Blog de Viagens-Mundo

Do Turismo Sustentável ao Turismo Científico - As 6 novas formas de viajar nos próximos anos

Do Turismo Sustentável ao Turismo Científico - As 6 novas formas de viajar nos próximos anos

Desde preocupações com a sustentabilidade natural e social, à curiosidade relativamente à ciência, e a uma necessidade maior de procura de bem-estar psicológico e físico, descubra quais são as tendências globais que terão impacto sobre a forma como iremos viajar. Conheça as principais tendências e aproveite para sonhar com a sua próxima viagem.  
 

Turismo sustentável

O crescimento exponencial do setor turístico permitiu que as deslocações se tornassem mais rápidas, fáceis e acessíveis. Todavia, são igualmente notórias algumas consequências nefastas na envolvente. As empresas do sector e os próprios turistas estão hoje mais conscientes e procuram alternativas sustentáveis. Tais experiências promovem boas práticas, como: a contratação de fornecedores mais ecológicos, a prioridade dada à economia local e o desenvolvimento de atividades que promovam a sustentabilidade das próprias regiões. Inspire-se em alguns dos destinos com programas sustentáveis e fique a conhecer mais sobre esta tendência.


 

Turismo de natureza

Atualmente, neste mundo frenético em que vivemos, tem-se verificado um aumento na procura de turismo associado a espaços ao ar livre, de beleza natural e que proporcionem atividades outdoor. Além de mais saudável, este tipo de turismo permite uma conexão mais próxima com a natureza e, consequentemente, a sua preservação. Recomendamos os circuitos pela Madeira e pelos Açores pela sua rica biodiversidade.


Turismo de bem-estar

A necessidade de parar e a apostar no bem-estar são duas das razões que mais motivam as pessoas a viajar. A procura por experiências que impactem de forma positiva a saúde física e mental é uma tendência em crescimento que se estende ao setor do turismo. A escolha de destinos mais pacatos, com menor afluência de gente, que permitam aos visitantes puderem relaxar e descansar são uma tendência do futuro. Se quer saber mais sobre este tipo de turismo, inspire-se neste programa de bem-estar nos roteiros termais naturais da Islândia e no programa das termas de S.Vicente.


 

Turismo comunitário

Tendo em conta os objetivos globais para o turismo, a Organização Mundial do Turismo definiu que a inclusão social deverá ser uma prioridade no setor. Neste sentido, a procura por experiências que envolvam as comunidades locais dos destinos surgem como uma das tendências.

Os viajantes estão à procura de atividades ligadas às raízes do local que visitam, que permitam viver as tradições autóctones. Programas como o roteiro de Vinhos e tradições do Alentejo servem de exemplo de atividades em que se verifica o envolvimento das comunidades locais no turismo.


Turismo solidário

O turista do futuro é mais consciente e focado no tema da responsabilidade social. Desta forma, além de estar preocupado em minimizar os impactos ambientais da sua viagem, quer ainda deixar a sua marca e um contributo positivo no destino que visita. Experiências turísticas que promovam o voluntariado, a coesão social ou o apoio a regiões em risco, são uma importante tendência do setor, e uma tendência nas viagens do futuro.


 

Turismo científico

Além das viagens relacionadas com a natureza, uma das novas tendências do turismo global são as atividades relacionadas com a Ciência. Passeios que exploram a fauna e flora de regiões, com o consequente envolvimento dos visitantes em atividades de cariz científico. Este tipo de viagens está em franco crescimento.


Se os seus planos passam por realizar uma viagem inspire-se nas novas tendências de viagens para os próximos anos, nas nossas sugestões e marque já as suas próximas férias!

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.