Blog de Viagens-Mundo

dicas-organizar-mala-de-viagem

Dicas para organizar a mala de viagem: o que não pode faltar

Se vai viajar e já está a preparar a mala de viagem, descubra algumas dicas infalíveis para que a organização da mala seja mais rápida, mais fácil e sem deixar nada imprescindível para trás. Fique a saber tudo sobre bagagem permitida, o que tem de levar na mala de viagem e como a organizar para que seja mais prática e funcional.

 

Estudar bem o destino: Verificar a meteorologia prevista, o hotel e as atividades

Verifique a meteorologia e o tipo de alojamento:

Antes de começar a preparar a sua mala de viagem, comece por estudar muito bem o destino para onde vai. Comece por procurar qual a meteorologia prevista, já que este detalhe vai condicionar bastante a roupa e calçado a levar, bem como outros objetos importantes que não podem faltar. De seguida, procure verificar o que o seu alojamento já proporciona, se dispensa toalhas de praia, ou alguns cosméticos que não precisará de levar. Não se esqueça ainda de ver que tipo de medicação deverá levar consigo na sua viagem.

Medicamentos e consulta do viajante:

Dependendo da viagem que for realizar, pode ser necessário agendar uma consulta do viajante, tomar algumas vacinas e levar medicação preventiva, o que é importante para poder desfrutar de uma viagem sem preocupações.

Atividades, tours e experiências:

Por fim, não se esqueça de verificar quais as atividades que vai fazer, o que influenciará muito o que deverá levar na sua mala. Vai fazer caminhadas? Então, terá de levar equipamento de trekking. Planeia passar alguns dias a descansar na praia? Então, tem de levar fato de banho e talvez um livro… A sua mala vai depender diretamente do tipo de férias que vai realizar e é importante ter isso em conta na hora de preparar a mala.

 

A mala: Escolha o tamanho e tipo de mala adequado à sua viagem

O destino e o número de dias de viagem são elementos fundamentais para a escolha certa da mala. Aqui, menos é sempre mais e se puder optar por uma mala mais pequena é sempre mais vantajoso e prático durante a sua viagem.

Dependendo do tipo de férias que vai fazer poderá optar por uma mala de viagem mais ou menos tradicional.

No caso de querer explorar e mudar muito de paradeiro, andar muito a pé e pretender uma viagem mais “aventureira”, uma mochila grande poderá ser a melhor opção. Caso vá num city break, o melhor é mesmo um trolley de cabine, compacto e prático. Mas se vai numa viagem de vários dias, para um destino paradisíaco e onde tenciona ficar a relaxar, deve optar por uma mala maior e onde consiga colocar outfits para todos os dias.

A lista: Foque-se nos bens essenciais para os dias que vai passar em viagem

Seja qual for a sua viagem, uma lista é essencial para garantir que nada fica para trás e que só se foca no que realmente é necessário para os dias que vai passar em viagem. Nesta lista tenha em mente os pontos referidos anteriormente, como a meteorologia, o tipo de mala que vai levar e as atividades que vai desenvolver.

 

Bagagem permitida: Informe-se sobre tamanho e peso de bagagem, bem como bens que pode ou não transportar

Tamanho e peso de bagagem:

Antes de fazer a sua mala, procure saber, junto da companhia de aviação ou da sua agência de viagens, quais os tamanhos e peso de bagagem que poderá transportar consigo. Dependendo do destino e das regras da própria companhia, poderão existir pequenos detalhes diferentes, e é importante ter em conta estas regras para evitar surpresas na hora de embarcar. Caso viaje apenas com mala de mão, haverá mais limitações ao tamanho e peso da mala de cabine, mas se for despachar bagagem há alguns bens que não pode transportar.

Bens permitidos:

Em relação aos bens permitidos, tenha sobretudo atenção a bens eletrónicos, sensíveis e de valor, que deverão sempre ser transportados consigo na bagagem de mão. Em relação aos líquidos e cosméticos, caso viaje apenas com bagagem de porão, saiba que a quantidade de líquidos a transportar a bordo é limitada e deverá ser acondicionada de acordo com as normas de segurança.

 

Organização da bagagem: Arrumação certa para otimizar espaço

A separação de itens por tipo, a colocação das roupas mais volumosas no fundo da mala e a dobragem correta da roupa permitem a otimização do espaço e maior facilidade de arrumação quando chega ao seu destino. Utilize bolsas adequadas para arrumar os cosméticos e outros objetos e proteja os sapatos em sacos específicos para calçado. Há quem seja fã da técnica dos rolinhos que pode ser uma boa ideia se precisar muito de otimizar espaço (e sobretudo uma boa opção se viajar de mochila às costas). Seja qual for o seu destino ou tipo de viagem, não se esqueça de deixar algum espaço livre para se quiser comprar algumas lembranças e objetos típicos no destino!

Mala de mão: Bens essenciais a não dispensar

Prepare alguns bens essenciais (muda de roupa, kit de cosmética básico, medicamentos) numa malinha de mão:

Se vai despachar bagagem, não se esqueça de preparar alguns bens importantes na sua mala de mão. Uma muda de roupa é essencial, pois deixa-o salvaguardado caso haja um eventual extravio da sua mala de viagem. Depois, não se esqueça de preparar um kit de cosmética básico com escova de dentes e os bens indispensáveis como medicamentos e um agasalho. Depois, também é muito importante arrumar na mala de mão todos os documentos da viagem (os cartões de embarque, passaportes, cartões de identificação, cartões de crédito, valores) e caso viaje com medicamentos, é sempre boa ideia levar consigo também as receitas médicas e o boletim de vacinas internacional (caso viaje para um país que as exige).

 

Agora que já tem as melhores dicas para uma mala organizada e funcional, aproveite e desfrute da sua viagem ao máximo! Se ainda não tem viagem marcada mas já sonha em fazer as malas, contacte a ecoTravel, descubra os melhores programas de viagem e comece já a planear a próxima aventura!

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.