Blog de Viagens-Europa

vinhos-de-portugal

Os Vinhos Portugueses e os Melhores Locais para os Apreciar

Com um clima ameno e fantásticos vales e planícies protegidas, Portugal torna-se, assim, um cobiçado país para a produção de vinho. Ainda que ensombrados pelo Vinho do Porto, os vinhos de mesa portugueses são dignos de serem internacionalmente reconhecidos. E depois de anos de investimento e pesquisa, são vários os vinhos tintos portugueses que ganharam renomada fama.

Com duas vinhateiras protegidas pela UNESCO: a Região Vinhateira do Alto Douro e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, já seria de esperar a qualidade das castas Portuguesas que, após anos de tradição e inovação, são capazes de dar vida a alguns dos vinhos mais requintados, exclusivos e valorizados em todo o mundo. Acompanhe-nos para descobrir mais sobre os Vinhos Portugueses e quais os melhores locais para os apreciar!


O Vinho Verde e a Região do Minho

Elegância e leveza são, apenas, duas das características do Vinho Verde. Produzido na Região do Minho, este vinho apresenta-se como a junção de várias castas selecionadas, conferindo a esta bebida um gosto frutado e floral, em contraste com o seu sabor ácido e seco. Mais conhecida pela vibrante frescura dos seus vinhos Verde Brancos, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes é capaz de nos presentear com as variações mais surpreendentes – desde o Vinho Verde Tinto à Aguardente Vínica de Vinho Verde.

Se é um amante de Vinho Verde, então não pode perder a Rota dos Vinhos Verdes, num percurso pelas cidades minhotas de Portugal, por entre Quintas, Adegas e Restaurantes que o farão apaixonar-se por este vinho tão único. O Palácio da Brejoeira oferece diversos programas com prova de vinhos, onde poderá saborear um delicioso copo, acompanhado pela magnífica paisagem, onde os bosques e jardins se encontram em harmonia perfeita com as vinhas circundantes da Quinta.


O Sabor da Bairrada

Uma região onde predomina a Casta Baga, de uvas pequenas e casca fina, a utilização de técnicas modernas e a exclusão de algumas das normas regionais na produção de vinho resultaram em tintos acessíveis e brancos frescos, colocando assim a Bairrada no mapa das regiões vinhateiras em Portugal. Com um aroma a pinho fumado, estes são vinhos que precisam de repouso, não podendo  ser consumidos no momento de abertura.

Um ávido apreciador não pode deixar de visitar o Museu do Vinho da Bairrada, inaugurado a 23 de Setembro de 2003. A exposição permanente denominada “Percursos do Vinho” incluí seis salas temáticas, repletas de peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a forte colaboração dos vitivinicultores locais. Aqui poderá ainda descobrir uma fantástica Enoteca, assistir a uma das várias palestras que ocorrem no seu auditório ou apreciar um copo de Vinho da Bairrada, numa esplanada com jardim, enquanto aprecia as iguarias do restaurante do museu.


O Vinho Regional do Ribatejo

Situado no centro de Portugal, a arte vitícola do Ribatejo remota aos tempos de D. Afonso Henriques, que se referia diversas vezes aos vinhos desta região, no floral de Santarém. Vale fértil do Tejo, é uma das regiões com maior volume de produção, sendo o seu Vinho Regional muitas vezes considerado superior ao DOC.

A reconhecida Quinta do Casal Branco oferece os mais diferentes tipos de Enoturismo, combinando almoços e jantares vínicos com experiências que o farão envolver em todo o processo de produção. Aproveite uma visita guiada à Quinta e descubra a Coudelaria de Cavalos Puro Sangue Lusitano. Prometemos que não se vai arrepender!


A Região Demarcada do Douro

Oh! O Douro! Essa tão bela região, famosa por todo o mundo pelo seu saboroso Vinho do Porto. Não sendo um vinho de mesa, o Vinho do Porto é o mais conhecido vinho de Portugal, atraindo milhares de turistas e curiosos à Região do Douro e promovendo o Enoturismo em todas as suas Quintas. Mas não se deixe enganar! O Douro produz muitos outros vinhos, igualmente saborosos, para que possa descobrir e saborear na sua próxima visita à região.

Algumas Quintas do Douro convidam a uma experiência mais próxima dos visitantes, convidando a viver todos os momentos de produção, desde a colheita das uvas até à pisa do vinho. Deixamos como sugestão algumas das famosas quintas onde poderá experienciar de perto todo o processo inerente os Vinhos do Douro, desde as vinhas até à sua mesa: Quinta de La Rosa, Quinta do Seixo, Quinta do Bonfim, Quinta do Vallado. Um segredo? Todas as visitas incluem prova de vinhos no final!


Setúbal não é só Moscatel

Conhecida pelo seu Moscatel de sabor forte, esta região aventura-se, igualmente, na produção de vinhos de mesa, atingindo a excelência com o seu reconhecido Vinho Tinto. Levando o seu nome por todo o país, a Península de Setúbal possui, ainda, uma Rota Vinhateira, permitindo juntar o melhor dos seus tintos com os típicos doces regionais do Sul de Portugal. De cor intensa, aroma cheio e taninos bem maduros, a apreciação de um Vinho Tinto de Setúbal convida a uma experiência gastronómica, com os mais saborosos petiscos e queijos, numa conversa entre amigos, ao entardecer.

A Quinta de Calhariz fica inserida no Parque Natural da Serra da Arrábida, convidando todos os apreciadores a uma pausa da vida citadina, enquanto desfrutam de um bela refeição, um bom vinho e o mais maravilhoso descanso, rodeados pelos mais belos jardins e fontes, onde se esconde toda a história milenar da Quinta.


A Região do Dão

Produtora de alguns dos melhores vinhos de Portugal, a Região do Dão é casa da casta mais nobre de Portugal – Touriga Nacional – oferecendo vinhos com aromas intensos e taninos nobres, promovendo o longo envelhecimento. O seu carácter, complexidade, elegância, equilíbrio e maturidade, transmitem uma qualidade gastronómica superior a estes vinhos e, sendo dignos de vários prémios internacionais, os vinhos da Região do Dão são apreciados até pelo mais exigente dos enólogos.

A Casa Santar, localizada entre Nelas e Viseu, oferece ótimas condições para os visitantes. Com visitas guiadas pela quinta e adega, esta Casa oferece ainda a possibilidade de organizar provas de vinhos para grupos de 8 ou mais pessoas, sendo fantástico para reunir os seus amigos e passarem um dia diferente!


A Noviça Estremadura

Tendo-se afirmado apenas recentemente, Estremadura é a Região Vinícola mais ocidental de Portugal. Considerada a maior produtora de Vinhos Regionais com caráter, a sua diversidade de relevos e microclimas, torna possível a produção de uma enorme variedade de vinhos, todos eles de qualidade!

Para facilitar a sua exportação e evitar confusões com a Estremadura Espanhola, região igualmente produtora de vinhos, em 2009 os Vinhos de Estremadura passaram a ter a denominação de Vinhos de Lisboa, aumento o seu reconhecimento mundial e melhorando a imagem e qualidade de uma das regiões com maior número de exportação de vinhos.


A Evolução do Alentejo

Outrora conhecido pela sua produção de vinhos tintos leves, utilizados maioritariamente na restauração, o Alentejo tem vindo a evoluir e produz, hoje em dia, alguns dos mais sérios vinhos tintos de Portugal. Com uma excelente Sala de Provas, situada bem no centro de Évora, a Rota dos Vinhos do Alentejo convida todos os amantes destes néctares a provar os melhores vinhos Alentejanos, enquanto envolvidos numa surpreendente viagem didáctica pelas diferentes castas e terroirs desta Região.

A Quinta da Esperança é um lugar encantador, onde poderá pernoitar, rodeado pelas Encostas de Estremoz. Os donos desta Quinta aproveitam, ainda, para dinamizar a sua oferta com o Enoturismo, oferendo visitas às Caves, provas de Vinhos e jantares temáticos, onde poderá acompanhar o melhor da gastronomia alentejana, com os seus fortes vinhos.

Portugal é um país fantástico, repleto de encostas e planícies que dão fruto a algumas das melhores castas mundiais. Parta à descoberta da nossa região vinhateira e deixe-se fascinar pelas tão importantes regiões do nosso país!

Mafalda Ribeiro

Mafalda Ribeiro

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.