Praça da Batalha, um Lugar Encantador no Meio da Invicta

Blog de Viagens-Europa

praca-da-batalha

Praça da Batalha, um Lugar Encantador no Meio da Invicta

A Praça da Batalha permanece resistente à modernidade e vanguarda destes tempos. Na verdade, quando passamos por este lugar perdido no meio da cidade do Porto, quase que nos perguntamos se não teríamos viajado no tempo. Bela e notável, à beira da famosa e comercial Rua de Santa Catarina e de frente para o emblemático Teatro de São João, é um dos locais de visita obrigatória num passeio portuense.

A Praça da Batalha foi urbanizada em 1861, sendo que o seu nome provém de uma batalha, travada no século X, entre os habitantes do Porto e os Sarracenos de Almançor, que terminou com a derrota dos portuenses e o consequente arrasamento da povoação. Malgrado esta derrota, a sua localização foi sempre palco de factos importantes.

Mas começando por nos focar na estrutura da praça, esta apresenta uma configuração muito irregular. Do seu lado nascente, em direção à Rua de St. Ildefonso, situou-se outrora o antigo cinema Águia D'ouro, atualmente desativado. A seguir, no ângulo da Praça, fica o cinema Batalha, que substituiu o antigo cinema High-Life.

No lado poente, destacam-se vários cafés e hotéis e, do lado sul, no centro da praça, está o monumento a D. Pedro V, obra dirigida pelo escultor Teixeira Lopes. Monumento artisticamente modesto, representa, acima de tudo, a afeição da cidade por aquele monarca.

Este orgulhoso local foi, durante muitos anos, um dos nós de trânsito mais importantes da cidade, encontrando-se nos dias de hoje liberta das grandes vagas de tráfego, pela criação de percursos alternativos.

Um dos imóveis mais notáveis desta praça é a antiga estação Central dos Correios, Telégrafos e Telefones (recentemente restaurada). Trata-se de um edifício brasonado dos fins do século XVIII (Palácio da Batalha).

A sul, destaca-se também o edifício do Teatro de S. João, construído em 1912-18, no local onde tinha existido o famoso teatro de ópera com o mesmo nome, destruído por um incêndio em 1908.

Nos anos 80, esta praça foi completamente remodelada, sendo que o projeto previa que a praça fosse uma área exclusiva para peões. Hoje em dia, é um dos lugares mais importante da cidade portuense e onde os populares ainda se juntam para uma boa e agradável conversa.

E se quer conhecer esta incrível praça, assim como os lugares mais emblemáticos da cidade do Porto, então aconselhamos um magnífico Walking Tour (link para o walking tour em Tours BR) pela Invicta. Este circuito turístico é promovido pela ecoTours Portugal e inclui a Baixa portuense, a Ribeira e as fantásticas Caves de Vinho do Porto.

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.