Blog de Viagens-Mundo

As 10 Melhores Dicas para umas Férias em Família Sem Stress

As 10 Melhores Dicas para umas Férias em Família Sem Stress

Se finalmente chegou a altura de marcar as merecidas férias e vai levar consigo toda a família, saiba que está prestes a viver uma experiência inesquecível e muito divertida! Com alguma preparação, paciência e originalidade, é possível fazer uma viagem que agrada a todos, dos miúdos aos graúdos.

 

1. Defina o destino, pensando em todas as variáveis

Antes de qualquer preparativo, é importante definir o destino da sua viagem. Não pense apenas no destino em si, mas em todas as variáveis possíveis, desde o tempo de viagem, variação de horários, infraestruturas do destino, segurança, atividades que oferece, entre outros. Conhece a sua família como ninguém, e fatores como a idade dos mais novos, os interesses da família, o tipo de férias que procuram (praia, cidade, campo) poderão ter grande influência na decisão.

Aproveite para pesquisar online e procure ainda alguma informação em blogs de família e fóruns de viagem para saber qual a experiência de outros que já passaram por esta experiência.

 

2. Prepare atividades e opções para entreter os mais novos

Depois do destino definido, é muito importante pensar em várias opções que mantenham os mais novos ocupados, sobretudo durante o período da viagem, ou compassos de espera. Jogos, vídeos, livros de atividades, brincadeiras em família são apenas algumas das sugestões para manter os miúdos ocupados e evitar que se aborreçam durante períodos mais longos de espera.

 

3. Respeite o ritmo das crianças e faça várias pausas

Enquanto planeia os percursos e atividades para as férias, pense no ritmo das crianças. Em determinados períodos, sentir-se-ão mais cansadas e é importante fazer tudo num ritmo mais calmo para que seja possível fazer várias pausas entre atrações e desfrutar do destino ao máximo.

4. Pense no conforto de toda a família

Durante as férias, pense sempre no conforto da família. Se vai escolher um meio de transporte, como uma viagem de barco ou um lugar onde jantar, procure opções que sejam bem adaptadas às necessidades de toda a família. Mesmo que isso signifique um pouco mais de investimento, o conforto de todos é fundamental para que as férias decorram da melhor forma possível e que consiga desfrutar de todos os momentos da melhor forma possível.

 

5. A escolha do alojamento

A escolha do local onde passar a noite é fundamental para que as férias corram bem. Durante este período, o alojamento será a vossa base de operações, e por esse motivo deverá ser acessível, e ter algumas comodidades que consideram importantes. Dependendo da idade das crianças, poderá ser importante o espaço ter um local onde preparar refeições, ou se optar por um hotel mais tradicional, existe também a opção de escolher um “family hotel”, que oferece algumas atividades para os mais novos. Aqui, mais uma vez, a chave é o planeamento e a pesquisa.

 

6. Faça uma lista

Desde as malas, documentação de viagem, seguros, locais para visitar, reserva de avião e hotel, são muitas as coisas para planear antes de uma viagem e ainda mais caso se trate de uma viagem com crianças! Assim, fazer uma lista é a chave para que tudo corra da melhor forma e não se esqueça de nada. Comece por fazer a lista de tarefas relativas ao planeamento da viagem e depois da mala, e de outros documentos que deverá trazer consigo. No caso de certos destinos, poderá ser prudente fazer uma visita a um médico de viagens que vos passe prescrições necessárias e eventual vacinação que considere importante para que todos possam viajar descansados e em segurança.

7. Envolva os mais novos nos preparativos

Uma viagem é um grande entusiasmo, mas pode ser alvo de alguma ansiedade por parte dos mais novos, sobretudo porque não estão a par do que vão encontrar, o que vão fazer, e pelo simples facto de saírem de casa por um período de tempo. De forma a preparar os mais novos e despertar interesse face ao destino e à viagem, envolva os mais pequenos nos preparativos. Mostre-lhes alguns dos locais que vão visitar, ajude-os a preparar uma malinha de alguns objetos que queiram trazer consigo (com conta, peso e medida!) e convide-os a participar em preparativos que possam fazer - isso vai prepará-los e deixá-los felizes com a viagem.

 

8. Fazer reservas antecipadamente

Se vai viajar para um destino e tem já uma lista de atrações e atividades em que quer participar, fazer reservas antecipadamente é um dos mais importantes passos para que tudo corra da melhor forma. Sempre que puder, reserve as atrações (parques, museus, atividades, transportes) com antecedência. Desta forma, não só vai garantir o seu lugar, como vai evitar filas intermináveis, o que com miúdos se torna ainda mais cansativo.

 

9. Atividades que agradam a todos são possíveis

Lá por viajar com os mais pequenos, isso não quer dizer que só vai ver parques de diversões e atrações destinadas apenas a crianças. Férias em família significam exatamente roteiros com programas que agradam a todos. Além disso, visitar museus e monumentos pode ser super interessante para as crianças, desde que sejam feitas algumas adaptações e se pense no conforto dos mais novos (por vezes umas pausas para gelado são o suficiente para os motivar!). Desde que tudo seja feito com equilíbrio e bom senso, é possível ter umas férias espetaculares com atividades que todos gostam.

 

10. Procure profissionais para o ajudar

Viajar com os mais novos é por si só uma grande aventura! Juntar a isso todos os preparativos de uma viagem, tais como reservas de avião, hotel, roteiros, guias, descobrir os melhores lugares para visitar, o que conhecer… pode tornar-se avassalador (e mais dispendioso!). Procure profissionais com experiência em organização de férias para famílias, e que trabalham já com fornecedores dedicados a este público, garantindo uma experiência divertida, sem stress e muito bem adaptada a toda a família. Se procura uma empresa especializada em viagens e em público familiar, contacte a EcoTravel e a nossa equipa irá apresentar-lhe uma proposta personalizada para a sua família.

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.