Blog de Viagens-Europa

Faça uma viagem por Andaluzia e descubra o ritmo do Flamenco

Viagem por Andaluzia: Dançar ao ritmo do Flamenco

Se ainda não conhece a região da Andaluzia, atreva-se a descobrir o sul de Espanha com as suas paisagens, a sua arquitetura única, o património cultural e o flamenco. Uma viagem na qual vai experienciar e ver tanta diversidade quanto beleza. Aqui, cruzam-se as culturas cristã e muçulmana, cruzam-se cidades únicas e povoados repletos de história, pintados com os ritmos quentes e vibrantes do flamenco. Descubra os principais pontos a não perder e faça já as malas!

 

  1. Olivença – filha de Espanha, neta de Portugal

Se vai fazer esta viagem de carro, aproveite para conhecer Olivença, uma pequena cidade que fica junto à fronteira espanhola e que vale muito a pena uma visita. Afinal, este território é uma fusão de cultura espanhola e portuguesa, depois de guerras travadas e tratados assinados, o tempo não deixa esconder as marcas culturais dos dois países. Basta passear pelas ruas para se ver e sentir este encontro de culturas: muitas placas de ruas ainda têm os nomes nos dois idiomas, fruto das disputas entre os dois países sobre a soberania desta região.

Curiosidades históricas à parte, se vai viajar pela Andaluzia não deixe de visitar Olivença. Vale muito a pena passear pelas suas ruas medievais, visitar o castelo, ver a bonita paisagem sobre a Ponte da Ajuda e ir conhecer esta terra fronteiriça com uma história tão singular!

  1. A beleza cultural de Sevilha

Depois de um passeio tranquilo, atreva-se a descobrir a vibrante cidade de Sevilha, conhecida como o berço do flamenco. O flamenco é a música, dança e canto que remonta às origens cigana e mourisca, fruto de uma cultura tradicional e com raízes culturais que misturam influências árabes e judaicas. Uma música e dança intensas, de grande beleza e sentimento e que combinam na perfeição com a beleza cultural da cidade de Sevilha.

Esta cidade é o fruto desta fusão de culturas, que transparece em cada recanto e se faz sentir no mais pequeno detalhe: desde a arquitetura, ao património e à paisagem urbana. Não deixe de visitar o bairro judaico, a Catedral de Sevilha e o Real Alcázar, ambos Património Mundial da UNESCO.  

  1. Parque Natural Sierra de Grazalema

Se gosta de paisagens naturais, não pode deixar de conhecer o Parque Natural Sierra de Grazalema e as vilas pitorescas que vão aparecendo entre montanhas e que convidam a ser descobertas. Com mais de 51 mil hectares, este parque está repleto de fauna e flora únicas, contando ainda com formações rochosas incríveis, que incluem várias cavernas e monumentos geológicos que o tempo e a erosão escavaram desfiladeiros a perder de vista. Entre estas montanhas e depois de um passeio ao ar livre, não deixe de visitar os Pueblos Blancos – pequenos vilarejos entre as montanhas que se destacam pelas casinhas de cor branca amontoadas entre vales e serras. 

  1. Granada e a mística medieval

Granada é uma cidade medieval com uma mística única, que vem das influências cristãs e muçulmanas que estão bem presentes nesta região. A fortaleza de Alhambra é um dos lugares que não pode mesmo perder – é um dos mais visitados monumentos de Espanha e não por acaso, a sua grandiosidade e beleza são únicas e inesquecíveis.

Esta cidade encerra ainda um legado árabe na Europa que é incontornável e que inclui a Alcazaba, o Palácio de Carlos V e ainda a Catedral de Granada.

  1. Património imponente em Córdoba

Córdoba é outro local na Andaluzia que espelha bem a fusão cultural entre o património cristão e muçulmano. Prova disso é a Mesquita-Catedral de Córdoba, com a sua arquitetura única e imponente. Além deste ponto incontornável, o património cultural não fica por aqui: são vários os museus interessantes a visitar, o bairro judeu, o Templo Romano e a Sinagoga de Córdoba. E se ainda lhe sobrar tempo, não deixe de visitar o Palácio de Viana, com mais de 10 pátios e jardins com plantas e recantos deslumbrantes.

Se ficou inspirado pela riqueza do que vai poder ver e experienciar numa viagem à Andaluzia, marque já a sua viagem! E se quer aproveitá-la ao máximo conhecendo alguns destes lugares e muito mais, fique a conhecer este roteiro de viagem único e que inclui todos os detalhes e experiências, para que possa aproveitar a sua viagem ao máximo.

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.