Blog de Viagens-Europa

viajar-por-italia

Um gosto a Itália: O encanto do dolce far niente.

Para quem é apaixonado por Arte e História, Itália é um destino a descobrir. A riqueza dos vestígios do Império Romano, os tesouros do Renascimento, paisagens de encantar e cidades povoadas por gente elegante.  

Deleite-se com com a beleza deste país e testemunhe bem de perto alguns dos mais emblemáticos exemplares da história da Humanidade. Descubra o encanto de  Itália, neste percurso pelas suas cidades mais apaixonantes e deixe-se seduzir pelo famoso modo de vida italiano, o dolce far niente.

 

Roma,  a Cidade Eterna

Começando a viagem na cidade de Roma, onde há muito por descobrir. O emblemático Vaticano, o museu e a Capela Sistina, que merecem uma visita pelo valor histórico, religioso e artístico. Deixe-se encantar pela arquitetura e pela grandiosidade e espiritualidade deste lugar.

Outros locais que não poderá perder em Roma incluem a Fontana di Trevi, o Coliseu, o Panteão e as várias praças da cidade, incríveis pela sua arquitetura e enquadramento.

No entanto, e seguindo o famoso ditado “Em Roma sê Romano” existem outros locais únicos e autênticos que não pode perder.

Se quer conhecer o lado menos turístico de Roma existem alguns locais a visitar. O “Quartiere Coppede” é um deles. Este é o bairro mais pequeno de Roma, e a sua arquitetura parece saída de um conto de fadas. Aqui pode explorar as ruelas e descobrir locais únicos a cada esquina, e ainda ficar a conhecer melhor a vida local da cidade.

Se não quer perder o lado mais boémio e divertido da cidade, deverá passar ainda no bairro Trastevere, uma área moderna, repleta de trattorias, restaurantes tradicionais e cheia de vielas repletas de casas coloridas; um outro local autêntico a não perder.

Roma a cidade eternaSinfonia musical das aguas da Fontana di Trevi

Capri, o charme do Mediterrâneo

A costa Amalfitana é reconhecida como Património da Humanidade pela Unesco, pela sua história, tradição e beleza natural. Uma montanha repleta de verde povoada por casas típicas desta região. Aqui, para além de poder relaxar na praia e dar um mergulho nas águas de um azul cristalino, pode ainda perder-se por um dos muitos miradouros de Capri que permitem vislumbrar o mar e as montanhas, uma paisagem inesquecível.

Neste destino fabuloso, não pode perder uma viagem de barco onde poderá ficar a conhecer os recantos da ilha de Capri, e ainda a gruta azul, com as suas águas azul turquesa. Os encantos são muitos e a gastronomia é um deles. Não deixe de provar algumas iguarias típicas como a salada caprese e alguns doces! Termine o dia com um passeio no Jardim Augustus, onde poderá ter uma visão panorâmica de toda a ilha!

A encantadora Costa de AmalfiA marina na Ilha de Capri

Florença, o berço do Renascimento

Conhecida como o berço Renascimento, a cidade de Florença é um museu a céu aberto. São muitos os encantos desta cidade. A Catedral de Santa Maria del Fiore, uma obra grandiosa e imponente, com o seu estilo gótico intrincado, é ainda um espaço repleto de frescos e obras primas no seu interior, sobretudo na sua cúpula de Bruneleschi, uma obra arquitetónica fascinante.

Para um encontro com a arte, incluindo obras de pintores como Leonardo da Vinci, Botticelli e Caravaggio, não poderá perder a Galeria del Uffizi, um espaço único e repleto de obras emblemáticas.

Depois de visitar algumas destas atrações, não deixe de atravessar o rio Arno pela Ponte Vecchio, considerada uma das pontes mais bonitas do mundo, repleta de lojas e ourivesarias tradicionais.

Florença o berço do RenascimentoUm museu a céu aberto

Toscânia, vinhos e cidades medievais

A região da Toscânia é uma região muito rica em tradições e história. Não deve perder a pequena vila de San Gimgnano e Siena, dois locais marcados por uma arquitetura medieval, onde entre ruelas e praças, torres e muralhas se vai deparar com o lado mais rural desta região. Entre a arquitetura medieval e o verde circundante, estas localidades são apaixonantes e repletas de locais a descobrir. Passeie nas ruelas, aproveite para conhecer a gastronomia local, com os seus famosos vinhos e fica a apreciar a beleza dos edifícios históricos.

Siena, o encanto da ToscâniaRegião famosa pelos seus vinhos

Bolonha, História e Gastronomia

A cidade de Bolonha é conhecida pela sua arquitetura medieval e por ter uma das universidades mais antigas da Europa. Mas é também conhecida pela sua gastronomia típica italiana: aqui poderá provar o famoso molho de tomate, as pastas e as pizzas e apreciar os vinhos italianos da região.

Não deixe de visitar o grande mercado típico e ficar a conhecer melhor um pouco da autenticidade e da vida local. Termine com um passeio nos arredores da cidade e visite as colinas de Bolonha – um parque repleto de árvores e o lago Suviana, de uma paisagem a não perder.

Bolonha e a sua arquitetura medievalFonte de Neptuno, um dos encantos de Bolonha

Se todas estas sugestões o inspiraram, não pode deixar de conhecer o nosso roteiro por Itália, uma viagem fascinante e repleta de experiências únicas.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.