Viagem aos Açores: o que não perder num circuito de 10 dias!

Blog de Viagens-Europa

Viagem aos Açores o que não perder num circuito de 10 dias

Viagem aos Açores: o que não perder num circuito de 10 dias

Situado a mais de mil quilómetros da costa portuguesa e formado por 9 ilhas, o arquipélago dos Açores é um dos nossos maiores tesouros.

As paisagens parecem tiradas de um conto de fadas e a sensação de paz que se sente nos cenários açorianos é indescritível. Este é um lugar imperdível para quem ama estar em contacto com a natureza no seu estado mais puro. 

Mas quais são os locais a não deixar de lado numa viagem aos Açores? É isso que vamos perceber no artigo de hoje!

 

Qual é a melhor época para ir aos Açores?

Já ouviu dizer que num dia nos Açores podemos viver as quatro estações do ano? Pois é, devido à sua localização, a meteorologia do local é um tanto imprevisível. É por isso que a escolha mais “segura” para visitar o local é entre os meses de maio e setembro, quando o clima é mais ameno e as chuvas menos frequentes.

 

Duração ideal para uma viagem aos Açores 

A duração ideal varia de acordo com a sua disponibilidade e preferência, no entanto recomendamos um mínimo de 5 a 10 dias para explorar a região como deve ser. Lugares incríveis para explorar não faltam!

 

As melhores ilhas para visitar nos Açores 

Das 9 ilhas dos Açores, todas são fascinantes e cheias de lagoas, cascatas, trilhas, fauna, flora, vulcões e panoramas incríveis. No entanto, se tivéssemos que recomendar só algumas, diríamos para optar pelas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico. Vamos conhecer quais são os pontos a não perder destas quatro ilhas?

 

Atrações imperdíveis para uma viagem aos Açores de 5 a 10 dias 

 

O que fazer em São Miguel

  • O cartão postal da ilha: o miradouro da Vista do Rei onde poderá desfrutar da fantástica vista sobre a lagoa azul e a lagoa verde nas Sete Cidades;
  • A Lagoa do Fogo: um dos cenários mais lindos da ilha;
  • O monumento natural da Caldeira Velha, onde pode tomar um banho termal nas suas águas quentes. 
  • Miradouro de Santa Iria onde pode observar a costa norte e a plantação de Chá Gorreana;
  • Miradouro do Pico de Ferro para observar a Lagoa das Furnas do cimo das montanhas. Chegando à Vila das Furnas, poderá ver alguns fenómenos vulcânicos como as fumarolas e as caldeiras. 

 

O que fazer na Ilha Terceira

  • Pico das Cruzinhas para uma vista da cidade de Angra do Heroísmo;
  • Miradouro da Serretinha para observar o majestoso Ilhéu das Cabras, uma rocha que emergiu do fundo do mar devido a uma erupção vulcânica; 
  • Visita ao Algar do Carvão, onde poderá conhecer o interior de um vulcão;
  • Passeio nas piscinas vulcânicas;
  • Passeio para observação de Baleias e Golfinhos.

 

O que fazer no Faial

O Faial é uma ilha com um passado cheio de história. As suas influências têm origem no continente Europeu e Norte Americano. A cidade da Horta preserva todas as suas heranças e aqui podemos apreciar todo o seu património cultural. 

Aproveite para visitar o Vulcão dos Capelinhos, a última erupção vulcânica que ocorreu no arquipélago (entre 1957 e 1958) e que acrescentou nova terra à já existente.

 

O que fazer na Ilha do Pico

Aqui encontrará paisagens naturais no seu estado mais puro de preservação, bem como uma incrível diversidade de fauna e flora. Aproveite para explorar lagoas e visitar a maior gruta subterrânea de origem vulcânica, com incríveis formações geológicas. Alguns destaques desta ilha para incluir na sua lista: Lagoa do Capitão, Lagoa do Caiado e Lagoa Seca, Miradouro da Prainha e Gruta das Torres. 

Reunir apenas algumas atrações dos Açores num só artigo não é tarefa fácil. Esta quantidade infindável de atributos num local causa, por vezes, uma certa confusão, certo? O que visitar neste lugar? Como me deslocar para tal atração? São algumas questões que, enquanto turistas, nos colocamos.

Nestes casos, o melhor é contar com uma empresa experiente que faça uma curadoria dos sítios imperdíveis e que trata de toda a logística num programa com tudo já incluído. Transporte, alojamento, restaurantes, atrações… Não é mais fácil quando tratam de tudo por nós e basta fazermos as malas e embarcar rumo a experiências inesquecíveis? Boas viagens!

Ana Lúcia Almeida

Ana Lúcia Almeida

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.