Blog de Viagens-Mundo

Família feliz a viajar.

5 dos Países mais seguros do Mundo!

O nosso planeta é, verdadeiramente, um mundo de encantos. A sua beleza e diversidade é tal que apetece partir já à sua descoberta. Viajar transforma-nos, desafia-nos. Seja para conhecer um novo destino, para descansar, para trabalhar, para passar bons momentos com a família e amigos ou para repensar a vida, não importa o motivo. Todas as viagens divertem, enriquecem-nos e renovam a nossa energia. Viajar não é simplesmente deslocar-se de um lugar para outro: é sair da rotina, é experimentar o novo, o diferente. É viver em novos horários, ouvir idiomas desconhecidos, sentir novos cheiros e sabores, descobrir novos conceitos e mergulhar em novas realidades. E não é a distância percorrida que faz a diferença. O que verdadeiramente importa é que ninguém volta igual e que cada destino traz sempre recordações, seja ele longe ou perto.

 

Um dos maiores fatores de sucesso em cada viagem é, no entanto, conhecer minimamente o destino a visitar. E o fator segurança é, sem dúvida, um dos primeiros pontos a considerar.

São vários os fatores que contribuem para que um determinado destino seja considerado seguro. Entre eles, podemos destacar: a taxa de criminalidade, a violência nas ruas, o terrorismo, a segurança nas estradas, a ocorrência de catástrofes naturais, a estabilidade política, a qualidade do sistema de saúde e do ar e, também, o risco de epidemias.

Neste artigo, baseados nos mais recentes estudos, vamos eleger alguns dos países considerados mais seguros para viajar em 2020, tendo em conta os fatores mencionados e a recente realidade mundial provocada pela pandemia do Covid-19.

Os 5 países citados não seguem qualquer ordem de preferência ou de prioridade. São simplesmente exemplos de países apontados, na atualidade, como boas opções para a marcação das suas próximas férias com toda a segurança.

 

Portugal

Portugal é, verdadeiramente, maravilhoso e tem muito para oferecer. Parta já em busca dos castelos, dos mágicos palácios e dos notáveis monumentos, marcas de um passado grandioso que importa conhecer e preservar. Desfrute da excelente gastronomia, da beleza das paisagens e, acima de tudo, do clima de segurança e de tranquilidade que reina no nosso país. De acordo com o Índice Global de Paz, Portugal foi considerado, em 2019 o terceiro país mais seguro do mundo. Esta distinção é extremamente importante para o prestígio do país! De facto, a nível internacional, a imagem que nos últimos anos tem sido associada a Portugal é uma imagem de segurança e de serenidade. O nosso País está também muito bem considerado internacionalmente como destino responsável, pela forma como, até ao momento, soube gerir a pandemia da COVID-19. Prova disso foi a publicação de um artigo pela revista Forbes, em abril de 2020, no qual se destacaram os três melhores destinos para se viver e reformar, no final da atual pandemia do Covid-19, sendo que o primeiro lugar foi atribuído a Portugal! Para tal, contribuíram algumas variáveis, como o bom clima, o custo de vida acessível, a qualidade dos cuidados de saúde, os importantes investimentos em infraestruturas dos últimos anos, o modo de vida saudável e a beleza ímpar das praias portuguesas.

 

 

Suíça

Segundo o mais recente estudo da empresa Insurly, o 2020 Ranking of the World’s Safest Countries, a Suíça foi eleita o país mais seguro do mundo para os viajantes, obtendo 90 de 100 pontos em todas as categorias em análise. Após diversos atentados terroristas recentes na Europa, nomeadamente na França e Alemanha, o ranking da paz piorou no continente europeu. A Suíça, no entanto, continua a destacar-se como um país seguro, dado o baixo índice de criminalidade e de militarização,  o cuidado com a higiene e o ambiente - visível na limpeza das ruas e nos vários lagos de água cristalina -, a eficiência do sistema de saúde e dos transportes públicos, a estabilidade politica e a manutenção da boa ordem social, entre outros fatores. Como tal, se é apreciador de belos cenários de montanha e de Natureza e se não resiste ao delicioso chocolate suíço, reserve já a sua viagem a este encantador e pacífico destino.

 

Nova Zelândia

Enquanto o novo coronavírus se espalha pelo mundo, muitos questionam se existirá lugares seguros para se viajar durante uma pandemia. De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria Deep Knowledge Group (DKV), um dos países que oferece mais segurança para a saúde é a Nova Zelândia, destacando também a Singapura e Israel. O ranking tomou, sobretudo, em consideração a organização e eficiência dos sistemas de saúde locais e as decisões tomadas pelos respetivos governantes para atender às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à Covid-19. De resto, a Nova Zelândia tem vindo sempre a ocupar ótimas posições nos diversos rankings mundiais que tratam da segurança, da qualidade de vida e do desenvolvimento humano. As cidades de Auckland e Wellington, por exemplo, estão designadas entre as dez melhores cidades do mundo para se viver. Com um índice de criminalidade e de corrupção muito baixo, a Nova Zelândia é considerada um dos países mais seguros do mundo. Com um sistema educacional moderno, eficiente e de alto padrão, o país também ocupa as primeiras posições das pesquisas mais conceituadas ao nível de educação. A saúde pública é gratuita e de grande qualidade. Não hesite, portanto, em considerar a Nova Zelândia como um próximo destino de eleição, pois além de ser um país dotado de belezas naturais incríveis, destaca-se pelo profundo zelo dos seus habitantes pela cultura e preservação do ambiente.

 

 

Japão

O Japão destaca-se como um país sereno e de grande tranquilidade, tendo em conta alguns critérios fundamentais: os elevados níveis de segurança e de proteção da população, a ausência de conflitos internos ou externos e o baixo grau de militarização do país. A segurança dos cidadãos é, verdadeiramente, uma questão primordial para os governos nipónicos que conseguem assegurar um índice de segurança elevado para os seus cidadãos, sem prejuízo da liberdade de expressão. Por outro lado, o acesso a armas de fogo é praticamente nulo e a sociedade apresenta uma baixa tolerância ao consumo de álcool e de drogas, reforçando-se a manutenção de bons comportamentos cívicos e de um sistema consensual de valores partilhado. O país tem, também, se revelado bastante calmo diante da crise provocada pelo Covid-19. Entre os fatores de sucesso não pode deixar de se salientar as políticas eficazes de contenção, os hábitos saudáveis da população e a mentalidade da maioria dos japoneses, exímios ao nível da disciplina, da consciência cívica e da responsabilidade social.

 

Islândia

Há bastante tempo que a Islândia tem vindo a ocupar lugares cimeiros no ranking dos países mais pacíficos do mundo. Aliás, em 2018, a Islândia foi classificada pelo 11º ano consecutivo como o país mais seguro do mundo. Para tal contribui o Índice de Desenvolvimento Humano elevadíssimo, que se destaca positivamente não apenas na questão segurança, mas também nas áreas da educação, da saúde e da qualidade de vida. O país apresenta um baixíssimo índice de crimes, de reclusos e de conflitos internos e é considerado, por muitos, o país 'mais amigável do mundo' para os imigrantes. Tudo isto, aliado à beleza arrebatadora da paisagem, são motivos muito válidos que, por si só, justificam uma viagem. Que mais argumentos necessita para mergulhar num dos maravilhosos banhos termais da Islândia?

 

 

Mergulhe já na beleza e tranquilidade dos países mencionados e sinta-se… em segurança.

Contacte a Ecotravel para obter mais informações sobre os destinos a visitar e parta à aventura!

Tânia Nogueira

Tânia Nogueira

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.