Blog de Viagens-Mundo

As melhores dicas e sugestões para tirar fotos enquanto viaja. Blog

Dicas e Sugestões para tirar as Melhores Fotos em Viagem

Seja de forma profissional ou por paixão, a fotografia é um dos prazeres que se pode explorar de uma forma única numa viagem. Quer seja pela singularidade da experiência, pelas cores, pelas diferentes paisagens e forma de vida, cada momento é uma oportunidade de captar coisas novas e que pode resultar em imagens incríveis de grande valor. Assim, se vai fazer uma viagem e quer aproveitar a oportunidade para fazer fotografia de viagem, fique com 7 dicas importantes para tirar boas fotografias no seu próximo destino.

 

  1. Planear lugares a visitar

Seja qual for o seu destino, há que planear lugares a visitar com o objetivo de os fotografar. Beleza natural, afluência de locais, cores, paisagens e património são algumas das razões que o poderão fazer querer fotografar um determinado lugar. Defina o seu tipo de fotografia e quais os locais que não quer mesmo perder, destinando assim dias da sua viagem com o objetivo de fotografar. Assim, terá uma viagem mais tranquila.

  1. Enquadramento

O enquadramento é uma parte muito importante de qualquer fotografia. Tente, da melhor forma, transmitir a ideia de escala, seja qual for o tipo de fotografia a tirar. Aqui, o enquadramento é importante. Se está a fotografar uma paisagem grandiosa de tirar o fôlego, talvez seja importante ter uma pessoa ou outro elemento para dar escala. Por outro lado, se está a tirar uma fotografia a um detalhe pequenino, deverá procurar encontrar um ângulo que o enquadre corretamente no espaço.

  1. O equipamento

O equipamento é um dos pontos principais de uma boa fotografia. Aqui, é tão importante a escolha do equipamento, como o conhecimento do mesmo. Para cada tipo de fotografia, existe uma máquina mais indicada, uma lente mais indicada e por aí adiante. Mas numa fotografia de viagem, é fundamental perceber todo o contexto do que se vai fotografar. Assim, é importante escolher um equipamento que se adapte à sua viagem, nomeadamente aos locais por onde vai andar. Outra das dicas importantes para fotografar em viagem é fazer uma lista de todos os acessórios que deve levar consigo, tais como baterias, cartões de memória extra e lentes, para que não falta nada quando chegar o momento de fotografar.

  1. Ser prático

Seja qual for o seu objetivo, na fotografia (assim como na vida) é muito importante adaptar os objetivos à realidade que se está a viver. Assim, para o sucesso na fotografia de viagem, é muito importante ser prático acima de tudo e flexível.

  1. Ser original

Seja qual for o destino da sua viagem, procure fugir do óbvio. Para uma boa fotografia é também necessário um bom observador. Assim, esteja aberto a experimentar outras posições, outros enquadramentos, outras luzes e outros objetos para a fotografia, que lhe permitirão ter uma fotografia original e fora do que poderia parecer óbvio à primeira vista.

  1. Ser paciente

Para ter uma boa fotografia é muito importante ser paciente. Por vezes, só ao fim de várias tentativas é possível captar o momento certo, ou só apenas após várias horas de espera é possível ter a luz ideal ou o enquadramento pretendido. Por isso, é fundamental ter paciência e fazer alguns testes e tentativas até chegar ao resultado esperado.

  1. Viver cada momento intensamente

Uma das dicas mais importantes para uma boa fotografia de viagem é viver o destino e cada momento da viagem de uma forma genuína e intensa, misturar-se com os locais, apreciar cada paisagem e deixar que cada detalhe do destino e da viagem o transforme. Cada um destes pormenores vai marcar a sua visão, o que vai necessariamente ter um impacto na sua fotografia de cada momento.

 

Se as nossas dicas para uma boa fotografia de viagem o inspiraram a marcar a sua próxima viagem, aproveite para descobrir um dos vários destinos que a ecoTravel tem para oferecer, todos com imenso potencial fotográfico.

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.