Programa
Dia 1
LISBOA, PORTO OU FARO | CIDADE DO MÉXICO
Comparência no aeroporto 120 minutos antes do voo indicado. Formalidades de embarque e partida com destino à Cidade do México, via cidade(s) de conexão. Chegada, assistência do nosso representante local e transfer ao hotel. Resto de dia livre para explorar uma das maiores cidades do mundo, uma agitada mancha urbana e uma espécie de “sol no sistema solar mexicano” desde 1300, época em que foi fundada como capital do Império Asteca. Cartão de identidade e retrato da diversidade desta terra quente, apimentada e colorida, a Cidade do México mostra, sem rodeios, um pouco da história e da cultura que se esconde debaixo do “sombrero”. Alojamento.
Dia 2
CIDADE DO MÉXICO
Pequeno-almoço. Visita panorâmica da cidade, descobrindo a Praça da Constituição ou Zócalo, rodeada por bonitos edifícios de estilo barroco; a Catedral, o maior monumento religioso do país, construída sobre um dos mais imponentes templos astecas; o Palácio Nacional, sede da Presidência da República e onde poderá admirar os murais de Diego de Rivera; e o Templo Mayor, descoberto recentemente depois de ter sido desmantelado e coberto pela nova cidade colonial espanhola. De seguida, descubra o Museu de Antropologia da Cidade do México, visitando o salão asteca, projetado para guardar e exibir o legado arqueológico dos povos da Mesoamérica. Regresso ao hotel. Tarde livre. Alojamento.
Dia 3
CIDADE DO MÉXICO
Pequeno-almoço. Dia livre. Excursão (opcional) a Teotihuacán, o “lugar onde nascem os deuses” segundo os Astecas. Este importante sítio arqueológico é composto por três edifícios: a majestosa Pirâmide do Sol, a Pirâmide da Lua e a Cidadela, todas elas construídas sobre a “Calçada dos Mortos”. Regresso à Cidade do México. Paragem na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, o maior centro de peregrinação da América Latina. Tarde livre. Alojamento.
Dia 4
CIDADE DO MÉXICO | PUEBLA | OAXACA
Pequeno-almoço. Saída em direção a Puebla para visitar esta antiga cidade colonial, famosa pelos seus típicos azulejos e pela forte tradição católica. Destaque para a Igreja de Santo Domingo onde se encontra a capela do Rosário, uma das maiores expressões da arte barroca mexicana. De tarde, continuação para Oaxaca, centro cultural e gastronómico onde os traços coloniais se revelam à sombra de elegantes avenidas arborizadas. “Habitat natural da festa”, o ambiente alegre e as tradições indígenas potenciam a criatividade dos artistas locais. Chegada e transfer ao hotel. Alojamento.
Dia 5
OAXACA
Pequeno-almoço. De manhã, visita da famosa zona arqueológica de Monte Albán. Situada no topo de uma colina, o cenário deste centro cerimonial é dominado pelas grandiosas ruínas. Contemple os vários túmulos e as pinturas murais deste privilegiado ponto de vigilância que os astecas conheciam como “Montanha do Jaguar”. De tarde, visita panorâmica da cidade. Descubra o Zócalo (praça central), o antigo convento de Santa Catalina de Siena e o mercado, um mundo de cores, sabores e texturas que se afirma como um dos mais típicos da região. Regresso ao hotel e alojamento.
Dia 6
OAXACA | SANTIAGO MATATLÁN | TUXTLA GUTIÉRREZ
Pequeno-almoço. Saída em direção a Santiago Matatlán (1h), também conhecido como “Capital Mundial do Mezcal”. Visita a um palanque tradicional (fábrica de Mezcal), onde dão a conhecer o processo, ainda artesanal, da produção desta famosa bebida, uma aguardente local, produzida a partir do agave, tal como a Tequila, mas, ao contrário desta que só pode ser produzida com agave-azul, o Mezcal pode ser produzido a partir de qualquer qualidade de agave. Atualmente, existe um maior reconhecimento internacional. Continuação para Tehuantepec (4 horas de percurso). Almoço. De tarde, a viagem prossegue para Tuxtla Gutiérrez, capital do estado de Chiapas (5 horas de percurso). Alojamento.
Dia 7
TUXTLA GUTIÉRREZ | SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS
Pequeno-almoço. Transfer ao cais e início de um passeio de barco pelo “Cañon del Sumidero”, um estreito desfiladeiro com elevada profundidade e uma grande riqueza ecológica. Admire as fascinantes formações geológicas, a vegetação exuberante e a fauna tropical deste incrível “projeto” da Natureza. Almoço em restaurante local. Continuação para S. Cristóbal de las Casas, uma bela cidade colonial no coração de uma região com profundas raízes indígenas. Resto de dia livre. Passeie pelas ruelas empedradas e descubra as cores e tradições dos diferentes bairros da cidade. Alojamento.
Dia 8
SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS
Pequeno-almoço. Visita do mercado local, um dos mais típicos de Chiapas, e onde, diariamente, as comunidades indígenas vizinhas vêm vender os seus produtos. Descendentes dos maias, os habitantes destas aldeias podem ser identificados pelo traje tradicional e continuam a viver da agricultura e do fabrico de artesanato. Visita da Igreja de Santo Domingo, de estilo barroco e fundada em 1547, e das comunidades indígenas de S. Juan Chamula e Zinacantan, baluartes da cultura ancestral do país. Duas povoações únicas e enigmáticas que misturam a crença pagã com o catolicismo e onde se perpetuam rituais verdadeiramente mágicos. Entre nos costumes locais ao aprender a fazer a sua própria tortilha e deguste uma tacinha de “Pox”, um antigo elixir maia comummente utilizado nas cerimónias religiosas e festivais. Regresso a S. Cristóbal de las Casas. Alojamento.
Dia 9
SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS | PALENQUE
Pequeno-almoço. Visita da zona arqueológica de Palenque, Património da Humanidade desde 1987. Estas fascinantes ruínas no meio da selva são um tesouro nacional e um dos melhores exemplos da arquitetura maia. Entre as pedras milenares dos templos há um ambiente místico e uma elegância surpreendente. Destaque para a maior pirâmide escalonada mesoamericana: o Templo das Inscrições. Coberto por hieróglifos, o templo foi um autêntico “livro aberto” para o estudo da civilização maia e permitiu descobrir o túmulo de Pakal com a sua famosa máscara de jade. Partida para Campeche, um importante porto colonial com um centro histórico amuralhado, uma maravilhosa arquitetura barroca de influência espanhola, restauradas mansões senhoriais e encantadoras ruelas. Almoço durante o percurso. Chegada e alojamento.
Dia 10
PALENQUE | CAMPECHE
Pequeno-almoço. Visita à zona arqueológica de Palenque encravada na selva chiapaneca, uma das mais importantes do mundo Maia, cujo templo mais importante é o das Inscrições com o túmulo de Pakal e a máscara de jade. Partida para Campeche. Almoço durante o percurso. Chegada e alojamento.
Dia 11
CAMPECHE | UXMAL | MÉRIDA
Pequeno-almoço e partida com destino a Mérida. No percurso, visita da zona arqueológica de Uxmal. Este complexo, cujo nome significa “construído em três etapas”, é um exemplo da era clássica e pós-clássica maia. Descubra a Pirâmide do Adivinho, de forma ovalada e única no seu tipo, o Palácio dos Governadores, com uma fachada monumental, e o Quadrilátero das Freiras, apreciando os desenhos geométricos e as máscaras do Chaac (deus da chuva), um dos mais venerados devido à carência de fontes naturais de água. Almoço em restaurante local. Continuação para Mérida, a “Cidade Branca”, capital cultural da península de Yucatán desde a conquista espanhola. As residências da época colonial, de estilo francês, italiano e árabe do princípio do século, testemunham a riqueza do seu passado e contrastam com a atual atmosfera “muy cosmopolitana” da cidade. Paragem no Zócalo de Mérida (praça principal) para admirar os principais monumentos: a Catedral, o Palácio do Governo, o Palácio Municipal e a Casa de Montejo. Alojamento.
Dia 12
MÉRIDA | CHICHEN ITZÁ | CANCÚN (RIVIERA MAYA)
Pequeno-almoço e saída com destino a Cancún. No percurso, visita da zona arqueológica de Chichén Itza, capital maia de Yucatán que floresceu entre o século V e X. Centro económico e político do império, o complexo de pirâmides escalonadas, templos e outras estruturas em pedra revela a perspetiva desta civilização sobre o universo, intimamente ligada ao que observavam no céu durante a noite, e esclarece os enigmas à volta do calendário astronómico maia. Deslumbre-se com uma das 7 Maravilhas do Mundo: o Templo de Kukulkan - uma gloriosa pirâmide escalonada com 365 degraus, um por cada dia do ano. Destaque ainda para o Observatório, onde se julga que desenvolveram a capacidade de prever eclipses solares, o Templo dos Guerreiros, o Convento das Freiras e o Cenote, uma piscina subterrânea de água natural. Almoço em restaurante local. De tarde, continuação para o hotel em Cancún / Riviera Maya, paraíso tropical e porta de entrada no “Mundo Maia”. No percurso, paragem no Cenote Saamal para dar um mergulho nesta piscina natural de água esverdeada, um lugar idílico em plena selva tropical. Alojamento.
Dia 13
Cancún | Lisboa
Pequeno-almoço. Tempo livre até à hora de check-out (por volta das 12h00). Em horário a combinar, transfer ao aeroporto de Cancún. Formalidades de embarque e partida em voo com destino à sua cidade de origem, via cidade(s) de conexão. Noite e refeições a bordo.
Dia 14
LISBOA
Chegada.
* O preço "desde" mencionado, refere-se ao preço base do circuito e está sujeito a alterações, dependendo da tarifa aérea disponível. Deverá contactar-nos para receber a proposta atualizada, para a data pretendida.
** Suplemento quarto individual sob consulta.