Blog de Viagens-Mundo

Pastel de Belém com café

Doces do mundo: os melhores sabores da pastelaria mundial

A pastelaria portuguesa, diversa e irresistível, herdeira da sabedoria secular dos conventos e de gerações de fadas de cozinha habilidosas, revela um sentido inato de elegância e de riqueza de sabores. Mas quais serão os doces tradicionais dos restantes países? Hoje conheceremos algumas delícias da confeitaria mundial. Embarque nesta viagem de sabores, aromas e paladares pelo Mundo fora!

Não há volta a dar, os Portugueses adoram doces e as variedades são infindáveis. É caso para dizer Dulcis in Fundo, expressão latina que significa “o melhor vem no fim” ou “por último mas não menos importante”. Na incomparável gama de doces da pastelaria portuguesa está toda a riqueza da civilização secular deste fascinante país, cuja identidade, afirmada no âmbito gastronómico, se acentua ainda mais na arte da pastelaria.

Observando e experimentando obras-primas de amor e de paciência como os Ovos-Moles-de-Aveiro, o Pastel de Belém, os Pastéis de Tentúgal e outras maravilhas, temos quase a sensação de estar a ver as mãos cândidas das freiras que as preparavam cuidadosamente nos seus conventos. Fazem parte de uma tradição partilhada por muitas regiões latinas - incluindo a Sicília, com uma extraordinária tradição em confeitaria - e que, conjugada com a tradição laica, nos proporcionaram delícias de sonho como o célebre Toucinho do Céu, a famosa Tigelada, o Folar da Páscoa ou as Tortas de Azeitão.

Mas o planeta reserva diversas opções para os apreciadores de doces. De facto, há muito a ser descoberto e apreciado por este Mundo fora. Parta connosco nesta deliciosa viagem pelos aromas, paladares e cores da pastelaria mundial!

 

Brasil

O Brasil, como se sabe, possui uma cultura gastronômica muito rica e é um país recheado de verdadeiras delícias quando o assunto é doçaria. Os doces do Brasil começaram a surgir ainda no período colonial, sobretudo a partir do século XVIII com a instalação em larga escala dos engenhos de açúcar. Os religiosos portugueses mantiveram as receitas à base de ovos que preparavam no seu país de origem, mas, com o tempo, foram acrescentando ingredientes brasileiros. Em cada região do país foram, assim, se desenvolvendo receitas típicas de acordo com os produtos locais mais abundantes. Aqui podemos encontrar os mais variados bolos e tortas, pudins, cocada, quindim, mousses, papos de anjo, bolo de arroz e o tão amado brigadeiro, uma delícia de chocolate com receita genuinamente brasileira.

 

França

A gastronomia francesa é das mais reconhecidas e prestigiadas do mundo inteiro. A variedade de pratos, queijos e técnicas de cozinha da França é gigante. Berço da confeitaria mundial, a França não poderia também deixar de ser um destino obrigatório para quem adora doces e deseja experimentar o melhor da confeitaria. Eis os mais famosos doces franceses, que não pode deixar de provar quando visitar o país: Mil folhas ou Mille feuille, em francês, composto por camadas de massa folhada e recheio de baunilha; o mítico Creme Brulée, um doce de textura firme e cremosa com uma crosta crocante de açúcar caramelizado, feito unicamente com leite, gemas, açúcar e baunilha; os clássicos Macarons, um doce leve, crocante por fora e macio por dentro feito à base de merengue, açúcar granulado, amêndoa em pó e corante em gel. Não deixe também de experimentar o famoso Éclair, com os mais diversos recheios: chocolate, frutas, caramelo… Verdadeiros regalos que não deve perder nas inúmeras pâtisseries de Paris!

 

Itália

Ninguém duvida que a culinária italiana é uma das melhores do mundo! O que poucos sabem é que este maravilhoso país tem também a oferecer uma vasta gama de maravilhosos doces. Apresentamos uma pequena lista das delícias que valem a pena experimentar quando estiver de passagem pela Itália. Comecemos pela sobremesa italiana mais conhecida no mundo: o Tiramisu. Leve, doce e extremamente saboroso, esta é a definição do Tiramisu, inventado no século XVI na Toscana. Cannoli siciliani é uma sobremesa de origem siciliana com o formato de tubo, feita com massa frita e, no interior, com um saboroso recheio de creme de ricota. As crostatas são receitas de doces muito famosas em toda a Itália, normalmente com recheio de frutas, embora possam ter também recheio de queijo ricota (caso da crostata di ricotta romana). Não deixe de provar também os famosos biscoitos cantuccini e, obviamente, os primorosos gelados. Todos sabemos que os italianos são verdadeiros mestres na arte de fazer gelados. Há-os para todos os gostos nas diversas gelatarias do país. Uma autêntica explosão de sabores!

 

Estados Unidos

Os americanos são verdadeiros fãs de sobremesas e têm uma variedade enorme de doces tradicionais no país. Comecemos pelos clássicos Donuts, conhecidos como iguaria oficial de inúmeras personagens e polícias do cinema americano. Segue-se o Cheesecake, de origem desconhecida, mas que ganhou popularidade nos Estados Unidos e conquistou o mundo com os seus sabores. É uma torta feita com massa de queijo ricota ou mascarpone, com uma variedade de sabores incríveis: frutos vermelhos, limão, caramelo, chocolate, entre outros. O Muffin é um bolinho bastante comum nos Estados Unidos, em versão doce, salgada ou mais saudável (caso dos Muffin de aveia). Não podemos esquecer também os Brownies, pequenos bolos de chocolate com textura crocante por fora e macio por dentro; e a lendária Apple Pie, uma tentadora torta de maçã quentinha com crosta crocante.

 

Turquia

A doçaria turca tem influências árabes, mas apresenta também as suas características próprias. Se visitar Istambul, delicie-se com as duas sobremesas mais famosas: as delícias turcas (lokum), doce gelatinoso feito à base de açúcar e com diferentes versões de sabores: desde os mais clássicos de água de rosas ou limão, até romã, morango, cereja ou laranja; e os famosos baklavas, confecionados com nozes trituradas, pasta filo e mel e revestidos com pistache, chocolate ou condimentos. Uma verdadeira tentação. Na Turquia, prove também o Künefe, uma receita árabe feita à base de queijo.

 

Os doces são uma verdadeira tentação, à qual é difícil – se não impossível - resistir, sobretudo em viagens quando deixamos a nossa rotina e nos dedicamos aos prazeres da gula com um menor sentimento de culpa!  Os momentos em que nos deliciamos com um doce têm o poder de ficar gravados na memória para sempre. Por isso, não perca a oportunidade!

Reserve já a sua viagem com a Ecotravel e descubra o melhor da pastelaria mundial! 

Tânia Nogueira

Tânia Nogueira

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.