Blog de Viagens-Mundo

Viajar de forma sustentável e responsável.

Viagens Sustentáveis: explore o mundo de forma responsável!

Nas últimas décadas, o turismo transformou-se numa indústria de enorme potencial. A circulação de pessoas em contexto turístico cresceu a um ritmo extraordinário, à escala global.  

Viajar de forma sustentável pode ser incrivelmente enriquecedor não só para o viajante, como também para o planeta! Para isso, é fundamental adotar estratégias que ajudem a preservar o ambiente e a criar práticas de turismo mais ecológicas.

Neste artigo, selecionamos alguns lugares considerados como maravilhas do mundo natural e enumeramos um conjunto de atitudes e de pequenas iniciativas que podem ajudar na promoção do turismo consciente. Inspire-se nestes 5 maravilhosos destinos de ecoturismo e reserve a sua viagem com a ecoTravel agora mesmo:

 

  1. Açores e a sua paisagem exuberante

O arquipélago dos Açores são uma excelente opção para turismo de natureza em Portugal, sendo um destino de ecoturismo de excelência. A longa lista de parques naturais, áreas protegidas, reservas florestais e locais com interesse geológico fazem dos Açores um verdadeiro santuário de biodiversidade e de geodiversidade. Não deixe de visitar a Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de S. Miguel, um cenário de beleza indescritível.

  1. Descubra os encantos da Nova Zelândia

A natureza incrível deste país é um verdadeiro paraíso para os viajantes que procuram destinos ecológicos. Além da inegável beleza dos seus atrativos parques naturais - Egmont National Park e Monte Aspiring, repletos de montanhas, vulcões, fontes termais e bosques de cauris (árvores gigantes nativas) -, o país promove a preservação da sua área ambiental de forma exemplar.

  1. Inspire-se na Suécia, o exemplo da Escandinávia

A capital sueca, Estocolmo, é uma das cidades mais verdes do planeta. Tal deve-se ao esforço coletivo da nação que, desde 1990, luta para reduzir as emissões de CO₂ por habitante. Esta mentalidade fez com que a Suécia passasse a ser conhecida como um dos principais destinos turísticos sustentáveis. Os amantes da natureza vão apaixonar-se por este maravilhoso país, pela beleza da paisagem e respeito pelo meio ambiente.

  1. A cultura e biodiversidade do México

O México é um país com uma biodiversidade invejável e um património cultural incrível. Na Riviera Maya, por exemplo, existem hotéis onde poderá usufruir de cinco ecossistemas diferentes. Na Península de Yucatán poderá desfrutar também de turismo de aventura com experientes guias locais, emergir na cultura Maia através da visita às ruínas de Tulum, mergulhar nos magníficos cenotes ou relaxar com massagens e tratamentos indígenas pré‑hispânicos.

  1. A magnífica Austrália

A Austrália é o destino ideal para os amantes do ar livre. É um país de rara beleza, com paradisíacas praias de areia branca em Gold Coast, muitas florestas, corais belíssimos na Grande Barreira de Corais e uma fauna única na Ilha Kangaroo (cangurus, coalas e até pinguins). Repleta de opções de lazer, o país oferece ainda experiências especiais que devem ser aproveitadas, como a visita a uma comunidade aborígene.

Uma boa notícia para o viajante é que em qualquer destino pode praticar o turismo sustentável! Segue-se uma série de dicas para viajar de forma consciente, em qualquer lugar do planeta:

 

Preserve o meio ambiente:

- Seja um viajante responsável e respeite a natureza! Pratique hábitos sustentáveis, como reciclar, reutilizar e caminhar!

- Recolha sempre o seu lixo e não leve consigo qualquer “souvenir local” como conchas ou pedras.

- Diga não ao plástico: utilize garrafas de água reutilizáveis e opte por mochilas ou sacos reutilizáveis.

- Apresente documentos em formato digital: com o crescente número de recursos digitais, é praticamente desnecessário imprimir bilhetes de avião, vouchers ou mapas.

- Evite o desperdício alimentar e economize água no momento do banho.

- Não deixe o ar-condicionado nem a televisão do quarto ligado sem necessidade.

- Sempre que possível, opte por Walking ou Bike Tours. Além de divertido e saudável, são práticas mais ecológicas.

 

Priorize a economia local:

- Opte por restaurantes típicos em vez de cadeias internacionais. Consuma produtos locais e escolha soluções orgânicas, pois estes produtos tendem a ter melhores práticas sustentáveis.

- Contrate guias locais e opte pelo comércio e artesanato locais.

- Dê preferência a estabelecimentos sustentáveis, como unidades de turismo rural que preservem a conservação do patrimônio natural.

 

Respeite a cultura local:

- Pesquise sobre as tradições locais e siga as regras de comportamento, mesmo que diferentes das suas.

- Aprenda algumas palavras do idioma do país e contacte diretamente com os locais, de forma a promover o intercâmbio cultural.

- Valorize hábitos locais e a possibilidade de novas experiências, mais autênticas.

- Invista numa abordagem mais humanista e menos consumista.

 

A nossa missão, como viajantes e cidadãos do mundo, deverá ser de aperfeiçoar a experiência de lazer pessoal e gerir as nossas atividades de maneira sustentável. Ajude a preservar o nosso planeta para as gerações futuras! Viaje, explore e torne o nosso pequeno "mundo" um lugar melhor!

Tânia Nogueira

Tânia Nogueira

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.