Blog de Viagens-Europa

vale-do-douro

Vale do Douro: um dos Lugares Mais Preservados em Portugal

O Vale do Douro é uma obra-prima da Natureza mas, também, do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação. É o resultado mais notável a nível mundial da aliança entre as boas ações do Homem e a força e beleza incríveis da Natureza. O Vale do Douro é, sobretudo, rio, vinha, paisagem grandiosa e história milenar.

A região duriense tem uma extensão entre o Barreiro e a fronteira espanhola. O Douro situa-se no nordeste de Portugal, protegido dos ventos húmidos do Atlântico pelas montanhas do Marão e Montemuro, apresentando-se ladeado por Trás-os-Montes (a Norte), pelo Minho (a Oeste), pelo Porto (a Este) e pela Região espanhola de Castela e Leão.

Vagas sucessivas de povos, de culturas e crenças diversas povoaram esta região de clima quente e seco, encravada aos pés das fantásticas serras altas, agrestes e intocáveis. No rendilhado da paisagem envolvente, os seus antepassados deixaram gravuras rupestres, castros, menires e antas, edificando ainda calçadas, pontes romanas, castelos medievais, mosteiros e igrejas de todos os estilos e arquiteturas. Na poeira do tempo imortalizaram-se, nestas paragens, lendas e tradições da fundação da nacionalidade, pergaminhos de velhos forais, narrativas épicas de lutas entre cristãos e mouros, histórias de fortunas e infortúnios da epopeia vinhateira.

Ah… o vinho! Esses néctares tão deliciosos que fariam, certamente, as delícias de Baco. A arte e os segredos de fazer o bom vinho passaram de pais para filhos e a fama do Vinho do Porto atravessou fronteiras. Fez até as delícias dos ingleses que, desde o século XVII, o importavam a partir cidade do Porto para onde seguia em pipas, rio abaixo, em instáveis Barcos Rabelos. Sim, esse mesmo Rio Douro que viu crescer as suas encostas, vilas e cidades, prosperando solares, quintas majestosas, hotéis e unidades de turismo rural.

Hoje, no alvor de um novo milénio, cruzeiros repletos de turistas percorrem as águas do Douro, ávidos em descobrir a sua História, de explorar a Natureza assombrosa e de sentir as origens do Vinho do Porto, o eterno embaixador de Portugal no mundo. E, por isso, nós organizamos anualmente o mais aclamado circuito turístico pela Região do Douro. O nosso “Douro Encantado” (link para a página do programa) já tem datas disponíveis para 2018 e, sendo um dos nossos best-sellers em 2017, apresenta-se como um programa repleto das mais genuínas experiências durienses.

O Douro, tão nosso e tão belo, esse “excesso de Natureza” nas célebres palavras de Miguel Torga, consegue surpreender qualquer pessoa que por lá passe. Não deixe de passear por este Vale maravilhoso, por esta região que é uma das mais bem preservadas no nosso país!

Catarina Portela

Catarina Portela

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.