Em pleno oceano Atlântico e com nove ilhas de origem vulcânica, os Açores é um destino que oferece paisagens naturais intocadas, formações geológicas únicas e um rico património cultural. Mas que ilhas dos Açores valem mais a pena? E o que visitar em cada uma delas? Neste artigo ajudamo-lo a responder estas perguntas!
Corvo, Flores, Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira, Santa Maria e São Miguel. Há tanto para ver e explorar nas ilhas Açores... Quais delas privilegiar?
Uma coisa é certa: todas elas merecem a sua visita. No entanto, para sermos breves, hoje vamo-nos focar nas 4 ilhas mais visitadas dos Açores:
Podemos dizer que é o cartão postal do arquipélago. É a maior ilha dos Açores, onde metade da população reside (cerca de 243 mil habitantes). Com os seus vales e serras verdejantes, as suas inúmeras lagoas, as suas piscinas naturais de água quente e as suas cascatas, São Miguel não pode faltar no seu roteiro quando visitar os Açores.
Sabia que esta é a terceira maior ilha do arquipélago e a terceira a ser descoberta? É também a segunda mais povoada ilha dos Açores.
Aqui não encontramos lagoas nem grandes montanhas, mas incríveis paisagens vulcânicas e uma extensa orla costeira.
Uma ilha cheia de história. Nas ruas da cidade da Horta podemos encontrar influências do continente Europeu e Norte Americano e apreciar as suas heranças culturais.
Aqui encontramos a montanha mais alta de Portugal, com 2.351 metros de altitude. A subida ao seu topo é uma experiência única! É também conhecida pelas suas vinhas plantadas em chão de lava e localizadas em pequenos currais, separados por paredes de pedra.
Esperamos que este guia o ajude a planear a sua viagem aos Açores. Aventure-se pelas ilhas mais emblemáticas do arquipélago e desfrute de experiências que o marcarão para a vida. O arquipélago está cheio de verdadeiros tesouros naturais, gastronómicos e culturais - aproveite! Boas viagens
Ana Lúcia Almeida