Maldivas nas Férias: Guia Completo de Viagem

Blog de Viagens-Ásia

Maldivas nas Férias: Guia Completo de Viagem

Maldivas nas Férias: Guia Completo de Viagem

As Maldivas são aquele país que muitos de nós idealizamos como um verdadeiro destino dos sonhos. No artigo de hoje vamos ajudá-lo a construir as suas férias nas Maldivas.

 

As Maldivas: contexto geográfico e cultural

As Maldivas são compostas por 1196 ilhas, sendo que apenas 203 delas são habitadas, espalhadas pelo Oceano Índico, no sul da Ásia (perto do Sri Lanka e da Índia). 
O nome “Maldivas” não podia ser mais pertinente: deriva de maldwipa que, no idioma malabar, junta mal (mil) com dwipa (ilhas).  

Ao planear a sua viagem, pode optar por viajar para as ilhas desabitadas, onde se encontram os resorts de turismo, ou as habitadas pela população local. Aqui, e como a religião oficial do país é o Islamismo, é proibido usar bikini na maioria das praias. Para tal, deve procurar uma “bikini beach”, idealizada para os turistas.

 

Qual é a melhor época para visitar as Maldivas?

A melhor altura do ano para visitar as Maldivas é, sem dúvida, entre dezembro e março. É quando as temperaturas estão mais altas e é, consequentemente, a época mais movimentada. Se quiser optar por outra altura, aconselhamos a ir, no máximo, até maio. A partir daí, o tempo é imprevisível. Chuva e Maldivas nas férias não combinam, pois não?

 

Principais atividades e atrações nas Maldivas 

As Maldivas são um destino perfeito para quem ama praia, desportos aquáticos e vida marinha. Algumas das atividades que pode fazer nas suas férias nas Maldivas:

  • Aproveitar  as praias: esta é óbvia, não é? As Maldivas têm praias verdadeiramente paradisíacas, com as suas águas cristalinas e o seu cenário enfeitado por palmeiras;
  • Mergulho: quer explorar o incrível mundo subaquático com os seus próprios olhos? Nas Maldivas existem vários resorts especializados em mergulho, onde pode tirar o seu curso em 3 dias. Se já tem a certificação, melhor ainda!
  • Snorkeling: as águas transparentes das Maldivas são o lugar perfeito para apreciar a biodiversidade do local. Peixes, corais, tartarugas, mantas e tubarões-baleia são exemplos do que poderá ver;
  • Passeios de barco: há vários resorts que dispõem de canoas gratuitas - aproveite! Se viajar de forma independente (optando por alojamentos locais) vai ter de andar de barco para se deslocar pelas ilhas. Esteja atento(a) a possíveis avistamentos de golfinhos!

 

Snorkeling nas MaldivasBarco nas águas cristalinas das Maldivas

 

Alimentação nas Maldivas: o que não perder?

A gastronomia das Maldivas pode ser definida com três palavras: peixe, coco e grãos.
Prepare-se para encontrar a inconfundível mistura de sabores do caril nas mais variadas refeições: peixes, crustáceos, vegetais e carnes.

O que não pode deixar de experimentar:

  • Prato principal - Garudhiya Baiy: o prato mais popular das Maldivas, servido numa tigela de sopa de atum, arroz branco, cebola, pimento e limão, por vezes acompanhado de peixe grelhado;
  • Doce - Bondibaiy: sobremesa típica de pudim com arroz doce que costuma acompanhar peixe ou frango;
  • Bebida - Chá sai: o kalhu sai (chá preto) ou kiru sai (chá de leite) são os favoritos da região e são um ótimo acompanhamento para o lanche.

 

Algumas sugestões de restaurantes com opções deliciosas nas Maldivas: Seagull Café House, Symphony, Royal Garden Café, todos em Malé, a capital do país. 

 

Visitar a capital das Maldivas: o que fazer em Malé?

Sabemos que o intuito de umas férias nas Maldivas é aproveitar as praias paradisíacas e tudo o que elas têm para oferecer. Mas já que se encontra num país com uma cultura tão diferente da nossa, por que não explorar também a capital do país, Malé?

Alguns pontos de destaque da cidade:

  • Grand Friday Mosque: uma incrível mesquita moderna, considerada o símbolo da cidade;
  • Mercado Local: aqui vendem-se frutas e outras comidas típicas do país, com destaque para os frutos do mar;
  • Mesquita Velha de Malé: uma das mesquitas mais antigas da cidade (1656). O mais incrível é que a sua construção foi feita à base de corais - uma pérola da arquitetura!

 

Malé, Capital das Maldivas, vista de cimaGrand Friday Mosque, em Malé

 

Informações sobre a moeda

Apesar de a moeda oficial ser a rúpia, em todos os resorts são aceites dólares americanos.
Caso se hospede nas ilhas locais é recomendado levar tanto dólar como rúpias, pois nalgumas ilhas menores o dólar não é aceite. 
Já para se locomover de ferry boat também é recomendado levar rúpias, uma vez que na maioria desses transportes só se aceita a moeda local.

 

Ficou com interesse de viajar para as Maldivas? Pudera! Este país vive no nosso imaginário como um dos mais lindos do mundo, e não é à toa. Esperamos que as nossas anotações lhe sejam úteis! Boas viagens!

Ana Lúcia Almeida

Ana Lúcia Almeida

Quer reservar um circuito à sua medida?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.