Descubra o México, um dos Destinos Mais Exóticos e Culturais da Terra

Blog de Viagens-Américas

mexico-destino-exotico-e-cultural

Descubra o México, um dos Destinos Mais Exóticos e Culturais da Terra

As praias mexicanas, o paraíso de areia branca e águas de um azul profundo, são conhecidas em todo o mundo, sendo a Riviera Maia um local de eleição para quem quer passar umas férias agradáveis junto ao mar. Mas o México é muito mais do que praias, sombreros ou mariachis a tocar ao pôr-do-sol. A sua rica Cultura e História também contribuem para que este seja um dos destinos mais “in” de 2018.

Com 119 milhões de habitantes (numa estimativa feita em 2015), o México é o 11.° país mais populoso do mundo e o maior país de língua espanhola. Para além do castelhano, no país dos mariachis falam-se 67 línguas indígenas, algumas ainda com raízes nas antigas civilizações: olmecas, toltecas, teotihuacanos, zapotecas, maias e astecas.

Todos os anos, 21,4 milhões de turistas viajam até ao México para relaxarem nas suas praias a perder de vista e conhecer a sua calorosa população que, a título de curiosidade, é marcadamente católica, devotos da Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira do país.

Grande parte dos transeuntes que visitam esta maravilhosa nação são provenientes dos Estados Unidos e do Canadá, mas também a Europa ocupa uma importante parte das suas receitas de Turismo. Estes turistas ficam fascinados com a oferta turística e, já agora, com os preços acessíveis que aqui são praticados, devido à desvalorização da sua moeda, o peso mexicano.

Com um clima que varia entre o temperado e o tropical, o México é, então, maioritariamente procurado pelas suas luxuosas estâncias balneares. Relaxar e aproveitar uns bons dias de sol é que os turistas mais anseiam, tendo o povo mexicano muito trabalhado para proporcionar excelentes condições e diversões aos seus visitantes. Cancún é a zona mais popular para este tipo de férias. Situada na magnífica Península de Yucatán, na costa sudeste do México, é banhada por algumas das mais encantadoras praias do mundo, repletas de peixes coloridos, recifes de coral, areias de textura fofa, altas palmeiras e gradações fantásticas de azuis. Esta era uma zona esquecida de floresta das Caraíbas, que foi desbravada, de forma a se tornar num autêntico Paraíso.

Para além disso, à sua volta localizam-se importantes centros arqueológicos e de reservas naturais incríveis, prontos a serem descobertos. E com várias atividades – mais ou menos radicais – são inúmeros os locais onde pode aliar o descanso à diversão. O Parque Eco arqueológico Xcaret, plantado à beira-mar, tem como principais pontos de interesse o mergulho de snorkel, a exploração de cavernas e o descoberta de rios subterrâneos; o parque Xel-Há, com cerca de 70 espécies marítimas, é um verdadeiro refúgio natural para atividades de pura adrenalina; o Museu Submarino de Cancún, com cerca de 470 estátuas debaixo de água, é obrigatório; a belíssima e luxuosa praia de Akumal vai surpreendê-lo; o sistema de cascatas petrificadas conhecido por Hierve el Agua é encantador; os fantásticos Cenotes (bonitas cavernas submersas, nas quais – dizem – um mergulho nas suas lagoas rejuvenesce qualquer um) são incríveis; o Cânion del Sumidero, com 70 milhões de anos, é bem mais velho que o seu famoso "parente" Grand Canyon e vai ser um deleite admirá-lo; ou a Ilha Contoy, que marca o limite entre o Golfo do México e as cálidas águas do Mar das Caraíbas, na qual poderá realizar emblemáticos passeios.

Mas aliada às praias, a Cultura no México é, igualmente, uma aposta ganha, uma vez que este país tem 31 lugares considerados Património Mundial da UNESCO. As suas ruínas de antigas civilizações e a herança das suas cidades coloniais têm conquistado os mais exigentes viajantes, que veem no famoso Chichén Itzá (considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno) a maior coroação mexicana.

No país de Frida Kahlo não pode deixar de visitar o Castelo de Chapultepec, construído na altura do Vice-Reino da Nova Espanha; a Pirâmide do Sol, a segunda maior pirâmide da cidade de Teotihuacan, a capital do antigo Império Maia; o Museu Nacional de Antropologia, com importantes artefactos arqueológicos e antropológicos das culturas pré-colombianas do México; o Palácio de Bellas Artes, considerado o principal teatro de ópera da Cidade do México; o Zócalo de Oaxaca, cidade bastante conhecida pela celebração do Dia de Los Muertos; ou o Museu Frida Kahlo, também conhecido como "Casa Azul".

Para além destes locais emblemáticos, há outras experiências culturais que vale a pena experimentar, como um típico concerto de uma banda de mariachis, que normalmente cantam boleros ou rancheiras, ou um combate de lucha libre, um dos desportos mais populares neste país, cujos combates até são transmitidos pela rádio.

E porque os sabores também marcam qualquer viagem, a (deliciosa) Gastronomia mexicana é, igualmente, um dos pontos fortes de uma viagem ao melhor do México. Influenciada pelas culturas indígenas, pela colonização espanhola e contando com matérias-primas de excelente qualidade para as suas originais criações culinárias, a UNESCO classificou esta Cozinha como Património da Humanidade, pelo seu sabor, cores, aromas e arte na preparação de cada receita. Por entre inúmeras iguarias que pode provar, a Gastronomia mexicana tem nos Tacos o seu prato símbolo, mas também a Tortilla, o Burrito, os Nachos e a Quesadilla são bastante apreciados, assim como os pratos feitos com base no saboroso milho que se encontra por estas terras.

Em suma, o México é um dos destinos mais exóticos e fascinantes do planeta. Quem por lá passa não resiste e apaixona-se. Porque, como diz a famosa canção que se ouve por estas terras, é fácil “levar o México no coração”.

Se ainda não conhece este incrível país, junte-se ao nosso circuito mexicano: O Melhor do México (8 Dias). Para além de ter oportunidade de descansar nas fantásticas praias de Cancún, poderá visitar a Cidade do México, Villahermosa, Mérida e muito mais. Descubra as zonas arqueológicas de Palenque, Uxmal e Chichen Itza, mergulhe num dos mais famosos Cenotes e perca-se por entre os melhores monumentos e ruínas Aztecas!

Filipa Godinho

Filipa Godinho

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.