Blog de Viagens-Mundo

Livro aberto numa biblioteca

A melhor literatura de viagem: 5 livros que o vão inspirar

Os dias quentes e longos aproximam-se. E a vontade de viajar já começa a apertar! Até lá, porque não percorre a sua estante e dedica-se à leitura de um bom livro de viagem? Todos sabemos que os livros têm o poder de fazer o leitor viajar sem ter de sair do lugar. Os livros inspiram, ensinam, teletransportam o leitor para outras terras, outras vivências, outras realidades…

Assim, mesmo em casa, podemos ter o Mundo aos nossos pés. Há toda uma vasta oferta de literatura de viagem que apresentam uma descrição fiel dos espaços visitados e que despertam a curiosidade turística. Outras narrativas baseiam as suas histórias fictícias em destinos inspiradores da vida real. Enfim, há livros para todos os gostos e que, na sua essência, despertam o gosto e a paixão por viajar.

Apresentamos, neste artigo, algumas sugestões de obras literárias que serão excelentes inspirações para a sua próxima viagem.

 

O Amor segundo Buenos Aires, de Fernando Scheller

Em 2014, Buenos Aires foi considerada a cidade mais romântica da América do Sul pelo site We Love Dates. Dois anos depois, Fernando Scheller viria a brindar-nos com esta maravilhosa história de amor na cosmopolita cidade do tango. Buenos Aires, com suas largas avenidas, cafés em estilo europeu e bairros charmosos, é cenário e ao mesmo tempo personagem das histórias de amor presentes neste romance arrebatador. É por amor que Hugo deixa o Brasil rumo à capital argentina. Se é fã de romances, perca-se nesta obra, que é um tributo às diferentes formas de amar e que irá certamente tentá-lo a conhecer a Argentina, um destino incrível, repleto de fascinantes riquezas naturais.

 

A Praia, de Alex Garland

O famoso livro de Alex Garland, que serviria de inspiração para o não menos célebre filme representado por Leonardo DiCaprio, narra a história de um jovem problemático - Richard - que descobre nas viagens o melhor meio de fuga para os seus dilemas. Desta vez, desloca-se para ilhas paradisíacas da Tailândia, onde encontrará outros viajantes sem destino, prontos para se unirem aos perigos de uma emocionante aventura. O livro consegue captar todo o exotismo da Tailândia e descreve na perfeição toda a beleza e mistério de várias ilhas do golfo da Tailândia, entre as quais: Koh Samui, Koh Phangan, Koh Samet e Koh Tao. Inspire-se nos deslumbrantes cenários descritos na obra literária e parta já à descoberta de Bangkok e das deslumbrantes praias tailandesas.

 

Sul, de Miguel Sousa Tavares

Citando o próprio autor, «Este é um livro de viagens, um livro de alguém que, como nos sonhos de infância, teve a sorte de partir tantas vezes com pouco mais que um saco de viagem e uma máquina de filmar ou de fotografar.» Esta obra é um verdadeiro roteiro de viagens onde o jornalista português partilha com os leitores impressões, fotografias e experiências únicas de viagens a destinos tão diversos como: Portugal, Espanha, São Tomé e Príncipe, Egipto, Goa, Cabo Verde, Marráquexe, Costa do Marfim, Tunísia, Brasil, África do Sul, o deserto do Sahara, entre outros. O livro apresenta uma série de memórias e de testemunhos vividos na primeira pessoa e que, como tal, revela o olhar, a sensibilidade e o saber do próprio viajante.  Ao mesmo tempo, leva-nos a conhecer uma multiplicidade de destinos que o irão fascinar e que, certamente, irão despertar a sua curiosidade.

 

O Velho Expresso da Patagónia, de Paul Theroux

O clássico de Paul Theroux é uma verdadeira obra-prima que reinventou a arte da literatura de viagens.  É um relato de encontros, pessoas e histórias que começa com uma viagem de comboio para Boston, depois para Chicago, até ao percurso final no Velho Expresso da Patagónia, que conduz à mítica e remota região do Sul da América, passando pela Argentina, México, Guatemala, San Salvador, Colômbia e Peru. A aventura termina com uma frase admirável: «O fim do mundo é um lugar». Uma verdadeira inspiração para os amantes de viagens, que o vai levar a querer partir à descoberta do continente americano!

 

A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera

Esta obra é considerada um ícone da literatura universal e tem como plano de fundo Praga, a capital da República Checa. Pode dizer-se que a cidade é também uma personagem central da obra, dado o retrato minucioso da cidade, das suas singularidades e dos movimentos que a transformam. O livro é, sobretudo, uma reflexão sobre o significado da vida, abordando ainda o tema do amor real vs amor idealizado e do dilema corpo/alma. Imperdível!

 

Os cinco títulos apresentados são apenas algumas sugestões entre centenas de bons livros que levam, instintivamente, o nosso imaginário a voar! 

As suas próximas férias esperam-no e o Mundo tem imenso para explorar! Inspire-se nas grandes obras-primas da literatura de viagem e contacte a Ecotravel para o orientar no seu próximo destino!

Tânia Nogueira

Tânia Nogueira

Não encontrou o que estava à procura?

ou precisa da nossa ajuda? Fale connosco
* Os campos assinalados são de preenchimento obrigatório.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.