1

O Melhor do Cáucaso: Circuito Clássico

11 Dias + Voo + Hotel 4*
desde 2389€
11 dias
Pedir Mais Informações
  • Conheça o melhor da Europa Oriental e da Ásia ocidental entre o Mar Negro e o Mar Cáspio
  • Perca-se no centro histórico de Tbilisi, a capital da Geórgia
  • Assista a um concerto vocal de música arménia medieval no mosteiro de Geghard
  • Aventure-se num passeio num veículo 4x4, no desfiladeiro de Garni
  • Descubra encantadores locais como Baku, Lago Sevan, Erevan, entre outros

Programa

Dia 1
Lisboa ou Porto | Tbilisi (Geórgia)

Comparência no respetivo aeroporto 3 horas antes da partida para formalidades de embarque assistidas pelo representante da Nortravel. Partida em voo da Turkish, via Istambul, com destino a Tbilisi.

Dia 2
Tbilisi

Chegada ao aeroporto internacional de Tbilisi durante a noite. Desembarque assistido pelo nosso agente local – com a presença do guia de língua portuguesa que acompanha o circuito nos 3 países e transporte para o Hotel Sheraton Grand Tbilisi Metechi Palace*****, ou similar. Após o pequeno-almoço buffet, visita de Tbilisi com guia local. Da visita destacamos a Cidade Antiga, onde poderemos ver: a igreja Metekhi, a estátua do rei Vakhtang Gorgasali (fundador da cidade, no século V); o antigo distrito de Abanotubani, conhecido pelos seus banhos de enxofre; a fortaleza de Narikala; a rua Sharden e a Sinagoga. A meio da visita será servido o almoço num restaurante local. Após a refeição, seguimos para a antiga capital e centro religioso da Geórgia – Mtskheta, classificada Património da Humanidade da UNESCO e habitada desde o segundo milénio antes de Cristo. Aqui visitamos a Igreja Jvari, obra-prima do início da Idade Média, e o mais importante monumento para muitos cristãos, a Catedral de Svetitskhoveli, em português “O Pilar da Vida”, porque no seu interior terá sido enterrada a túnica de Cristo sobre a qual se encontra o referido pilar. Tempo disponível para compras. Ao início da noite, jantar num restaurante com uma excelente vista para a cidade. Regresso ao hotel e alojamento.

Dia 3
TBILISI | SADAKHLO | HAGHPAT (ARMÉNIA) | PARQUE DAS LETRAS | DESFILADEIRO DO RIO QASAGH | EREVAN

Após o pequeno-almoço buffet, partida para a fronteira de Sadakhlo. Mudança de autocarro e de guia local. Entrada na Arménia pelo vale do rio Debed até aos Mosteiros de Haghpat, Património da UNESCO, construído no final do século X, e tendo sofrido algumas alterações já nos séculos XII e XIII. Almoço em restaurante local. A caminho de Erevan, fazemos uma paragem para uma foto ao monumento do alfabeto arménio antes de continuarmos a viagem até à capital da República da Arménia. Ainda antes de se entrar na cidade, passamos pelo desfiladeiro do rio Qasagh, onde se desfruta de uma vista espetacular. Chegada a Erevan e alojamento no Hotel DoubleTree by Hilton Yerevan City Centre **** Sup, ou similar. Jantar no hotel. Alojamento.

Dia 4
EREVAN | MATENADARAN | ECHMIADZIN | ZVARTNOTS | EREVAN

Após o pequeno-almoço buffet, damos início à visita da cidade com guia local, de onde destacamos: a Praça da República, a Universidade Estatal, o Parlamento, a Residência Presidencial, a Ópera e o complexo para desporto e concertos. Seguimos para o Memorial ao Genocídio, dedicado às vítimas do genocídio de 24 de abril de 1915, quando esta região estava sob domínio otomano. Segue-se o Museu dos Manuscritos Antigos Matenadaran, onde se conservam os tesouros da civilização arménia (mais de 17.000 manuscritos – a maior coleção do mundo), o Centro de Arte Cafesjian, cuja coleção foi iniciada pelo próprio Sr. Cafesjian, reúne obras nacionais e estrangeiras de arte contemporânea (uma peça de Joana Vasconcelos). Almoço num restaurante local. Após o almoço em restaurante local, visitamos uma típica fábrica de tapetes (produção artesanal) e um típico mercado local. A antiga capital da Arménia, Echmiadzin, recebe de seguida a nossa visita. Desde o século IV, que esta cidade é um dos maiores centros religiosos, sendo que a catedral desta cidade é uma das mais antigas do mundo cristão. Com a visita ao Templo de Zvartnots (641-661 a.C.), que faz parte do Património da UNESCO, terminamos as visitas deste dia. Regresso ao hotel. Jantar em restaurante local. Alojamento no hotel.

Dia 5
EREVAN | KHOR VIRAP | VINHA DE ARENI | NORAVANK | EREVAN

Após o pequeno-almoço buffet seguimos até Khor Virap de onde se avista do lado turco da fronteira, o bíblico Monte Ararat, associado à tradição do dilúvio e da arca de Noé. Ainda hoje o povo Arménio clama a sua descendência do personagem bíblico Noé. Em Artasaat, antiga capital da Arménia, visita ao Poço Profundo onde esteve prisioneiro S. Jorge o Iluminador. Iremos desfrutar de uma pequena atuação de músicos locais, utilizando um instrumento local chamado Duduk - um instrumento tradicional de sopro, popular entre os povos do Cáucaso, Médio Oriente e Leste Europeu. A palavra de origem inglesa designa uma série de instrumentos de sopro, conhecidos como balaban ou mey na Turquia, duduki  na Georgia, balaban no Azerbaijão, entre outros nomes e definições. Almoço em restaurante local. De tarde, seguindo viagem pelo desfiladeiro, vamos encontrar o Mosteiro de Noravank, que data do século XIII, passando a caminho pelas vinhas/adega da aldeia de Areni. Esta aldeia foi um dos locais onde antigamente se fazia grande parte do vinho consumido na Arménia. Visita de uma adega e regresso a Erevan, para jantar e alojamento.

Dia 6
EREVAN | GEGHARD | GARNI | SEVAN | DILIJAN

Após o pequeno-almoço buffet, partida para a reserva natural de Khosrov onde visitamos o templo pagão do século primeiro, o Templo de Garni, dedicado ao deus do sol Mitra, e que foi construído em 77 d.C. pelo Rei Trdat como residência real de verão. Foi destruído por um terramoto no século XVII e restaurado em 1969-1974. As paredes que cercam o templo, as ruínas do palácio do rei e a casa de banho foram mantidas. Segue-se uma “pequena aventura”, uma viagem em veículos todo-o-terreno soviéticos pelo desfiladeiro de Garni a que chamamos “Garni e a Sinfonia das Pedras”. De regresso ao povoado, almoço tradicional arménio, com a preparação do ‘’lavash’’ (pão tradicional da Arménia, cozido em forno de pedra). Seguimos depois para a visita ao Mosteiro de Geghard, Património da UNESCO. Por ter uma acústica única decidimos organizar no seu interior um pequeno concerto vocal privado, de música arménia medieval. A caminho de Dilijan, iremos passar pelo Lago Sevan a 2.000m de altitude. Visita ao Mosteiro de Sevanavank. Embarque para um pequeno passeio pelo lago. Continuamos a viagem para a cidade termal de Dilijan no Parque Natural do mesmo nome. Alojamento no Hotel Best Western Paradise Dilijan **** ou similar. Jantar no hotel.

Dia 7
DILIJAN | SADAKHLO | TBILISI (GEÓRGIA)

Pequeno-almoço buffet. Saída para um pequeno passeio pedestre pelo centro de Dilijan. De seguida iremos visitar a pequena localidade de Fioletovo, onde se encontram os Molocans. Este povo, uma minoria nacional com raízes na Rússia, e que não aceitou o cristianismo ortodoxo, são conhecidos por este nome, devido ao facto de não ingerirem álcool e beberem leite de maneira ritual todas as 4ª e 6ª feiras (molokan significa ‘’bebedor de leite’’). Partida para Sadakhlo para formalidades de fronteira na Geórgia, Paragem para almoço num restaurante local. Mudança de autocarro e de guia local e continuação para Tbilisi. Chegada e alojamento no Hotel Sheraton Grand Tbilisi Metechi Palace*****, ou similar. Jantar num restaurante local.

Dia 8
TBILISI | SIGNAGI | FRONTEIRA LAGODEJI | SHEKI (AZERBAIJÃO)

Pequeno-almoço buffet e partida para a zona este da Geórgia, conhecida pelas suas vinhas e adegas. Visita de Signagi, uma antiga cidade, conhecida como a cidade do amor, com as suas ruas em calçada e as varandas no antigo estilo georgiano. Elevando- se a cerca de 800 metros, daqui tem-se uma vista desafogada sobre o Vale de Alazani e as grandes montanhas do Cáucaso. A cidade assenta em cima de fortificações do século XVIII. Iremos degustar um almoço tradicional georgiano. Seguimos para o Mosteiro de Bodbe, originalmente construído no século IX, sofreu remodelações profundas já no século XVII. Atualmente funciona como um convento e é um dos locais de peregrinação na Geórgia. Passagem da fronteira, com mudança de autocarro e de guia local (nesta fronteira os passageiros têm que transportar as malas entre os dois edifícios das alfândegas, numa distância de 700 metros). Início da viagem pelo Azerbaijão, seguindo por bonitas paisagens até à cidade de Sheki. Chegada e alojamento no Hotel Sheki Saray ****, ou similar. Jantar num restaurante local.

Dia 9
SHEKI | SHEMAKHA | BAKU

Pequeno-almoço buffet. Saída para visita do Palácio de Sheki Khans. Datado do século XVIII, este palácio junta as arquiteturas tradicionais nacionais e palacianas. É notável que durante a construção do palácio, nem um único prego tenha sido usado, e o vidro colorido para o shebeke (mosaico nacional) foi trazido de Veneza. Havia muitos caravancerais em Sheki, cidade famosa pelo seu comércio. Dois deles ainda se encontram em boas condições: os Caravancerais Superior e Inferior, construídos no século XVIII. Visitamos também o museu da História Sheki, onde podemos ver artefactos de vários períodos e peças relacionadas com o fabrico e comércio da seda. Em seguida, iremos de carro até à vila de Kish, localizada a cerca de 21 Km de Sheki. Kish, uma das aldeias mais antigas do território do Azerbaijão, é conhecida pelo seu monumento arquitetónico único, um templo do período da Albânia Caucasiana. O atual edifício do templo de Saint Elisei foi erguido nos séculos X a XII. Naquela época, de acordo com algumas opiniões dos estudiosos, o templo de Kish foi edificado no mesmo lugar onde o apóstolo Elisei fundou a sua Igreja. Essa é a razão pela qual o templo em Kish é frequentemente chamado de Mãe dos templos no Cáucaso. Almoço num restaurante local. Partida para Baku. Em caminho visita da cidade de Shamakhi com a mesquita Juma e o mausoléu Yeddi Gumbez. Visita do mausoléu Diri Baba, na aldeia de Maraza. Chegada a Baku. Chegada e alojamento no Hotel Boutique 19 *****, ou similar. Jantar num restaurante local.

Dia 10
BAKU

Pequeno-almoço buffet. Saída para visita da capital do Azerbaijão, Baku, mais exatamente a sua parte histórica. Iniciamos o passeio, pela visita ao Martyrs Alley (Highland Park), localizado nas encostas mais altas do West End da cidade. Este é o melhor lugar para uma panorâmica da cidade e da Baía de Baku. Em seguida, seremos levados ao centro histórico da cidade, à sua parte antiga, conhecida por Icheri Sheher. Vamos ver os edifícios de destaque desta zona, incluindo o Palácio do Shirvanshakhs (o exemplo mais marcante das estruturas palacianas medievais no Azerbaijão, datado de meados do século XV; Maidens Tower (a antiga fortaleza de oito andares construída originalmente como um farol de fogo). Almoço em restaurante local. Andando ao longo de estreitos becos, poderemos ver caravancerais e mesquitas históricas e imponentes mansões dos barões do petróleo, construídos durante o primeiro boom do petróleo. Jantar num restaurante local, regresso ao hotel e alojamento.

Dia 11
BAKU | LISBOA OU PORTO

Pequeno-almoço piquenique (formato box). De madrugada transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo regular da Turkish, via Istambul, com destino a Lisboa ou Porto. Chegada ao aeroporto de destino.

FIM DA VIAGEM.

Condições Gerais

Incluído
  • Passagem aérea em classe económica em voos regulares Turkish Airlines para os percursos Lisboa ou Porto / Istambul / Tbilisi e Baku / Istambul / Lisboa ou Porto, com direito ao transporte de 1 peça de bagagem ate 30kg.
  • Assistência nas formalidades de embarque;
  • Circuito em modernos autocarros de turismo de acordo com itinerário;
  • Acompanhamento de experiente guia de língua portuguesa desde o aeroporto de chegada ao aeroporto de partida, no destino;
  • Alojamento nos hotéis indicados ou similares;
  • Todos os pequenos-almoços buffet, exceto no último dia em Baku;
  • Refeições indicadas no itinerário – 18 refeições (bebidas não incluídas), sendo uma delas em formato piquenique;
  • Guias locais, em espanhol;
  • Visitas e entradas conforme itinerário;
  • Serviço de bagageiros à saída dos hotéis (1 peca de bagagem por pessoa);
  • Seguro Multiviagens – capital de €30.000*;
  • Taxas de cidade, turismo, serviço e IVA;
  • Taxas de aviação - € 280;
  • 24h/7 Serviço de Assistência ao Cliente

NOTA: valores das taxas de aviação sujeitos a alteração.

Não Incluído
  • Todos os serviços não mencionados no programa;
  • Bebidas durante as refeições;
  • Gratificações a guias e motoristas;
  • Despesas de caráter pessoal;
  • Passaporte obrigatório
  • Visto de entrada no Azerbaijão.
Selecione uma data
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.