Blog de Viagens-Mundo

paises-com-melhor-gastronomia

Os 10 Países com a Melhor Gastronomia, a Conhecer e Saborear

É fascinante quanto da cultura de um país é possível descobrir à volta de uma mesa, saboreando a sua gastronomia, a forma de cozinhar, como confeciona os alimentos e o significado que lhes dá. Talvez por este fascínio o turismo gastronómico seja uma tendência em crescimento e um excelente pretexto para uma viagem inesquecível pelo mundo - sempre com a culinária como pano de fundo. Venha descobrir alguns dos destinos que vai querer saborear e apreciar.

 

1.Itália

Apreciada em todo o mundo, a gastronomia italiana é baseada em alimentos frescos e típicos do local, tais como massas, pizzas, queijo, tomate, frutos e vinho. À mesa, poderá ficar a conhecer várias regiões do país, desde a Sicília à Toscânia, com diversas formas de confecionar alimentos e belas paisagens por descobrir. Além disso, a Itália é um país com uma diversidade cultural muito rica, o que se reflete nas influências gastronómicas. Passeie por várias cidades e localidades italianas, num roteiro único, que incluirá também visita a várias trattorias típicas onde poderá provar as iguarias e ficar a saber mais sobre a gastronomia local.

 

2. França

Do Norte ao Sul de França, este país é o berço de muitos chefs conceituados por todo o mundo. Desde os alimentos frescos, com grande foco nos legumes, carne, peixe, molhos elaborados, pastelaria de luxo e técnicas culinárias avançadas, França é universalmente conhecida pela gastronomia. Descubra Paris através de um tour gastronómico que passe pelos bistrôs mais conceituados (e bonitos, já que muitos são verdadeiras obras de arte e de arquitetura francesa). Não deixe de visitar a região vinícola, como Bordéus, onde desfrutará de vinho de excelente qualidade, acompanhado de refeições caseiras e deliciosas.  

3. Espanha

Em Espanha, a viagem gastronómica faz-se de tapas (pequenas doses ou petiscos), onde poderá provar várias iguarias, sempre acompanhado de um bom vinho. Aqui, são várias as cidades onde pode provar produtos frescos e locais. Desde Madrid, Barcelona, San Sebastian; cada região tem os seus pratos típicos e culinária tradicional. Aproveite para conhecer melhor a cultura espanhola através da sua gastronomia, fazendo tours gastronómicos pela cidade e até uma aula de culinária para trazer algumas receitas para casa!

 

4. Tailândia

A gastronomia tailandesa tem boa reputação em todo o mundo. Através de ingredientes naturais, especiarias, sabores frescos e picantes, é uma gastronomia de sabores contrastantes, exóticos e deliciosos. À base de legumes, noodles, arroz, especiarias e frutas, a gastronomia tailandesa proporciona uma descoberta cultural em vários sentidos. Aqui, poderá experimentar lugares únicos de street food (onde os locais comem), mas também restaurantes de luxo, que misturam as influências gastronómicas do país com outras referências culinárias globais e técnicas avançadas, sempre com uma apresentação impecável. Além da gastronomia, aproveite para passear pelos mercados e conhecer alguns produtos exóticos disponíveis no país.

 

5. Japão

O aspeto gastronómico é fundamental na cultura japonesa. A espiritualidade do país e a forma de viver ritualizada manifesta-se muito através do momento da refeição. A preparação dos alimentos, muito cuidada e equilibrada transparece nas refeições, nos produtos utilizados e na estética da preparação. A gastronomia japonesa baseia-se muito no peixe fresco, cru, legumes e arroz. Fique a conhecer este país apaixonante e não deixe de experimentar os pratos típicos, e até quem sabe aprender a confecioná-los!

 

6. Índia

Dependendo da religião, as refeições na Índia podem variar, alguns grupos hindus seguem uma alimentação vegetariana, mas os alimentos são cozinhados com grande uso de várias especiarias e misturas de especiarias com sabor e fragrância inconfundíveis. Alguns pratos típicos indianos contam até uma história, porque têm influência de várias culturas, nomeadamente a portuguesa. Atreva-se a fazer uma viagem gastronómica à Índia e vá em busca dos mercados, repletos de cor e aromas únicos, e de lugares onde pode provar vários pratos típicos e feitos no momento.

7. Argentina

A Argentina é um país de natureza deslumbrante, paisagens únicas e lugares maravilhosos por descobrir. Aliada a toda esta natureza verdejante, estão alguns dos melhores pratos gastronómicos para apreciadores de carne de qualidade, obtida de animais que pastam ao ar livre, o que lhes confere um sabor incrível. Se está na Argentina, vá conhecer a paisagem, o lado mais rural do país e atreva-se a provar algumas das suas iguarias… Não se vai arrepender!

 

8. Costa Rica

Além de ser muito conhecida pela produção de café e de chocolate, a Costa Rica oferece uma variedade muito agradável de alimentos, e a sua gastronomia é baseada no milho, legumes, carne, frutas e algumas verduras. Aqui é possível fazer um tour gastronómico único, no qual ficará a conhecer as mais típicas “sodas” (restaurantes locais) e as melhores iguarias. Vai ainda poder conhecer uma quinta produtora de café e de chocolate, e conhecer melhor o processo de extração do cacau.

 

9. Marrocos

Inspirada nos sabores orientais, a culinária de Marrocos é original e deliciosa. Couscous, tagine, saladas frescas variadas, e o famoso chá de menta fresca são algumas das delícias que vai poder provar. São várias as localidades de Marrocos onde poderá provar estas iguarias e conhecer mais sobre as influências culturais e históricas que as originaram… Uma viagem cultural e gastronómica a não perder!

 

10. México

A culinária mexicana é outro exemplo de algumas iguarias que foram exportadas um pouco por todo o mundo. No entanto, estas vêm de conhecimentos e tradições ancestrais, tendo sido adaptadas e renovadas, com alguma inovação. Parta à descoberta do México, da sua agricultura e forma de cozinhar, sabores e influências que variam de região para região. Atreva-se a explorar e apaixone-se pela cultura e culinária mexicanas, que têm tanto de diversidade como sabor!

Se estes destinos despertaram curiosidade e gostava de embarcar numa viagem com base em tradições gastronómicas e culturais destes países, a EcoTravel é uma agência de viagens que proporciona experiências exclusivas e personalizadas, à medida de cada viajante. Contacte sem compromisso e embarque numa viagem única, e repleta de sabor!

Margarida Cunha

Margarida Cunha

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça a nossa Política de Privacidade e de Cookies aqui.