Programa
Dia 1
Lisboa ou Porto | Istambul | Bombaim
(comparência no aeroporto de partida 3h00 antes da partida para formalidades de embarque). A nossa viagem começa com a partida do voo com destino a Bombaim, efetuando uma breve escala em Istambul. Noite a bordo.
Dia 2
Bombaim
Chegamos pela manhã ao aeroporto, sendo assistidos no desembarque pelo nosso Guia privativo, que nos irá acompanhar durante todo o percurso. O pequeno-almoço será servido no Hotel, onde nos restará algum tempo livre para check-in e descanso. Após o almoço, saímos para uma visita panorâmica da cidade de Bombaim, com destaque para a Estação Vitória Términus, a Porta da Índia, o Museu do Príncipe de Gales, o Lavadouro Comunitário, a Marine Drive, a Praia de Chowpatty, os Jardins Suspensos e o colorido Mercado de Crawford. Regressamos ao Hotel, onde será servido o jantar. Alojamento.
Dia 3
Bombaim | Udaipur
Pequeno-almoço no Hotel. De manhã, atravessamos a Porta da Índia, o ícone mais famoso de Bombaim, para um passeio de barco até à Ilha Elefanta. Densamente arborizada, a ilha aloja templos subterrâneos, com 1200 anos, dedicados a Xiva, um dos Deuses da Trindade Hindu. Do nosso passeio terão destaque as estátuas de Mahesamurti (com 5,5 metros de altura), e a de Xiva, representado com 3 cabeças. Regressamos a Bombaim, onde nos será servido o almoço. Em horário a indicar localmente, seremos transportados para o aeroporto, para formalidades de embarque e partida do voo com destino a Udaipur. Chegamos ao aeroporto de Udaipur, onde seremos transportados para o Hotel. Jantar e alojamento no Hotel.
NOTA: Caso as condições de navigabilidade obriguem a suspensão dos transportes marítimos, este programa será substituído por uma visita as Grutas de Kanheri.
Dia 4
Udaipur
Pequeno-almoço no Hotel. O nosso dia será preenchido com uma visita da cidade de Udaipur. Cidade construída em redor do lago Pichola e envolvida pelo ondulado das colinas que a rodeiam, parece ter surgido de um conto de fadas, inspirando poetas, escritores e pintores das famosas miniaturas em osso, a região atrai hoje as elites indianas, pela doce qualidade de vida e clima ameno do lago. Da nossa visita panorâmica sobressai o Templo Jagdish, um dos famosos templos de Udaipur, pertencente ao complexo do Palácio da Cidade, datado do século XVII, e labiríntico Palácio dos Maharanas, com a sua combinação de arquitetura militar Rajpute e elementos decorativos mongóis. O almoço será servido em restaurante local. Após o almoço, percorremos as margens do Lago Fatehsagar, chegando ao “Sahelion-Ki-Bari”, jardim que terá servido de palco a várias festas reais durante séculos, sendo hoje um dos locais preferidos pela população de Udaipur para um passeio em família ao final do dia. Regressamos ao Hotel para jantar e alojamento.
Dia 5
Udaipur | Jaipur
Pequeno-almoço no Hotel. Em horário a indicar localmente, seremos transportados até ao aeroporto, para formalidades de embarque e partida do voo com destino a Jaipur, conhecida como “Cidade Cor de Rosa”, devido à cor avermelhada dos seus edifícios. A capital da província do Rajastão é também conhecida como o principal centro de tecelagem de tapetes, bem como o paraíso das pedras preciosas e semipreciosas, com inúmeros centros de lapidação de gemas e produção de joias. À chegada seremos transportados até ao Hotel, onde será servido o almoço. De tarde, saímos para visitar o Templo Birla, característico pelo seu mármore branco e relevos, onde teremos a oportunidade de assistir à cerimónia “Aarti”. Regressamos ao Hotel para jantar e alojamento.
Dia 6
Jaipur
Pequeno-almoço no Hotel. Partimos a bordo do nosso autocarro, em direção ao Forte de Amber, situado a poucos quilómetros de Jaipur. Ao longo do percurso teremos uma breve paragem, junto ao original e belíssimo Hawa Mahal, também conhecido como o Palácio dos Ventos, um dos mais famosos monumentos de Jaipur. Continuamos a nossa viagem até Forte Amber, onde nos espera uma espantosa subida em elefante, para visitar o esplêndido complexo do Forte, antiga cidadela dos Reis Kachawaha até 1727, altura em que a capital da Índia passou a ser Jaipur. Regressamos a Jaipur, onde nos será servido o almoço. De tarde, saímos para visita da capital do Rajastão, onde destacamos o Palácio da Cidade, antiga Residência Real de Marajás e, atualmente, Museu; e o colossal Observatório Astronómico “Jantar Mantar”, cujo nome significa literalmente ’instrumentos para medir a harmonia dos céus’. Construído no século XVIII, este é um dos maiores observatórios do mundo totalmente construído em pedra e mármore. Jantar e alojamento no Hotel.
NOTA: Em caso de indisponibilidade de elefantes, a subida será efetuada em Jeeps.
Dia 7
Jaipur | Fatehpur Sikri | Agra
Pequeno-almoço no Hotel. Em horário a indicar localmente, partimos para Fatehpur Sikri, cidade mandada construir pelo Imperador Mongol Akbar, encontrando-se no presente desabitada pela sua falta de água. Visitamos o centro da cidade, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, onde no alto da colina emerge a sua grandiosa mesquita aberta, onde jaz o sufista místico Salim Chishti. A mesquita tem atraído multidões de crentes desde 1568, quando o Santo teve a notável visão que Akbar iria finalmente ter um herdeiro, sendo a maioria dos peregrinos mulheres sem filhos, que ali esperam por um milagre. Continuamos a nossa viagem até Agra. O almoço será servido em restaurante local. Prosseguimos após almoço para visita do majestoso Forte de Agra, antiga residência dos imperadores mongóis, considerado o Forte mais importante da Índia. Terminamos o nosso dia com a visita do monumento mais famoso e emblemático em toda a Índia – o Taj Mahal, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e, sem dúvida, um dos maiores símbolos da Índia, conhecido como a maior prova de amor do mundo. Para construir este mausoléu, em mármore branco e pedras preciosas, trabalharam cerca de 20.000 trabalhadores durante 17 anos. Jantar e alojamento no Hotel.
Dia 8
Agra | Deli | Varanasi
Pequeno-almoço no Hotel. Em horário a combinar localmente, saímos para Deli. As ligações entre as principais cidades da Índia são uma oportunidade para apreciar os hábitos culturais sob as mais diversas formas, desde a observação do cultivo dos campos, à total liberdade das vacas que cruzamos, mas sobretudo entender a capacidade de sobrevivência das populações em condições adversas de desenvolvimento. O almoço será servido em restaurante local. De tarde, seremos transportados para o aeroporto de Deli, para formalidades de embarque e partida do voo com destino a Varanasi, considerada a mais sagrada das cidades hindus. À chegada, seremos transportados até ao Hotel, para jantar e alojamento.
Dia 9
Varanasi
Saímos de madrugada, para um passeio de barco ao longo do Rio Ganges, onde teremos a oportunidade de admirar os bonitos Palácios situados na margem do rio, as cremações e a incessante atividade dos Ghats, escadas de pedra que descem até ao rio, onde homens e mulheres realizam as suas abluções, rezam e purificam se no rio sagrado, meditando e fazendo yoga. O nosso percurso inclui ainda uma visita panorâmica, incluindo os Templos Bharat Mata e Shanta Durga, bem como a Universidade de Banaras Hindu. Regressamos ao Hotel para pequeno-almoço e breve descanso até ao almoço (incluído). De tarde, visitamos um centro de produção de trajes tradicionais da India, magníficos sarees para as mulheres e servani para homens, bem como as produções em seda, lenços, mantas e as magníficas e coloridas colchas. Ao entardecer teremos uma experiência inesquecível: a descida até aos bairros antigos nas margens do Ganges será feita a bordo de riquexós, num percurso pelo meio do frenético e ruidoso trânsito local. Após o por-do-sol, acompanhamos a cerimónia do Ganga Aarti, um momento de extraordinária comunhão mística com música, cânticos e muita luz e cor. Regressamos ao Hotel para jantar e alojamento.
Dia 10
Varanasi | Deli
Pequeno-almoço no Hotel. A nossa manhã será ocupada com uma maravilhosa excursão a Sarnath. Foi aqui que Buda fez o primeiro sermão após ter alcançado a iluminação, e por isso se tornou um dos centros mais sagrados de veneração dos budistas, destacando a Estupa de Dhamekh, a Árvore de Buda e o Templo de Orações. Regressamos a Varanasi, onde o almoço será servido. Em horário a combinar localmente, seremos transportados ao aeroporto, pra formalidades de embarque e partida do voo com destino a Deli. À chegada seremos transportados até ao Hotel, para jantar e alojamento.
Dia 11
Deli
Pequeno-almoço no Hotel. Partimos para visita da cidade capital da Índia – Deli. Damos início pela Velha Deli, onde destacamos o magnífico Forte Vermelho e o Bairro Chandni Chowk, localizado no coração da cidade. Visitamos a Mesquita Jama Masjid, a maior mesquita da Índia, ao redor da qual nos aguarda um agradável passeio de riquexó, para perceber como a principal comunidade muçulmana do país desenvolve as suas atividades comerciais nos inúmeros bazares. Seguimos depois para o Raj Ghat, o mais marcante símbolo da nação indiana, onde Mahatma Ghandi foi cremado. Desta visita, iremos destacar a Porta da Índia, os edifícios governamentais, o templo Hindu Birla Mandir e o Gurudwara Bangla Sahib, santuário sagrado da religião Sikh. Atingimos por fim o mais elevado minarete isolado de toda a Índia, o Minarete Qutb, classificado como Património Mundial da Humanidade e que domina o Parque Arqueológico de Mehrauli. Regressamos assim ao Hotel, para jantar e alojamento.
Dia 12
Deli | Istambul | Lisboa ou Porto
Pequeno-almoço em formato box. De madrugada, seremos transportados para o aeroporto, para formalidades de embarque e saída do voo com destino a Lisboa ou Porto (escala em Istambul). Chegada ao respetivo aeroporto. Desembarque dos passageiros. Fim dos nossos serviços.