Blog de Viagens-Mundo

Descubra 7 magníficas fronteiras criadas pela Mãe Natureza!

7 Fronteiras naturais de cortar a respiração!

O Mundo foi naturalmente criado sem fronteiras. Mas o Homem, desde tempos remotos, optou por delimitar territórios e sugerir uma linha de demarcação em determinados espaços geográficos, de forma a definir onde um Estado-Nação começar e outro termina.  Os limites dessa ocupação geralmente são barreiras naturais, como rios e montanhas, daí os mapas serem recortados.

Mas vários países encontram-se separados por barreiras humanas. Algumas majestosas, como, por exemplo, a Grande Muralha da China, que separa a China da Mongólia. Outras bastante curiosas, como pontes, muros, linhas ou até mesmo cafés (como acontece no Baarle Nassau Frontier Café que separa a Holanda da Bélgica)!

Neste artigo, convidamo-lo a conhecer algumas das mais espetaculares fronteiras naturais do Mundo, verdadeiras obras-primas da Mãe Natureza, para a qual não existem barreiras nem limites...

 

1. Cataratas Detian: Uma Pérola da Natureza

As Cataratas Detian são um verdadeiro espetáculo natural do Sudeste Asiático e servem de fronteira entre o Vietname e a China. A maior destas quedas de água tem cerca de 70 metros de altura e despenha-se sobre majestosos rochedos e um encantador lago de águas azuis. Mergulhadas em plena selva, sempre verde e exuberante, as cascatas Detian são uma verdadeira maravilha da Natureza que não pode deixar de conhecer!

 

2. Monte Roraima: Misticismo e Contemplação

Com uma beleza natural estonteante, o Monte Roraima é a maior montanha plana do mundo e o sétimo ponto mais alto do Brasil. O Monte Roraima marca uma tríplice fronteira natural entre três países sul-americanos - Brasil, Venezuela e Guiana - e tem vistas de cortar a respiração. 85% do seu território localiza-se na Venezuela, de onde partem os trilhos de trekking em direção ao cume. Sagrada para os indígenas venezuelanos e desafiante para os mais aventureiros, a região é fonte de inspiração para qualquer viajante e respira mistério e contemplação. 

 

3. Pirenéus: A Natureza em estado puro

Os Pirenéus são uma cordilheira no sudoeste da Europa cujas montanhas formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha. Separam, assim, a Península Ibérica do território francês. Com uma flora e fauna excecionais, o Parque Nacional dos Pirenéus é um verdadeiro paraíso para os amantes da Natureza, de caminhadas e de desportos radicais. Selvagem e bem preservada, esta paisagem grandiosa, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, é também uma excelente opção para a prática de desportos de Inverno.

 

4. Parque Nacional da Suíça Boêmia: um cenário encantado

A majestosa fronteira entre a Alemanha e República Checa localiza-se no Parque Nacional da Suíça Boêmia e é um impressionante fenómeno da Natureza que não pode deixar de visitar! A exuberante paisagem do parque lembra cenários encantados, onde poderá admirar a maravilhosa vista sobre o rio Elba, fazer passeios de barco nos desfiladeiros do rio e deslumbrar-se com as formações rochosas de arenito (entre os quais Pravcicka Brana, o maior arco de arenito da Europa). Um circuito na Europa Central imperdível.

 

5. Monte Evereste: Deusa Mãe do Mundo

O Monte Evereste, com os seus 8.850 metros de altura, faz parte da cadeia de montanhas dos Himalaias, no sul da Ásia, e localiza-se na fronteira entre o Nepal e a região chinesa do Tibete. É a montanha mais alta do planeta, sendo por isso chamada de “Teto do Mundo”.  No idioma tibetano, o seu nome é Chomolungma, que significa “Deusa Mãe do Mundo”. O Monte Evereste impressiona pela sua altura e exuberante beleza natural. Um dos principais atrativos é o desafio que a sua escalada envolve, o que está apenas ao alcance dos melhores alpinistas do Mundo.

 

6. Cataratas do Niágara: a Força da Natureza

As Cataratas do Niágara servem de fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá e são uma das maravilhas naturais da América do Norte. A força e grandiosidade das suas quedas de água e a beleza dos seus miradouros constituem um verdadeiro espetáculo da Natureza, que não deixa ninguém indiferente. São uma das atrações naturais mais visitadas em todo o Mundo.

 

7. A Tríplice Fronteira: O encontro de 3 Nações

A região de Foz do Iguaçu é o ponto onde convergem os rios Iguaçu e Paraná. É conhecida pelo nome de “Tríplice Fronteira” por apresentar uma característica geopolítica incomum: é o lugar que separa 3 países distintos - Argentina, Brasil e Paraguai. A Tríplice Fronteira é a principal fronteira da América do Sul em termos de população, circulação de pessoas e relações internacionais. Neste local está localizado o Marco das 3 Fronteiras, um obelisco que representa um dos pontos turísticos historicamente mais importantes da região: em cada país há um marco que representa o encontro e a proximidade entre as nações vizinhas.

 

Para a Natureza não existem barreiras nem fronteiras. Aos seus olhos, somos apenas um só… um só Povo, uma só Nação, um único Planeta.

Venha conhecer estes fenómenos da Natureza e prove que, para esta, não existem limites.

Reserve a sua viagem com a Ecotravel e atravesse connosco as mais espetaculares fronteiras do Mundo.

Tânia Nogueira

Tânia Nogueira

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.