deixando ao longo dos anos no Santuário.
  • Casa dos Pastorinhos: Localizada em Aljustrel, esta casa é exatamente o que o nome indica e aí vai poder encontrar o tempo em suspenso: ambiente, móveis e objetos pessoais estão intactos e preservados desde a altura em que os Pastorinhos lá viveram.
  • Museu de Cera: A visita a este museu vai ajudá-lo a compreender a intensa peregrinação de crentes ao Santuário: em 31 cenas compostas por figuras de cena, vai poder acompanhar não só a história dos Pastorinhos e das aparições em Fátima, mas também outros importantes acontecimentos históricos decorrentes destes eventos.


Santiago de Compostela (Espanha)

Localizado na Galícia, no noroeste da Espanha, Santiago de Compostela é conhecida como centro internacional de peregrinação. Sendo uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca, aqui acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago, deparando-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz ter sido trasladado para aquele lugar.

Santiago de Compostela é, juntamente com Jerusalém e Roma, um dos lugares de peregrinação mais importantes do mundo. E esta belíssima catedral de Santiago de Compostela é um dos pilares do Cristianismo.

Ao todo, a cidade alberga 46 igrejas, 114 campanários, 288 altares e 36 congregações. E pelos seus monumentos e ruas antigas, podem ser admirados exemplares excecionais, como os dois anjos do século XIV com óculos, integrados num alto-relevo, ou uma Virgem Maria grávida, na entrada de uma igreja.

Fátima Dias

Fátima Dias

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.