Blog de Viagens-Europa

Janela em Alhambra, Granada

Por Terras de "Nuestros Hermanos": 5 Cidades Deslumbrantes em Espanha

História, arte, cultura e muita animação! Estes são alguns dos atributos que vai encontrar no nosso país vizinho. Espanha é um dos poucos destinos turísticos que agrada a todos os gostos: tem paisagens naturais deslumbrantes, sendo por isso recomendado a todos os amantes de Natureza; tem séculos de História, pelo que é um destino riquíssimo em termos de castelos, palácios, monumentos e museus; tem praias maravilhosas na costa mediterrânica, ideais para os apreciadores de mar e sol; tem uma gastronomia deliciosa e bastante variada, de “comer e chorar por mais” e é um país com imensa animação noturna e oportunidades de lazer.

Não faltam, portanto, motivos para viajar pelas Terras de "Nuestros Hermanos"!

Sendo um país tão diverso e com lugares tão diversos e maravilhosos, não é fácil escolher os melhores locais a visitar. Apresentamos, no entanto, uma pequena lista de cidades espanholas que deveria incluir nos seus próximos planos de férias. Excluímos das nossas sugestões grandes centros urbanos como Barcelona ou Madrid e centramo-nos em cidades mais pequenas e tranquilas, afastadas das grandes multidões, mas repletas de encantos!

 

Salamanca

Salamanca é uma das mais fascinantes cidades espanholas, com um centro histórico incrivelmente preservado e cheio de vida. É, por excelência, uma cidade universitária e conta com bastantes edifícios medievais, ruas estreitas, duas belíssimas catedrais e a famosa Plaza Mayor, uma das maiores da Europa, que se impõe pela sua majestosidade. Nesta cidade, Património da Humanidade, encontram-se alguns dos melhores exemplares arquitetónicos de Espanha, como a Universidade, uma das mais antigas da Europa e do Mundo. No entanto, apesar do peso histórico, Salamanca é uma cidade jovem e vibrante, com bastante animação e uma luz muito própria, que leva a que seja conhecida como a “cidade dourada”. Aqui, o visitante poderá também se deliciar com a famosa culinária castelhana.

 

 

Granada

A ensolarada Granada é uma verdadeira pérola da região da Andaluzia e deve grande parte da sua fama ao deslumbrante Palácio de Alhambra, o monumento mais visitado de toda a Espanha. Situada na base das montanhas da Serra Nevada, a cidade de Granada é também lar do charmoso bairro do Albaicín, o coração árabe da cidade, e de tantos outros pontos de interesse, como a Catedral e a Capilla Real, o mercado de la Alcaicería e a Calle de las Teterías, oferecendo aos visitantes uma visão enriquecedoara da história mourisca da Espanha, que efetivamente terminou quando os Reis Católicos, Fernando e Isabel, marcharam pela porta da cidade de Puerta de Elvira em 1492. Com uma arquitetura ornamental requintada, belíssimas fontes e jardins exuberantes, Granada revela-se como uma atração imperdível, onde poderá também deliciar-se com os famosos bares de tapas.

 

Oviedo

Oviedo, cidade do norte da Espanha, é um verdadeiro paraíso natural, com muitos parques, árvores e montanhas, onde se pode respirar ar puro e desfrutar da bonita paisagem! Por outro lado, fazendo parte da Região das Astúrias – onde praticamente não existem vestígios da presença muçulmana e os símbolos cristãos foram melhor preservados – encontramos aqui importantes testemunhos de monumentos pré-românicos, como Santa Maria del Naranco, San Miguel de Lillo e a Catedral de Oviedo onde se encontra guardado, na Câmara Santa, o Sudário de Oviedo, que segundo a tradição, cobriu o rosto de Jesus Cristo após a sua morte. Pela importância e simbolismo desta relíquia, Oviedo atrai peregrinos de todo o Mundo. No alto do Monte Naranco podemos contemplar também, além de uma magnífica vista sobre a cidade cercada pela Natureza, a famosa estátua do Cristo de Naranco, com 30 metros de altura, que representa o Sagrado Coração de Jesus.  No centro da cidade, verdadeiro museu a céu aberto, encontramos estátuas bastante populares, como o Viajero, a personagem dos desenhos animados Mafalda e até uma estátua de Woody Allen, um verdadeiro apaixonado por Oviedo. Os amantes da mesa farta vão também encontrar nesta cidade um destino de eleição, pois a cozinha asturiana é riquíssima e em porções generosas, com produtos tanto do mar como da terra.

 

Ronda

Ronda, na província de Málaga, foi considerada uma das mais belas cidades europeias e está repleta de lugares interessantes para ver e conhecer. Praticamente suspensa num promontório rochoso, foi visitada, adorada e cantada por artistas de todo o Mundo, como Alexandre Dumas, Rainer Maria Rilke e Ernest Hemingway. Não deixe de visitar a garganta do rio Guadalevín que verdadeiramente impressiona qualquer visitante, dado que a magnífica Ponte Nova que liga a parte moderna à parte histórica de Ronda, é de facto espetacular; a Praça de Touros, uma das mais emblemáticas de Espanha; o bairro antigo com o seu emaranhado de ruas e o Miradouro do Parador Nacional, uma verdadeira beleza. Caminhe tranquilamente nesta bonita cidade andaluza e viva momentos que certamente não vai esquecer.

 

Lugo

Lugo situa-se na Galiza, no norte de Espanha, e aqui pode admirar-se a beleza das margens e a riqueza natural do rio mais importante da Galiza e dos afluentes que nele vão desembocando: o rio Minho. Lugo é uma cidade classificada como Património Mundial pelo seu esplêndido passado romano, visível na notável Muralha que a rodeia. O precioso centro histórico, concentrado no interior das muralhas, é inteiramente pedonal e é uma verdadeira delícia caminhar, tranquilamente, nestas ruas tão animadas, onde podemos encontrar vestígios romanos, a Praça Maior, a bonita Catedral, pitorescas lojas de artesanato e até simpáticas bruxas (meigas) que se encontram por toda a parte e fazem parte da tradição galega. Um destino imperdível!

 

 

Enfim, não faltam argumentos para se visitar a vizinha Espanha, pois há imenso para descobrir!

Contacte a Ecotravel e reserve já a sua viagem!

Tânia Nogueira

Tânia Nogueira

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.