Blog de Viagens-Mundo

Conheça os 6 maiores benefícios de viajar para corpo e mente

Viajar faz bem! Os maiores benefícios para corpo e mente

Se tem por hábito viajar, saiba que esta prática é boa para si. Desde a atividade física que se faz quando se viaja, o contacto com o ar puro e a experiência de novas realidades e culturas, são vários os benefícios de fazer uma viagem. Inspire-se com as principais vantagens de viajar, e marque já a sua próxima viagem!

 

  1. Viajar faz bem à saúde

Quando viajamos com o objetivo de conhecer outro país, são várias as práticas saudáveis que adotamos imediatamente: caminhar, estar ao ar livre, conhecer outras pessoas e culturas, ver paisagens e lugares de grande beleza. Todas estas atividades melhoram o bem-estar físico e psicológico.

Vários estudos comprovam que uma viagem diminui o risco de problemas cardíacos, por promover estilos de vida contrários ao sedentarismo, diminuindo o stress e aumentando os níveis de serotonina (hormona do bem-estar).

  1. Viajar melhora a saúde mental

Mais do que os benefícios diretos de uma viagem, esta tem um grande impacto no nosso bem-estar mental. A alegria que surge antes de fazer uma viagem – a antecipação, a expectativa e a sensação de liberdade são algo incomparável. Por outro lado, o facto de nos depararmos com um contexto que nos tira da zona de conforto faz-nos sentir mais autónomos e confiantes, o que tem grande influência no nosso bem-estar psicológico. Viajar é uma experiência transformadora e muito positiva.

  1. Viajar ajuda a reduzir o stress

Viajar é uma excelente oportunidade para descansar. Sair da rotina do dia-a-dia e mudar de ares. Uma viagem é a oportunidade de ver lugares, culturas e formas de estar diferentes da nossa, o que tem um poder incrível de nos abstrair das preocupações do dia-a-dia, dos problemas e do trabalho, sendo um contributo muito importante para reduzir os níveis de stress. Numa viagem, temos a chance de parar por um segundo e desfrutar do momento, algo que proporciona um bem-estar incomparável.

  1. Viajar torna-nos mais inteligentes

Viajar aumenta a nossa capacidade cognitiva. Ao conhecer um lugar novo, acabamos por nos ter de nos deparar, durante a viagem, com uma realidade completamente diferente e a ter de absorver várias informações novas em simultâneo: desde a língua, os mapas, a localização, a cultura, entre outros. Esta é uma oportunidade de nos enriquecermos cognitivamente e culturalmente, através de uma experiência de aprendizagem única.

Viajar tira-nos da zona de conforto, e dá-nos ferramentas para aprendermos a ser mais abertos e cognitivamente mais ricos.

  1. Viajar faz-nos ser mais criativos

Nada aguça a nossa criatividade como uma viagem. Associar a oportunidade de parar e sair da rotina para absorver novas culturas, novas paisagens e novas identidades é uma chance sem igual para nos tornarmos mais criativos.

  1. Viajar faz-nos mais felizes

Em última análise, pela experiência e por tudo o que ela nos traz, viajar faz-nos mais felizes. Por nos permitir uma desconexão da rotina e uma ligação a novas culturas e realidades, uma viagem permite-nos experienciar a felicidade de uma forma genuína, que não se esgota na viagem, mas perdura no tempo graças às fantásticas memórias de vida que qualquer viagem encerra.

 

Se ficou inspirado a marcar já a sua viagem, saiba que a ecoTravel tem programas de viagem com roteiros culturais únicos, em que toda a viagem está planeada especialmente para que possa desfrutar ao máximo e colher todos os benefícios que uma viagem traz. Aproveite e marque já a sua próxima viagem!

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.